Negócios em Foco

PROFISSIONAIS DÃO DICAS PARA QUEM ESTÁ DESEMPREGADO


RIO DE JANEIRO 22/07/2020 14h27

É HORA DE BUSCAR O SEU EMPREGO DOS SONHOS

ANA CHAVEUT - consultora de carreira e especialista em restruturação profissional

Na esteira da crise provocada pela pandemia no novo coronavírus, a taxa de desemprego deve chegar a 14,2% ao fim de 2020, segundo estimativa da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado. No ano passado, a taxa média de desocupação no país ficou em 11,9%, segundo dados do IBGE.

Profissionais ajudam com dicas infalíveis para se preparar para entrevistas de emprego e conquistar a vaga.

Ana Chauvet – Especialista em recolocação profissional humanizada:

“A entrevista pode acontecer com o recrutador e com o gestor. Se a entrevista for com o recrutador, os pontos mais abordados serão comportamentais. Se a entrevista for com o gestor, os pontos mais abordados serão habilidades técnicas. Antes de ir para a entrevista, identifique quais são as competências comportamentais e as habilidades técnicas solicitadas na vaga. Anote em um papel essas descrições. Além disso, anote também a missão, visão e valor da Empresa. Essas informações vão servir de embasamento, juntamente do seu Currículo, para criar conexão com a oportunidade. Quanto mais alinhado você estiver com a vaga, mais chances têm. O recrutador gosta de saber que você estudou sobre a oportunidade. Isso demonstra um interesse maior em relação à vaga”.

Ester Gomes - especialista em desenvolvimento humano

“Preocupe-se com seu Marketing Pessoal! Se vista adequadamente, de acordo com o cargo para o qual você está se candidatando. Isso demonstra que você se preocupou em ser profissional e que se preparou adequadamente para esta ocasião. Use uma linguagem clara, correta e adequada, sempre de acordo com o ambiente. Evite gírias e expressões grosseiras, e não minta! Passe segurança e naturalidade no que você está relatando”.

Assim como a entrevista presencial, a conversa virtual merece tanto quanto, bastante atenção por parte da (o) candidata (o). Para conseguir uma vaga, muitas empresas solicitam um Vídeo CV ou fazem a entrevista via videoconferência e você pode colocar tudo a perder se não souber se comunicar eficazmente frente às câmeras. Saber falar bem, com segurança e naturalidade é imprescindível neste momento. Muitos candidatos são peritos em seus ramos de trabalho, possuindo um excelente CV, mas quando necessitam serem avaliados, agem com tanta insegurança e/ou pouca atratividade, que não conseguem a vaga tão desejada.

Professora de Oratória no Clube da Fala, a fonoaudióloga LAILA WAJNTRAUB, tem capacitado a comunicação de muitos profissionais e separou algumas dicas para você conseguir se expuser na frente das câmeras e passar na entrevista!

1 - Atenção ao visual!

Temos somente uma chance de causar uma primeira boa impressão . Demoramos um décimo de segundo para julgarmos alguém pela aparência, e num vídeo gravado, isso fica ainda mais em evidência, pois não precisamos manter o contato visual como numa conversa presencial. Escolha a roupa adequada com cores discretas e esteja atento ao código de vestimenta da empresa. É importante também se destacar do cenário, escolhendo uma cor de roupa que se destaque do fundo.

2 - Cenário e iluminação ideais:

Assim como a aparência é importante, o cenário e iluminação são essenciais para a gravação de um vídeo ou videoconferência. Fique numa distância favorável que apareça do seu peito para cima. Seu rosto precisa estar bem iluminado com a luz do dia ou luzes artificiais como uma simples luminária ou mesmo um abajur direcionado ao rosto. O cenário não pode chamar mais atenção que você. Prefira ambientes sem muitas cores, vidros, espelhos ou quadros. Escolha um fundo liso, de preferência com poucos objetos.

3 - Cuidado com a voz, fala e linguagem!

A voz demonstra nossa emoções, ela é responsável por passar credibilidade e envolver as pessoas. Use uma voz firme e com boa entonação (colorido). Marque as palavras e estique algumas vogais para se conectar através da voz. Fale num ritmo adequado, articule as palavras e evite vícios de linguagem. Coloque pausas na fala no lugar dos mesmos.

4 - O corpo fala! Cuidado com o gestual exagerado.

Os gestos devem ser firmes e sutis na altura da linha do peito, sempre com as palmas das mãos para cima, demonstrando abertura. Postura ereta, cabeça firme e olhar para a câmera é fundamental. Use as expressões faciais como o levantar das sobrancelhas e o sorriso para se comunicar melhor.

5 - Roteiro eficaz!

Seja compacto e com impacto! Faça um resumo do seu CV e prepare um roteiro de 1minuto citando sua trajetória acadêmica, profissional e os seus diferenciais para a vaga. Não divague e não fale de aspectos pessoais se não for demandado.

6 - Treine, treine, treine!

O treinamento é imprescindível para desenvolver qualquer habilidade. Grave vídeo do seu celular diariamente se observe e identifique o que pode ser aperfeiçoado. Peça feedbacks de conhecidos. Treine até que você sinta orgulho de você mesmo.

BOA SORTE!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com