Negócios em Foco

Miriam Guedes lança livro na 12ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra


RIBEIRAO PRETO 27/08/2019 12h25

Obra “O Pescador de Sonhos” é uma publicação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com patrocínio da Usina Alta Mogiana e será lançado nesta quinta-feira (29), às 20 horas, no Palco Principal do evento

Ribeirão Preto (SP), 27 de Agosto de 2019 – A programação da 12ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra, que acontece de 28 de agosto a 1º de setembro na cidade, conta com mais uma atração: o lançamento do livro infantojuvenil “O Pescador de Sonhos”, de Miriam Guedes, com ilustração de Cris Eich. O lançamento do livro faz parte da programação da Feira de São Joaquim da Barra e acontece nesta quinta-feira (29), no Palco Principal do evento, na Praça 7 de Setembro, às 20 horas.

A obra é uma publicação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com patrocínio da Usina Alta Mogiana, através da LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Segundo Dulce Neves, presidente da Fundação, o livro traz um tema muito importante para a formação do ser humano: o sonho. “A obra, de cunho infantojuvenil, sensibiliza o leitor e o envolve no poder mágico da literatura e além disso se afina com o propósito de estimular a leitura que a Fundação do Livro e Leitura mantém ativo”.

“O Pescador de Sonhos” é a primeira obra infantil de Miriam Guedes que tem formação em Pedagogia, História e Psicologia. A publicação aborda temas como sonhos, relacionamentos familiares e sociais. Segundo a autora, o livro foi escrito com base em seu contato e experiências com crianças e adolescentes, presenciando e dialogando sobre os conflitos e bloqueios que dificultam o convívio social de crianças e jovens. “O sentimento de alegria e gratidão são contagiantes por lançar o livro na cidade que moro. É a mesma emoção que senti quando meus filhos nasceram”.

A expectativa de Miriam é que as crianças possam “viajar” na leitura do texto e os pais possam dialogar com os filhos através da história. “Meu maior desejo é que o livro seja lido por crianças, adolescentes e por que não por adultos? Afinal, todos os adultos ainda possuem a pequena criança que mora internamente. Também que sirva de ferramenta para professores e psicoterapeutas trabalharem bloqueios e superações com as crianças”, alerta.

Miriam Guedes nasceu em Buritizal (SP) e trabalhou como professora de alfabetização no ensino público durante 20 anos. Após um problema de saúde, que a fez perder a voz por um tempo, começou a trabalhar na biblioteca escolar Monteiro Lobato, em São Joaquim da Barra, onde iniciou seus primeiros contos. “Foi neste momento que me apaixonei pela literatura infantil e tive a oportunidade de estar em um diálogo aberto de amor, carinho e conhecimento com as crianças e jovens que me cercavam”, comenta. Durante 10 anos, Miriam escreveu contos infantojuvenis, entre eles, “Bailarinas do Vento”, “O Flautista da Montanha”, “Mistérios da Casa de Cravo e Canela”, “O homem que guardava tudo”, além do livro já publicado em 2013, “Costureiras de Corações”, com poemas em prosa para adultos.

A OBRA - O livro traz a história de uma cidade chamada Sonho Feliz que se reinventa através dos sonhos de seus moradores e dos viajantes que nela transitam, como o misterioso viajante, que tudo vê do alto da torre do relógio, e a jovem Frederica que parece não envelhecer ao longo dos anos. Nesta cidade, os sonhos de cada morador são guardados em nuvens. Um dia, chega o estranho e sombrio Otto, sem ânimo para dizer uma só palavra, sem um sonho onde ele mesmo possa morar, devido aos problemas de sua infância. Otto é atraído a buscar esta cidade por conta das palavras do avô que, desde sua infância falava sobre a importância em correr atrás dos sonhos. Quando Otto encontra a cidade, após uma briga familiar, descobre que para ser morador da cidade, tem que sonhar, algo que não consegue. “A trama desenvolve em torno do conflito do rapaz junto a personagens e emoções”, explica a autora.

12ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra – O evento acontece de 28 de agosto a 1º de setembro, na Praça 7 de Setembro (Palco Principal, Tenda História e Tenda Oficina), Auditório Arthur Parada, Biblioteca Municipal e EMEI Fernando Cézar Fonseca. No primeiro dia de evento o Palco Principal recebe o filósofo e escritor brasileiro, Luiz Felipe Pondé, além do show de Diego Figueiredo e Sérgio Reis. Na quinta-feira (29), acontece a palestra de Marcos Rossi, “Uma História de Superação”, o lançamento do livro “O Pescador de Sonhos”, de Moriam Guedes e show de Luiz Ayrão, “Um Samba de Respeito”. Na sexta-feira, o professor Luís Puntel participa com a palestra “Redação para Vestibular”, às 9h, no Palco Principal. Às 21h30 será realizado o show “É preciso Acreditar”, com o grupo Originais do Samba. No sábado, a atriz, modelo e escritora brasileira, Bruna Lombardi, leva a palestra “Felicidade como Propósito”, ao Palco Principal, as 20h30. O show de sábado fica por conta de Sandra de Sá, as 21h30. No domingo, o show de Moraes Moreira, às 21h30, encerra a edição de 2019 da Feira.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com