Negócios em Foco

Como os eventos corporativos podem ser a chave para expandir os negócios


São Paulo 17/12/2019 16h33

Em um mundo cada vez mais competitivo, é preciso criar estratégias para manter sua empresa em lugar de destaque no mercado

Dados de uma pesquisa realizada por uma empresa que organiza eventos revelam que, aproximadamente, 14% das verbas de marketing de uma organização são destinadas para a realização de feiras, eventos e conferências.

No Brasil, o setor de eventos cresce aproximadamente 10% a cada ano. Essas informações justificam a realização dos mais de 500 mil eventos anuais do país e chamam nossa atenção a respeito das novas tendências desse mercado que não para de surpreender.

Se você deseja fazer com que seu negócio ganhe visibilidade por meio da criação uma experiência única e oferecer aos convidados abordagens inovadoras, confira as informações a seguir.

Fortalecimento da marca

Os eventos corporativos fortalecem a marca da sua empresa porque faz com que ela atinja diferentes públicos. Seja para lançar um produto, informar mudanças institucionais ou fortalecer a comunicação interna da empresa, eles garantem sua presença e permanência nas ações e na memória dos participantes.

Um bom planejamento fará com que os convidados identifiquem uma visão da empresa que antes não era notada. Tudo isso colabora para a consolidação da marca, além de contribuir para soluções e aumento da percepção das pessoas sobre sua empresa.

Geração de novas parcerias

Os eventos são ótimos recursos para promover o networking. Dependendo do foco e do objetivo, você poderá estreitar o relacionamento entre seus colaboradores, gerar novos negócios, conquistar novos clientes e fechar contratos com fornecedores.

Captação de leads

Sua empresa pode contar com os melhores produtos e serviços, equipe especializada e ações altamente assertivas. No entanto, nada disso tem valor se todas essas qualidades não alcançarem o público-alvo correto.

Por isso, os eventos corporativos devem ser planejados para alinhar os interesses do seu negócio e do target. Em outras palavras, é preciso ter uma afinidade entre o que você oferece e o que o cliente em potencial necessita.

Para você ter uma ideia, um evento bem organizado voltado à captação de leads poderá te ajudar a entender se o produto atinge às expectativas ou se há a necessidade de ajustes.

Fidelização de clientes

Manter os clientes atuais é tão importante quanto conseguir novos. Afinal, são eles os responsáveis pelo compartilhamento da marca e pelo famoso “marketing boca a boca”.

Quando for lançar um novo produto, por exemplo, garanta que ele seja experimentado em primeira mão por aqueles que compram e confiam em sua marca. Ofereça oficinas e atividades descontraídas relacionadas com o conceito da empresa e do produto.

Colaboradores mais engajados e produtivos

Os profissionais que trabalham na sua empresa são os principais responsáveis por fazer o negócio prosperar. Para que suas atividades sejam sempre eficazes, é preciso promover estratégias de valorização e engajamento.

Nesse cenário, é interessante promover eventos, como workshops, atualização profissional, comemoração dos aniversariantes do mês, celebração do aumento de metas entre outros.

Esses feedbacks são importantes para manter a equipe unida, motivada e valorizada. Outro grande benefício dos eventos internos é que eles possibilitam o hábito da cultura o diálogo, o que evita desentendimentos, estresse entre outros.

Para cada ocasião, um evento diferente

Como você percebeu, os eventos corporativos são pautados em diferentes situações. Diante dessa realidade, existe uma ampla lista de abordagens que podem ser utilizadas, dependendo dos objetivos de cada ocasião. Exemplos delas são:

Conferência: É utilizada, geralmente, quando se pretende discutir sobre alguma temática específica que precisa ser apresentada a membros internos ou fornecedores. Trata-se de um evento mais técnico e, por isso, deve contar com a participação de um profissional qualificado e que possui experiência no assunto.

A conferência costuma durar poucas horas e conta com a participação de um apresentador ou cerimonialista para conduzir as atividades. Em alguns casos, o público pode ter a palavra, fazendo questionamentos ou comentando algum conceito.

Ao final do evento, você poderá oferecer um coquetel aos convidados. Esse momento é importante para o networking e ampliação das redes de contato.

Exposição: É uma espécie de workshop. A diferença é que, na exposição, o evento é mais curto e a interação entre os participantes é mais rápida e prática. Esse tipo de abordagem é ideal para apresentar os produtos da empresa.

Ela pode compor espaços de feiras temáticas, lançamentos ou em eventos internos para que os colaboradores conheçam o processo criação, fabricação, distribuição e consumo de determinado produto.

Fórum: Ele reúne um grande número de pessoas e seu principal objetivo é resolver alguns problemas pontuais. Geralmente, existe um intermediador que lança a temática a ser discutida e organiza a plateia para que as pessoas possam dar suas considerações.

É preciso, no início do evento, explicar aos participantes o que será discutido e quanto tempo cada um tem de fala. Isso garante ou melhor aproveitamento da ocasião e evita problemas relacionados ao turno de fala.

Eventos temáticos: Eles são menos informais. Pode ser uma festa de confraternização, jantar dançante, happy hour entre outras ocasiões mais descontraídas. Esse tipo de evento, geralmente, é direcionado ao público de colaboradores da empresa.

Seu objetivo é motivar a equipe, apresentar um novo departamento, comemorar aniversários ou promoções, despedir-se de quem vai se aposentar ou dar as boas-vindas aos novos profissionais.

Onde realizar esses eventos?

Existem diversos espaços destinados a eventos corporativos que podem ser utilizados para diversas situações. Um deles é o resort. Ele conta com uma infraestrutura completa que se adequa à natureza do evento, quantidade de convidados e necessidades estruturais.

A grande vantagem desse espaço é que ele oferece opções de acomodações para quem precisa viajar, além de contar com complexo gastronômico, área de lazer e SPA. Tudo isso em uma localização privilegiada e de fácil acesso a partir de aeroportos, rodovias entre outros.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com