Negócios em Foco

Entenda o que é inteligência de mercado e porque você deve aplicá-la na sua empresa


Rio de Janeiro 30/08/2019 12h10

Você sabe o que é inteligência de mercado? É muito provável que o assunto seja bem difundido no universo dos negócios, principalmente pela sua importância no sucesso das organizações. No entanto, se você ainda não faz ideia do que se trata esse conceito e porque ele é fundamental no fortalecimento da vantagem competitiva, leia este artigo agora!

Afinal, o que é inteligência de mercado?

Antigamente, coletar e captar informações do mercado era difícil e demandava tempo. Hoje, o cenário atual transborda dados de todos os lados e fez surgir a seguinte dúvida: qual informação é realmente importante?

A partir daí, surge a inteligência de mercado. Basicamente, o conceito consiste no ato de transformar dados brutos em informações relevantes que auxiliem a tomada de decisão das empresas. Por exemplo, é possível realizar pesquisas para obter informações sobre mercados, concorrentes e comportamento de consumo.

Para entender o que é inteligência de mercado, é necessário mapear os riscos e descobrir as oportunidades. Além disso, entender as dinâmicas do mercado, elaborar tendências e acompanhar o desempenho empresarial de marketing e vendas também fazem parte do processo.

Vantagens do conceito

  • Tomada de decisões estratégicas com base em pesquisas de mercado;
  • gera vantagem competitiva para as empresas;
  • aumenta as vendas;
  • faz previsões;
  • utiliza dados de forma inteligente;
  • evita desperdícios de trabalho;
  • melhora a estratégia de vendas.

Qual a importância do conceito para as empresas?

Depois de entender o que é inteligência de mercado, é fundamental conhecer sua importância no mundo corporativo. O cenário atual extremamente competitivo exige um planejamento muito maior de empresas que desejam estar, de fato, à frente da concorrência. Nesse momento, entra a inteligência como porta de saída para futuros problemas. Vamos ver como isso acontece, a seguir.

Adequação a diferentes cenários

Como dito anteriormente, aplicar a inteligência de mercado na gestão permite que sua empresa tenha capacidade de lidar com momentos instáveis no mercado. Desse modo, a organização se manterá forte e lucrativa em meio às adversidades. Consequentemente, resolver problemas de desenvolvimento também é um fator decisivo para sua importância.

Suportar as decisões

Ao aplicar a Inteligência de mercado na rotina administrativa, o gestor consegue estar 100% focado em tudo o que ocorre nos pilares externos, como mercado, concorrência, tecnologia, comportamento social, meio ambiente, economia, etc. É mais fácil aliar uma perspectiva estratégica eficiente a esses fatores para, então, tomar a melhor decisão.

Informações atualizadas

Um dos principais erros de qualquer gestão é utilizar banco de dados com informações desatualizadas. Como resultado, a análise é feita de forma precoce, gerando decisões e ações também precoces. Contar com dados modernos e atuais é vital para direcionar os esforços para uma direção mais assertiva, ou seja, com mais chances de ser uma boa decisão. A inteligência de mercado assegura isso com a constante busca pelo conhecimento.

Agora que você sabe o que é inteligência de mercado e sua importância, não deixe de aplicá-la na sua empresa!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com