Seguro patrimonial | Imagem de Alesia Kaz no Unsplash
Proteger, principalmente, os equipamentos do seu negócio online é essencial para que não aconteçam prejuízos em caso de imprevistos. Para te ajudar, falaremos mais sobre este assunto no texto.
Um dos principais pensamentos que precisamos ter é que a contratação de um seguro patrimonial não é mais um gasto que você terá na sua empresa e, sim, um investimento. Afinal de contas, você não terá que arcar com danos causados em seu computador, por exemplo, caso aconteça algum acidente. Já imaginou ter que comprar equipamentos tudo do zero? Não é legal, concorda?
Por esta razão, é muito importante entendermos um pouco sobre o funcionamento deste serviço, incluindo, as vantagens de contratação, até para entender qual o tipo se encaixa mais na sua necessidade. Como forma de auxiliar, vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de seguro para empresas neste texto.
Entenda o que é um seguro patrimonial
Se você é empreendedor de um negócio online, entendemos que o mais importante é a proteção dos seus equipamentos. Mesmo que você já tome este cuidado e conecte os aparelhos em tomadas certas, por exemplo, nunca vamos conseguir prever um acidente como incêndios, quedas de raio ou qualquer problema de outra natureza, concorda?
Porém, se estivermos prevenidos, podemos passar por este desafio de outra forma, já que as pessoas que possuem o seguro patrimonial podem ficar mais despreocupadas e focar apenas no seu negócio online.
O serviço oferecerá proteção financeira contra uma série de riscos que podem afetar seus ativos físicos, como equipamentos, estoque, instalações e outros bens tangíveis.
Um ponto importante, a contratação pode acontecer tanto entre as pessoas físicas quanto as jurídicas. O principal objetivo é você proteger o patrimônio do seu negócio online.
Veja alguns tipos de seguro patrimonial disponível no mercado
Assim como nos outros tipos de seguros que estamos mais acostumados como, por exemplo, o seguro auto, o seguro patrimonial também tem diversos tipos e é legal você conhecer os detalhes de cada um para já ter a ideia de qual é o ideal para o seu negócio online.
Existem seguros patrimoniais focados nas pessoas que possuem o seu negócio em uma sala comercial ou apenas para aquelas que utilizam um cômodo da sua casa.
Quando falamos sobre a importância dos seguros para loja online, queremos fazer com que você entenda o quanto devemos nos preparar para os imprevistos. Infelizmente, temos a tendência de não nos prevenirmos.
Para você ter uma ideia, menos de 20% das casas no Brasil possuem algum tipo de cobertura securitária, de acordo com informações de uma pesquisa feita pelo InfoMoney.
Com o intuito de mudarmos esse cenário, o empreendedor digital precisa entender que a proteção dos seus equipamentos e até mesmo do seu estoque é essencial para a saúde do seu negócio, já que, caso aconteça algum acidente, pode ser que ele nem tenha a condição de começar do zero.
Separamos os motivos para o empreendedor contratar um seguro patrimonial
Claro, que quando falamos de mais investimentos, podemos chegar ao número que não cabe no orçamento da empresa, não é mesmo? Porém, é aí que devemos colocar, por exemplo, as vantagens da contratação do serviço para o seu negócio.
Se você ainda está com dúvidas sobre a importância, vamos separar alguns pontos que poderão te ajudar com as respostas. Anote aí!
1. Proteção contra perdas físicas
O primeiro ponto é pensar que seguro para e-commerce protegerá os seus equipamentos. Afinal, mesmo que seu negócio seja apenas online, com certeza, você tem ativos físicos, como móveis de escritório, computadores, equipamentos de tecnologia e até mesmo um estoque com a mercadoria que será comercializada na sua plataforma. Com a contratação do seguro patrimonial, você poderá ter a cobertura de danos ou perdas causadas por inundações, incêndios, roubos e outros eventos imprevistos, inclusive, causados pela natureza.
2. Tranquilidade na gestão do negócio
Quem consegue focar no trabalho se está sempre preocupado, não é mesmo? A contratação do seguro patrimonial trará mais tranquilidade para o empreendedor de cuidar das coisas que realmente importam para o negócio como, por exemplo, o marketing, análise de resultados, novas estratégias, dentre outros detalhes que são importantes para o sucesso do negócio.
3. Responsabilidade civil
O seguro patrimonial também pode incluir cobertura para responsabilidade civil, protegendo seu negócio contra reclamações de terceiros por danos ou lesões que ocorram em suas instalações físicas.
4. Continuidade do seu negócio online
Caso aconteça algum evento que destrua ou danifique seus ativos físicos, o seguro patrimonial pode fazer a cobertura e, com isso, cobrir todos os custos de reparo ou troca dos itens, permitindo que você continue operando seu negócio online sem interrupções significativas.
Afinal de contas, um dia parado para quem tem um negócio online pode ser um prejuízo bem difícil de conseguir recuperar depois, não é mesmo? Dependendo do dano, o valor do prejuízo pode ser muito maior do que o valor pago pelo seguro patrimonial.
5. Requisitos contratuais
Dependendo dos acordos realizados, parceiros comerciais, locadores ou instituições financeiras podem exigir que você tenha seguro patrimonial como parte dos requisitos contratuais para fazer negócios com eles.
6. Proteção contra roubo cibernético
Você sabia que só em 2022, o Brasil sofreu mais de 100 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos? Pois é! De acordo com um estudo da Fortinet, uma empresa de segurança cibernética, este número representa 30% dos casos que foram registrados na América Latina e Caribe.
Por isso, não podemos pensar apenas na segurança física do nosso negócio. Afinal de contas, além das ameaças físicas que podemos sofrer todos os dias, os negócios online também estão expostos a riscos cibernéticos, como roubo de dados, ataques de hackers e interrupções de serviço.
Para te proteger neste ponto, podemos encontrar alguns seguros patrimoniais que oferecem cobertura para esses tipos de incidentes, ajudando a aliviar os prejuízos financeiros que os empreendedores online podem sofrer caso sejam “atacados”.
O que é necessário avaliar na contratação de um seguro patrimonial empresarial?
Existem alguns detalhes que são importantes ficarmos de olho quando vamos contratar um seguro patrimonial para o nosso negócio. A avaliação de alguns detalhes fará com que você obtenha a cobertura adequada atendendo todas as suas necessidades da sua empresa.
Fique de olho nos detalhes que devemos considerar durante o processo de contratação de um seguro patrimonial e, na dúvida, fale com um corretor de seguros:
1. Reputação da empresa
Faça uma breve pesquisa para entender se a empresa que você contratará o seguro é realmente de confiança. Verifique em portais renomados sobre o que os clientes falam, como o Reclame Aqui, Procon e outros.
2. Cobertura correta
Tenha certeza de que o seguro oferece cobertura para os ativos físicos mais importantes do seu negócio online, incluindo equipamentos, estoque, instalações e outros bens tangíveis. Além disso, verifique se há opções para proteção contra responsabilidade civil e riscos cibernéticos, dependendo das necessidades específicas da sua empresa.
3. Veja como funciona a cobertura
É essencial, antes da contratação, entender se existe algum limite quando estamos falando sobre a cobertura descrita na apólice do seguro. Aqui, estamos falando tanto em termos de valores máximos para indenizações quanto para tipos específicos de eventos ou danos. Certifique-se de que os limites de cobertura sejam adequados para proteger adequadamente os ativos e a responsabilidade da sua empresa.
4. Entenda a franquia do seguro
Assim como no seguro auto, o patrimonial também existe uma franquia, que deverá ser paga em caso de sinistro. Portanto, faça uma avaliação do valor da franquia e taxas que estão associados à apólice do seu seguro.
Além disso, saiba que existem várias empresas especialistas em como vender seguros pela internet, facilitando a contratação.
Você já conhecia o seguro patrimonial? Escreva nos comentários se você já contratou algum tipo de seguro para loja online.