Negócios em Foco

Você sabe como funciona uma incorporadora?


São Paulo 30/08/2018 13h26

Incorporadoras imobiliárias atuam do início ao fim de um empreendimento, realizando o planejamento, gestão e comercialização de imóveis

Quem está procurando um imóvel certamente já ouviu falar sobre incorporadoras imobiliárias. Esta empresa é a responsável pelos principais projetos à venda no mercado atualmente e possui grandes ofertas em seu catálogo.

O problema é que a grande maioria das pessoas não sabe que este tipo de corporação é ou o que ele faz. Esse desconhecimento pode fazer com que o consumidor perca grandes oportunidades para adquirir sua casa própria.

Muitos confundem, por exemplo, com as construtoras responsáveis pela execução da obra. Entretanto, ambas possuem definições distintas e até trabalham juntos nos empreendimentos – apesar de grandes corporações assumirem os dois serviços.

A principal característica da incorporação imobiliária, por exemplo, é a possibilidade de alienação das unidades autônomas do prédio que está sendo construído, inclusive com a possibilidade de venda ainda na planta.

Desse modo, saber exatamente como elas trabalham ajuda a identificar as melhores ofertas para a compra de um imóvel. As opções podem ser bem vantajosas para quem ainda não se decidiu. Confira um pouco mais sobre o assunto:

O que é uma incorporadora imobiliária?

Na teoria, é a responsável por coordenar grande parte do projeto de um empreendimento imobiliário, desde a identificação de demanda até à venda da casa ou apartamento, passando pela localização do terreno, a construção e a comercialização.

Na prática, a empresa é a responsável por fazer os estudos que identificam oportunidades no mercado imobiliário, verifica a viabilidade de concepção e de construção da obra, compra o terreno e define todas as características do imóvel a ser vendido.

Isso implica dizer que é a incorporadora que está na linha de frente no relacionamento com o cliente. Ou seja, se algo der errado, é responsabilidade dela resolver o problema e atender as solicitações das pessoas.

Como funciona?

A incorporadora é a única organização que vai atuar do início ao fim em um determinado projeto imobiliária, sendo responsável pelas três etapas fundamentais: planejamento, gerenciamento e comercialização da obra.

A primeira fase, evidentemente, começa com o planejamento. A partir de uma pesquisa de mercado, a empresa identifica uma demanda, elabora o empreendimento e define até mesmo o local que será executado – tudo com os devidos documentos e liberações necessárias.

Depois, é necessário gerenciar a construção da obra em si, que inclui a compra do terreno e a definição do cronograma de construção. Por fim, define a estratégia de comercialização, com a campanha de marketing e a parceria com diversos canais de venda, como corretores, antes mesmo da obra começar.

Existe diferença para uma construtora?

Sim, existem inúmeras diferenças entre estes dois setores. Cada uma delas exerce um papel específico no projeto. A construtora, como o próprio nome diz, cuida apenas da parte que será construída em um empreendimento, incluindo a contratação de mão de obra especializada para este fim.

Assim, a relação entre elas é de parceria: as incorporadoras criam o projeto para que as construtoras possam erguer o prédio no terreno escolhido – nada mais do que uma simples prestação de serviços entre duas organizações.

Há casos de incorporadoras que também podem atuar na construção de edifícios e imóveis. Isso porque a maioria destas empresas pertence a grandes corporações que acabam assimilando os dois tipos de serviços.

Elas também se relacionam com outras empresas?

É essencial o envolvimento de incorporadoras com companhias de diferentes setores para que o empreendimento avance. Ao identificar uma boa oportunidade, ela precisa estabelecer parcerias para conseguir o resultado esperado.

A construtora é uma das principais justamente por tirar do papel o projeto imaginado. Contudo, é necessário o apoio de escritórios de engenharia e arquitetura para o desenho do empreendimento de acordo com a demanda analisada.

Além disso, as incorporadoras normalmente recorrem a serviços de consultoria na fase de planejamento e pedem auxílio de empresas para conseguirem as liberações necessárias para a obra. Por fim, agências de marketing costumam auxiliar na comercialização das unidades.

Quais as vantagens de uma incorporadora imobiliária?

A principal delas diz respeito à segurança da negociação. Com uma empresa por trás, o cliente sabe que as condições técnicas da obra serão respeitadas, que o projeto segue a legislação vigente e o contrato será respeitado na íntegra.

Quem compra um imóvel na planta costuma ter mais benefícios. Com a incorporadora, por exemplo, o futuro proprietário consegue ter mais flexibilidade para customizar sua futura casa, realizando alterações significativas no projeto.

Além disso, essas empresas liberam um catálogo com todos os imóveis disponíveis ao lançar um determinado empreendimento. Dessa forma, é possível escolher com uma variedade maior de localização por andar, posição e até vagas de garagem, por exemplo.

Parceria para realizar o sonho da casa própria

Atualmente, as incorporadoras imobiliárias são as responsáveis pelos melhores projetos do mercado. As grandes ofertas, com preços vantajosos e imóveis exclusivos, costumam ser comercializados por estas empresas.

Assim, elas são grandes parceiras das pessoas na hora de realizar o sonho da casa própria. Vale a pena conferir as diversas opções existentes no catálogo. Certamente algumas irão atender seus objetivos.

Imóveis clássicos, apartamento studio, funcionais ou de alto padrão são apenas alguns exemplos trabalhados pelas incorporadoras. Basta procurar, se informar e pesquisar para achar o seu imóvel.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com