Gestão empresarial | Imagem de Andrea Piacquadio / Pexels
Ter um negócio online vai além de apenas só publicar os produtos e esperar o cliente aparecer para comprar. Para ter sucesso, é necessário conhecer estratégias para executar uma boa gestão empresarial do seu e-commerce. Quer saber como? Falaremos mais sobre o assunto neste texto.
Vivemos em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, não é mesmo? Visto que, no Brasil, 156 milhões de pessoas tem a oportunidade de conectar à Internet, de acordo com a pesquisa anual TIC Domicílios 2023, feita em conjunto com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.Br).
Por este motivo, os negócios online também estão em alta. Porém, para ter sucesso é necessário entender alguns pontos, principalmente, quando o assunto é sobre gestão de empresa. Afinal de contas, a internet tem um grande potencial que não pode ser desperdiçado, concorda?
Para te ajudar com este desafio, vamos falar sobre alguns detalhes que podem ser executados para você melhorar a gestão estratégica empresarial do seu e-commerce.
Veja algumas dicas de gestão empresarial para aplicar no seu e-commerce
O e-commerce, no Brasil, é um sucesso e as expectativas para os próximos anos caminham para grandes resultados. Mas, se não tomarmos cuidados com alguns detalhes, podemos sairmos frustrados do negócio online.
Então, se você quer colher todos os frutos que a internet pode proporcionar, deve estar alinhado, principalmente, na gestão da empresa. Afinal de contas, sem uma gestão não se tem como desenvolver um trabalho efetivo.
Existem alguns sistemas de gestão empresarial que podem ajudar, porém, também é necessário seguir alguns passos para ter sucesso. Anote aí todas as estratégias para melhorar a gestão empresarial do seu e-commerce!
1. Tenha organização
Não é tudo que funciona na bagunça. Por isso, a nossa primeira estratégia para melhorar a gestão empresarial do seu e-commerce é que você tenha organização no negócio. Mas como fazer isso?
É simples! Porém, não só ter o cadastro de todos os itens que estão disponíveis para venda na sua plataforma, que tudo já está bem-organizado. As coisas precisam caminhar alinhadas.
Para que isso aconteça, é necessário que todas as informações da empresa estejam organizadas em locais de fácil acesso. Por exemplo, você tem a lista de todos os clientes que já compraram na sua loja virtual? Sabe quem são os seus fornecedores?
Então, o primeiro passo é organizar tudo em planilhas para que os dados sejam encontrados de forma simples e rápida. Desta forma, caso precise tomar uma decisão, ela aconteça da forma correta porque você tem a visibilidade de tudo que está acontecendo.
Tenha um controle total do seu estoque. Assim, você terá a visão das mercadorias que tem mais saída e as que ficam paradas, tendo a chance de fazer promoções, por exemplo, com o intuito de “limpar o estoque”.
2. Fique de olho nos resultados
Como falamos acima, quando temos a organização em dia, fica mais fácil de entender como anda o e-commerce, concorda? E, assim, fazer a análise de resultados também será mais tranquila.
Porém, se você nunca ficou de olho neste ponto, está cometendo um grande erro. A mensuração de resultados é essencial para entender como está o seu negócio.
Além disso, é através destes resultados que você entenderá, por exemplo, se a sua estratégia de divulgação da plataforma está dando certo ou não.
Por estamos falando de um e-commerce, o ideal é que o gestor fique com as ferramentas de mensuração abertas o tempo todo para que, se for necessário fazer alterações, elas aconteçam ainda a tempo de trazer grandes resultados.
Entre os principais dados que devemos ficar de olho estão: número de conversões, valor de cada compra, quantas pessoas não finalizam a compra, dentre outros pontos.
3. Não esqueça de gestão financeira do seu negócio online
Mesmo que você não tenha um grande e-commerce, a gestão financeira deve ser aplicada. Assim, será possível ter a visibilidade, principalmente, se a empresa está dando lucro.
Portanto, uma das primeiras coisas é fazer a separação de dinheiro da empresa e dinheiro do empreendedor. Desta forma, saberá exatamente o valor que está entrando e saindo do e-commerce. Se necessário, utilize ferramentas que podem ajudar com este ponto, principalmente, com a análise de fluxo de caixa, margem de lucro, dentre outros detalhes.
4. Estabeleça boa comunicação
As plataformas digitais que não estabelecem uma boa comunicação com os consumidores acabam ficando para trás. Afinal, a quantidade de e-commerce do mesmo segmento que são lançados a cada dia são diversas, não é mesmo?
Por isso, entre as suas estratégias para melhorar a gestão empresarial do seu e-commerce precisa estar a forma que o seu negócio se comunicará para os clientes. Dicas: use muitas as redes sociais, afinal de contas as pessoas passam horas navegando nas diferentes plataformas; utilize ferramentas de conversas como o WhatsApp; aposte no e-mail marketing; dentre outros.
Só tome cuidado para não “encher” muito o seu cliente de anúncios. Faça tudo com moderação para que a conversão de vendas aumente a cada dia.
5. Avalie a logística de entrega
Um dos pontos principais que ajudam na tomada de decisão dos consumidores que compram em e-commerce é a questão do frete. Alguns optam por plataformas que oferecem frete grátis, outros, dependendo da urgência, preferem as lojas que entregam mais rápido.
Por este motivo, ficar de olho na logística de entrega pode ser uma grande estratégia para melhorar a gestão empresarial do seu e-commerce. Afinal de contas, você pode aumentar o lucro do seu negócio apenas fazendo o monitoramento deste item.
Se você não consegue fazer isso sozinho, opte por estar em grandes marketplaces como, por exemplo, Shopee e Mercado Livre, que já tem toda a estrutura para oferecer uma boa entrega para os seus usuários.