Negócios em Foco

Storytelling: 4 maneiras de usar para fortalecer o seu negócio


São Paulo 30/10/2019 09h16

Storytelling é um nome difícil para quem ouve pela primeira vez, mas, o conceito é muito simples. Storytelling nada mais é do que contar histórias. Além de aproximar as pessoas, o storytelling também gera empatia – o que é super importante para uma marca.

O Storytelling é “A Jornada do Herói”, uma estrutura para contar histórias que nasceu com o estudioso norte-americano Joseph Campbell, na obra O Herói de Mil Faces, só que em uma versão resumida.

A obra contém 12 etapas na Jornada do Herói: o mundo comum; o chamado à aventura; a recusa do chamado; o encontro com o mentor; a travessia do primeiro limiar; provas, aliados e inimigos; aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição; e o retorno com o elixir. Essa estrutura é encontrada na maioria das construções das histórias de filmes e séries, até os dias de hoje.

“Trazendo isso para o mercado, o herói é aquele que busca uma “nova aventura”, o desafio, a experiência, um produto/serviço, que vai tirá-lo da mesmice, e trazer um novo sentido para sua vida. E o papel do empreendedor é ser o mentor nesse processo, aquele que sabe exatamente o tipo de experiência que esse cliente busca, e vai orientá-lo nessa busca. Por fim, o elixir é o benefício com a qual ele conta ao adquirir tal produto/serviço ou experiência.”, menciona a CEO da Francisca Joias, Sabrina Nunes.

Compartilhe: um problema que foi resolvido - Todo mundo passa por problemas. Mas, com as redes sociais, a gente acaba exaltando uma vida plena e, vendo todos esses compartilhamentos, a gente começa a achar que só na nossa vida chove problemas. Por isso, compartilhar os problemas e a maneira que você optou por resolvê-los torna o seu negócio muito mais próximo e humano. E, por não ser uma empresa perfeita, os clientes se identificam ainda mais, pois é algo real.

Compartilhe: o que te inspira no mundo dos negócios - Ninguém é tão grande que não possa evoluir, por esse motivo, ter inspirações é tão importante. Mostre aos seus clientes que você está sempre aprendendo, seja lendo um novo livro, fazendo um curso, almoçando com uma pessoa que você admira como profissional, e compartilhe isso com eles.

Compartilhe: o diferencial do seu negócio - O que você faz diferente dos outros negócios? É a embalagem? Então mostre os detalhes da embalagem, o passo a passo, o pacote pronto. Mostre aos seus clientes cada história, cada detalhe que faz com que o seu negócio seja o que ele é hoje. Aproveite e explique também o porquê das suas escolhas, mostre o quanto você se preocupa com o resultado final de todo o processo.

Celebre seus clientes - Crie um relacionamento com seus clientes. Conheça-os, não só pelas vendas, mas, porque nós somos humanos e nos relacionamos com as pessoas. Muitas vezes, nós ficamos sabendo de histórias incríveis que valem muito a pena serem compartilhadas com outras pessoas. Então, por que mostrar para o mundo?

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com