Link da imagem: Freepik
Com o avanço da tecnologia, grande parte das coisas se tornaram online, e até mesmo os bancos tiveram que se adaptar a esse mundo.
Hoje, é completamente possível resolver tudo pelo computador ou celular, seja você pessoa física ou pessoa jurídica.
Porém, com o avanço das tecnologias, existem também os riscos de roubo e sequestro de dados, fraudes e golpes. Mas como se proteger em meio à internet? É exatamente o que vamos te contar a seguir.
O que é a cibersegurança?
Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre a cibersegurança e sua importância para as pessoas físicas e jurídicas.
Sabemos que as empresas contam com um grande volume de dados, e estes dados incluem informações pessoais de clientes, de empresas e até mesmo de fornecedores.
Assim, como tudo está online e pode ser acessado nos mais diversos dispositivos, é importante tomar alguns cuidados para que os dados estejam seguros, e é exatamente aqui que a cibersegurança entra em ação.
Nesse sentido, a cibersegurança consiste nas ações e protocolos tomados para garantir a segurança digital contra práticas criminosas e danos aos computadores e redes corporativas.
Dessa forma, os ataques podem ter a forma de vírus e links mal-intencionados, dando o acesso para os criminosos e assim colocando as informações em risco.
Como garantir a sua segurança nas transações bancárias online
Partindo do princípio da cibersegurança, listamos aqui os cuidados que você pode tomar para garantir a sua segurança nas transações bancárias online.
Acesse a partir de uma rede segura
Antes de realizar qualquer transação bancária, é necessário verificar a conexão que você está acessando, pois alguns hackers e cibercriminosos podem utilizar a rede para coletar informações de computadores compartilhados.
Sendo assim, uma das opções para garantir a segurança de dados é utilizar uma VPN recomendada e gratuita que vai te deixar mais protegido. Conceitualmente, uma VPN é um tipo de serviço que garante a proteção da sua rede, criptografando as informações enviadas e recebidas, ocultando o seu endereço IP e garantindo a sua segurança.
Confira se o site é seguro
Outra ação que pode ser realizada para garantir a sua cibersegurança nas transações bancárias é sempre verificar se o site do seu banco é seguro, e para isso, basta olhar se o site é protegido por https antes do endereço www.
Para saber se o site é seguro, acesse o site do seu banco e verifique se na barra de endereço aparece o símbolo de um cadeado. Se sim, significa que o site possui segurança criptografada.
Isso significa que se caso haja uma invasão ou a tentativa de roubo de dados, eles serão um pouco mais difíceis de serem interpretados, aumentando assim a sua segurança e preservando as suas informações bancárias.
Conte com proteções adicionais
Outra opção para garantir que as suas informações estejam seguras é utilizar as proteções adicionais que o seu banco sugere no momento das transações.
No caso do site, você pode utilizar senhas mais longas e com diversos caracteres, além de conferir os captchas e as seguranças que o seu banco disponibiliza para a sua empresa.
Porém, se você utiliza dispositivos móveis para realizar as transações, pode utilizar outras proteções adicionais, como por exemplo, biometria digital e fácil, ativar as notificações via SMS, e-mail e WhatsApp e a geolocalização, onde qualquer acesso de outro dispositivo é notificado.
Use um bom antivírus
E claro, é muito importante que o seu computador conte com um bom antivírus, que irá oferecer tanto a proteção do seu computador quanto do navegador, impedindo os ataques criminosos e garantindo o acesso seguro.
Além de instalar o antivírus, é necessário que você mantenha o banco de dados atualizado, pois sempre surgem novas ameaças. Com o banco de dados atualizado, é possível identificar o vírus e neutralizá-lo.
Mantenha seu computador atualizado
Assim como o antivírus, é necessário manter o computador atualizado, já que as atualizações também garantem a segurança do dispositivo.
Além disso, as atualizações de sistema são projetadas para evitar as falhas e trazer ainda mais segurança, validando a originalidade do sistema operacional e garantindo que o ambiente seja seguro.
Todas essas práticas são simples de serem adotadas, e quando mantidas, podem garantir a sua segurança e das suas transações bancárias.