Negócios em Foco

Cursos de extensão para professores ou cursos de aperfeiçoamento? Qual devo escolher?


São Paulo - SP 15/05/2018 08h38

Saiba quais são as diferenças e busque atualização de conhecimento para qualificar seu currículo

A disputa por uma vaga no mercado de trabalho tem sido bastante acirrada nos últimos anos. Não só pela grande quantidade de profissionais disponíveis, mas pela alta do desemprego que vem assombrando o país. A área da Educação é uma das mais prejudicadas,principalmente com a baixa valorização do setor, onde os professores, muitas vezes, são obrigados a trabalhar em mais de um lugar para sobreviver.

Para conseguir um lugar ao sol nessa “briga” tão acirrada, é preciso qualificar o currículo e valorizar-se como profissional. A dica é buscar uma atualização do conhecimento. Fazer alguns cursos de extensão para professores ou de aperfeiçoamento já são de grande valia para sair na frente de outros concorrentes nessa difícil batalha por uma vaga no mercado de trabalho. Mas fica a dúvida: qual curso devo escolher? E o pior: qual a diferença entre curso de extensão e de aperfeiçoamento?

Conheça as diferenças entre cursos de extensão e aperfeiçoamento

É normal as pessoas ficarem perdidas diante de tantas informações, mas não há muito mistério na diferença entre os cursos. Separamos alguns tópicos para você, que é professor e tem interesse em dar progressão à sua carreira, saber qual a melhor escolha a fazer. Confira:

Diferenças

O que distingue basicamente os dois modelos é que o curso de extensão tem carga horária inferior a 180 horas e o de aperfeiçoamento tem 180 horas ou mais. Vale ressaltar que o curso de extensão se adequa mais aos professores com pouco tempo livre, possuindo carga horária reduzida.

Modelo dos cursos

Os dois cursos podem ser realizados à distância e ministrados através de videoaulas on-line. Ambos costumam ainda disponibilizar apostilas para download para que os alunos possam acompanhar as aulas através do material, com as provas sendo devidamente realizadas ao final de cada etapa superada. Obtendo a aprovação, o estudante recebe seu certificado de comprovação do curso, onde o reconhecimento varia de acordo com cada escola.

Um detalhe importante na hora de escolher o curso que irá realizar é conferir se este possui reconhecimento e certificação emitida por uma instituição de ensino superior. A validade de seu certificado de conclusão de curso é um grande diferencial na disputa por uma vaga no mercado de trabalho.

Finalidades

O aprimoramento profissional, obviamente, é a principal delas. Em algumas situações, no entanto, a certificação é um importante diferencial, principalmente para professores da rede pública que buscam evolução de carreira ou cargo por meio de cursos de aperfeiçoamento ou extensão. Muitos docentes buscam os cursos também para conseguirem pontos em atribuições de aula e em concursos públicos de todos os níveis, assim como garantir pontos em provas de título de concursos públicos ou processos seletivos para diversas áreas, seja em órgãos federais, estaduais ou municipais. Alguns utilizam os cursos ainda para o cumprimento das horas de atividades complementares exigidas pelos cursos de graduação de todo o país.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com