Estratégias de crescimento | Imagem de dozemode por Pixabay
A internet tem sido uma oportunidade para diversos empreendedores. Se você quer saber quais são as estratégias de crescimento para a alcançar o sucesso com seu negócio online, abordaremos mais sobre o tema neste texto.
Os negócios online não param de crescer. Afinal, como as pessoas estão passando uma boa parte do seu tempo na internet, a empresa que aposta no mundo digital tem aumentado o seu lucro. Porém, “como ter destaque na internet” é uma das perguntas que mais passa na cabeça de quem quer investir neste segmento. Por isso, listaremos as estratégias de crescimento que devem ser criadas para você obter sucesso.
Mesmo as pessoas que têm muita expertise e acham fácil montar um negócio online precisam passar por cada etapa de preparação para um e-commerce, por exemplo, consolidado. Afinal de contas, espaço no mundo digital tem para todos, não é mesmo? Só no Brasil, são mais de 183 milhões de pessoas com acesso à internet, de acordo com dados do IBGE.
Mas com grandes números também podemos dizer que a concorrência é enorme. E, neste leque de opções que os clientes têm na internet, a empresa que se destaca, muitas vezes, acaba levando a melhor e conseguindo um maior número de conversões.
Se você também está pensando em investir em um negócio online, não deixe de prestar atenção nas estratégias de crescimento para alcançar o sucesso da sua empresa.
Conheça as estratégias de crescimento para alcançar o sucesso com seu negócio online
Se olharmos para os números do e-commerce, no Brasil, por exemplo, vemos que os lucros têm obtido bons resultados. Em 2022, o segmento faturou mais de R$262 bilhões, de acordo com dados de um estudo pela NielsenIQEbit.
Fora que a presença digital está muito presente no dia a dia das pessoas. As empresas que não estão na internet, acabam perdendo diversas oportunidades.
Quer saber como se destacar? Fique de olho nestas estratégias de crescimento
1. Segmente o seu negócio
Mesmo que a internet traga uma gama de possibilidades, é necessário ter foco para não dispersar os usuários e, assim, ter apenas gastos e não lucro.
Por isso, o objetivo é trazer o foco do seu esforço em divulgação e comunicação para consumidores que realmente buscam pelos produtos oferecidos na sua plataforma. Ou seja, trazer o conceito de persona, que é bem parecido com o público-alvo. Porém, além de olharmos para os dados demográficos, vamos observar características como: motivações, necessidades ou até mesmo hobbies.
A intenção é ter um personagem para que você consiga desenhar toda a estratégia de crescimento. Quando nos baseamos no conhecimento da nossa audiência conseguimos, por exemplo, pensar em qual rede social está o público que irá consumir um determinado produto para que a, cada dia, a conversão de vendas aumente mais.
2. Invista no SEO
A busca orgânica é muito importante para o sucesso de um negócio online. Por isso, o empreendedor não pode deixar de lado o SEO (Search Engine Optimization), já que ele o auxilia quando o usuário está procurando por um produto, por exemplo, que você vende no seu e-commerce.
A principal ideia do SEO é fazer com que a sua plataforma fique na melhor posição do ranking nas páginas de buscas como o Google e Bing, por exemplo. Trazendo, desta forma, um tráfego orgânico para o seu negócio online.
3. Marketing de conteúdo
Uma das formas mais utilizadas pelas grandes empresas, o marketing de conteúdo é um diferencial e uma forma de atrair o cliente. Com a criação de conteúdos estratégicos você consegue engajar os seus consumidores e, consequentemente, trazer mais conversões para a sua plataforma.
Porém, neste ponto, a preocupação não deve ser falar sobre a sua marca e, sim, sobre os assuntos relacionados aos produtos que você vende. Por exemplo, se você tem um e-commerce de produtos naturais, crie uma página com receitas ou dicas de saúde. Ao final ou no meio de cada conteúdo, você pode trazer um link para um item da sua loja.
4. Redes sociais
Não tem como montarmos uma estratégia de crescimento para um negócio online sem pensar em redes sociais. Por isso, esteja nas plataformas que os seus clientes estão e faça publicações estratégicas.