Não há como negar que um dos grandes impactos causados pela pandemia, decorrente do covid-19, foi a aceleração da transformação digital.
As empresas que mantiveram suas operações ativas e competitivas, foram as que mais inovaram em TI, transformaram processos e apostaram em softwares de gestão e aplicações integradas.
O setor de tecnologia desempenhou um papel significativo no ápice da crise.
Graças à tecnologia, as companhias estão mais conectadas, com rotinas mais flexíveis, maior capacidade de atender diferentes demandas, e, principalmente, gerando oportunidades de ampliar suas operações.
Meio a todo esse turbilhão de transformações e evoluções tecnológicas, o líder de TI assumiu um novo perfil, atuando como coadjuvante da gestão, apoiando a cadeia produtiva do setor e influenciando no processo de tomada de decisão das empresas.
Com a retomada das atividades o líder de tecnologia enfrenta outras novas necessidades, como:
• Suportar o novo modelo híbrido de trabalho, com atuações remotas e presenciais;
• Focar na personalização de softwares de gestão para melhorar a experiência dos usuários;
• Criar estratégia de evolução que considerem soluções de inteligência artificial; blockchain; big data, entre outras;
• Oferecer inovações que tornem a empresa mais produtiva, rentável, com mais resultados, porém, com menos investimentos para que se faça possível a recuperação dos impactos financeiros gerados pela pandemia.
Para que esses objetivos sejam alcançados, é essencial que o novo líder de TI se apoie em tecnologias capazes de gerar dados e transformá-los em insights que contribuam com as estratégias de crescimento da empresa.
As perspectivas de evolução são praticamente infinitas.
Uma vez que a grande maioria das empresas desconhecem o real potencial de seus softwares de gestão, há muito a explorar dentro da solução já existente na empresa.
Soluções como o BI, por exemplo, fornecem uma gama de painéis interativos e dashboards analíticos, que, após integrado ao ERP para acesso e compilação de dados, atua de forma automatizada, descobrindo padrões, tendências e comportamentos.
Enfim, à medida que a tecnologia avança e gera impacto nas empresas, os líderes de TI se tornam fundamentais na identificação de soluções que impulsionarão as organizações, articulando visões que envolvam desde a diretoria, ao usuário operacional, conectando pontos entre os sistemas de gestão e o que é possível alcançar com eles.