Negócios em Foco

Como escolher um plano de saúde que cabe no seu bolso?


São Paulo - SP 23/03/2018 15h17

Atualmente, o mercado oferece vários tipos de planos de saúde. Na hora de escolher, é preciso levar em consideração as suas necessidades e qual categoria proporciona o melhor custo-benefício para seu perfil. Pesquisar é importante para que não se cometa o erro de contratar um plano sem conhecer as vantagens e desvantagens que cada modalidade apresenta.

A tabela de preços de planos de saúde é igual para todos os corretores. Entretanto, cada plano apresenta produtos diferentes, que podem variar de preço entre si, de acordo com a rede credenciada. Na RJMID, por exemplo, a cotação pode ser feita online com consulta de preços, serviços incluídos e hospitais cadastrados.

Veja algumas comparações e dicas para contratar o plano de saúde ideal sem comprometer o seu orçamento:

Planos de Pessoa Física x Planos por Adesão

O plano de pessoa física tem uma tabela de 30 a 40% mais cara que um plano por adesão, aquele que exige um vínculo com uma organização profissional ou sindicato. Isso porque o plano para pessoa física oferece um atendimento mais rápido. Após 24 ou 48 horas o contratante já pode usar os recursos do plano. No caso do plano por adesão, há um prazo específico e mais demorado para cadastramento. Para decidir entre essas opções, vale levantar o questionamento sobre a atual necessidade de utilizar o plano: se o cliente precisa recorrer a atendimentos com urgência ou se pode esperar por um tempo de carência mais prolongado.

Plano Coparticipativo

Pode ser uma saída mais acessível para pessoas que precisam de atendimento com menos frequência. Essa modalidade tem valores mensais menores, cobrando taxas à parte por utilização, que podem ser um valor específico ou porcentagem, de acordo com o procedimento. Os valores de coparticipação variam conforme as regras específicas de cada plano. É importante estar atento ao plano contratado, pois alguns cobram taxas de coparticipação para exames de alta complexidade, já outros cobram por consultas e exames simples. O plano coparticipativo não é indicado para crianças de até dez anos, uma vez que elas, comparativamente, utilizam recursos com mais frequência em relação a um adulto.

Abrangência geográfica

Questões sobre abrangência geográfica influenciam no preço de um plano de saúde. Traçada uma linha crescente de valores, há opções regionais, que possuem atendimento em alguns municípios predeterminados; e estaduais, que atendem em todo o estado de residência do cliente. Com preços um pouco mais altos, ainda em ordem crescente, existem os planos nacionais rede básica, com cobertura padrão, e nacionais rede ampla, com cobertura em hospitais de grande porte. Como uma opção mais abrangente e mais cara, há os internacionais, com serviços prestados no exterior.

Planos Hospitalares x Planos Ambulatoriais

Os planos hospitalares atendem somente internações e cirurgias. Já os ambulatoriais, cobrem apenas consultas e exames. Os planos ambulatorial e hospitalar também podem ser combinados à obstetrícia e ao atendimento odontológico. O valor entre eles varia e a escolha deve ser feita de acordo com a necessidade do segurado. Há uma lista de procedimentos cobertos em cada tipo de segmentação. Um plano ambulatorial, por exemplo, inclui consultas, exames, tratamentos e outros procedimentos ambulatoriais. Atendimentos de emergência são feitos até as primeiras 12 horas e recursos de cobertura hospitalar são responsabilidade do cliente. Já um plano de cobertura hospitalar com obstetrícia, tem um custo um pouco mais alto, mas conta com atenção ao parto, além de internações. Também é oferecida assistência ao recém-nascido durante os primeiros 30 dias.

Faixa etária

É preciso estar atento, pois a idade influencia os preços do plano de saúde. As faixas etárias variam de zero a 18 anos; 19 a 23; 24 a 28 e, assim, sucessivamente com aumento de quatro em quatro anos. O valor da última faixa etária é fixado a partir dos 59 anos ou mais, sendo que o valor cobrado por essa faixa não pode ser maior do que seis vezes o valor da primeira, que é até os 18 anos.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com