SEO para YouTube | Imagem de SEO para YouTube por Pixabay
Muitas pessoas produzem diversos vídeos para o YouTube, porém, sentem dificuldade para fazer com que este conteúdo seja um sucesso na plataforma. Se este é o seu caso, falaremos um pouco mais neste texto sobre o assunto.
A demanda de vídeos tem aumentado a cada dia que passa. Para termos uma ideia, de acordo com dados do IBOPE, este formato de conteúdo, em 2022, alcançou quase 100% dos brasileiros. O lugar onde mais tempo de consumo foi a TV. Por este motivo, se você é criador de conteúdo, precisa ficar de olho nas estratégias para melhorar a performance do seu vídeo no YouTube.
Não adianta apenas postar um conteúdo, mesmo que ele seja bem relevante, se não tiver um cuidado, principalmente de SEO, para que os usuários que buscam pelo tipo de assunto que contém no seu vídeo encontrem o conteúdo.
O YouTube é uma das plataformas mais utilizadas pelos criadores de conteúdo em vídeo. Só no Brasil são mais de 140 milhões de usuários, sendo o país o terceiro com mais pessoas na plataforma.
Além de colocar em prática as dicas que daremos, não se esqueça de sempre incentivar os seus usuários a curtir, compartilhar o seu conteúdo e, claro, seguir o seu canal para ficar ligado em todas as dicas de produtos, por exemplo, que serão dadas.
Mas o que é SEO para o YouTube?
Quando falamos em SEO, temos a ideia de que é umas estratégias mais utilizadas por pessoas que possuem site na internet, não é mesmo? Mas esta técnica também é muito importante para quem publica conteúdos no YouTube. Afinal de contas, é o SEO (Search Engine Optimization) que vai ajudar pessoas a encontrarem o seu vídeo e, com isso, poderá vender ainda mais os produtos que estão no conteúdo.
Assim como no Google, os mecanismos de buscas do YouTube utilizam de algoritmos para que, em buscas orgânicas, o usuário chegue até o seu conteúdo. Esta otimização pode fazer com que a audiência do conteúdo seja elevada e, consequentemente, melhorando as métricas e trazendo mais relevância para o canal e para a marca.
Quais são as estratégias de SEO para o YouTube?
Com pequenos detalhes na descrição, por exemplo, você já consegue colocar em prática o SEO para o YouTube. Anote aí!
1. Fique de olho nas palavras-chave
O primeiro passo para colocar em prática a estratégia de marketing, que inclui o SEO para YouTube para te ajudar a vender mais, é fazer a identificação de quais são as palavras-chave que poderão ser vinculadas ao conteúdo. Quando damos prioridade para esta etapa, estamos tendo a garantia de que o vídeo será encontrado pelas pessoas que estão em busca daquele assunto.
Tudo começa no próprio YouTube. Isso mesmo! Digite uma palavra relacionada ao nicho do negócio e você encontrará diversas palavras-chave que poderão ser utilizadas no seu conteúdo para que se torne mais relevante.
Fique de olho como os seus concorrentes trabalham as palavras-chave, por exemplo. Assim, você conseguirá o que já deu certo na plataforma.
2. Faça otimização dos vídeos
No momento de inserção do vídeo, você poderá escrever um título, colocar tags e colocar uma descrição com palavras que tem a ver com o seu conteúdo. O principal objetivo é fazer com que o usuário encontre o seu canal ou vídeo.
Ah! Não esqueça de pensar em uma thumb, que é a imagem que será listada na busca. Ela precisa chamar a atenção de quem está na plataforma.
3. Pense antes de fazer o título
Bons títulos podem render boas conversões de vendas, sendo uma ótima estratégia de crescimento. Então, coloque a palavra-chave no título. Aqui, não será necessário inserir a marca, por exemplo. O mais importante é ter itens importantes.
A relevância do título ajudará muito no SEO para o YouTube. Por esta razão, tente deixá-lo com, no máximo, 70 caracteres (já com os espaços).
Lembre-se: o título é o primeiro contato com o seu conteúdo e é ele que chamará a atenção para que o usuário tenha interesse em assistir ao seu vídeo.
4. Use as tags
As tags são ideais para a plataforma fazer a classificação do seu vídeo. Por este motivo, não é indicado colocar tags que não tenham relevância apenas para tentar ter uma maior visibilidade.
Faça esta etapa com calma. Afinal, são as tags que auxiliarão o Google e a audiência entender qual é o assunto do seu conteúdo. O ideal é ter, no máximo, oito palavras. O excesso também pode ser prejudicial à sua estratégia.
5. A descrição precisa ter as palavras-chave
Não se esqueça que a utilização das palavras-chave é a principal estratégia de SEO para YouTube. Portanto, elas precisam estar na descrição do seu conteúdo.
Porém, você precisa ter em mente que é um descritivo e não um anúncio do seu vídeo. Claro que a intenção é vender mais, só que, neste momento, o ideal é deixar de lado o texto promocional.
O texto deve motivar o usuário a assistir ao vídeo, já que o que estiver escrito ali devem ser as informações mais relevantes que serão encontradas no conteúdo.
O próprio YouTube tem um limite de palavras. Então, fique de olho para não escrever um texto muito longo.
Uma dica legal é que a descrição pode ter um link para o seu e-commerce, por exemplo. Desta forma, poderá gerar uma conversão maior de vendas.
6. Analise os resultados
Outro ponto essencial para ter eficácia no SEO para YouTube é ficar de olho no resultado. Afinal de contas, são os números que dirão se as estratégias aplicadas foram as corretas ou não. Avalie a audiência do vídeo, como os usuários encontraram o vídeo, quantas conversões foram geradas, dentre outros detalhes que sejam relevantes para negócios digitais.
7. O tempo do vídeo também interfere no SEO para YouTube
Vídeos muito curtos podem “atrapalhar” os mecanismos de busca. Por isso, tente criar vídeos com, no mínimo, dois minutos. Isso pode fazer com o que seu conteúdo fique em uma posição melhor no ranking. Importante pontuar que não é uma regra, afinal, o conteúdo é o que mais importa, porém, é legal trazer um conteúdo maior.
Então, gostou das dicas para melhorar o SEO para o YouTube? Conte aqui qual é o seu canal e o que você já usou para melhorar a audiência do seu canal.