Negócios em Foco

II Fórum de Recursos Humanos GCCA Brasil & ABIAF discutiu Reforma Trabalhista e eSocial


São Paulo -SP 26/07/2018 14h24

Estiveram presentes no encontro a Superfrio, CAP, Friozem, Localfrio, Confiance Log, Iceport e Unibem Medicina do Trabalho, dentre outras

O segundo encontro de profissionais de RH da Global Cold Chain Alliance (GCCA Brasil) e da Associação Brasileira da Indústria de Armazenagem Frigorificada (ABIAF), realizado na última terça-feira, dia 24 de julho no hotel Blue Tree Premium Faria Lima em São Paulo, reuniu dezenas de executivos, entre gestores e diretores de empresas, para, além de apresentar o resultado da Pesquisa de Remuneração do Setor, também discutir questões que estão levando mudanças ao dia a dia das áreas de RH das empresas brasileiras, como por exemplo, a Reforma Trabalhista e o eSocial.

Tema que vem provocando muitas dúvidas para os gestores de RH, a Reforma Trabalhista, dentro da ótica do eSocial, foi abordada durante palestra do especialista em eSocial Odair Fantoni, um dos mais requisitados conferencistas do país sobre o assunto e autor do livro eSocial Fácil. Fantoni destacou, entre outros aspectos, tudo o que pode ou não pode ser pactuado direta ou indiretamente entre empresas e funcionários, tendo como base as reformas nas leis do trabalho e as regras do eSocial.

Presente no evento, Francisco Moura, presidente da ABIAF, destacou a importância da parceria com a Unibem Saúde Ocupacional, patrocinadora máster do Fórum e ressaltou a importância de que, a cada ano, mais empresas do setor estejam interessadas em encontros como aquele, que visam fomentar o desenvolvimento industrial brasileiro de armazenagem frigorificada.

A Global Cold Chain Alliance, entidade internacional do setor, a qual a ABIAF é afiliada, também marcou presença, enviando uma de suas representantes, a executiva Alice McKinnon. Para Francisco Moura, a relação entre a ABIAF e a GCCA é estratégica, no sentido de que a entidade global pode contribuir efetivamente tanto com experiência, quanto com renome, adquirido em países onde o setor é mais desenvolvido.

Além da palestra sobre a Reforma Trabalhista, a Unibem Saúde Ocupacional ainda patrocinou outro conteúdo exclusivo no II Fórum RH GCCA Brasil & ABIAF. O especialista em Segurança do Trabalho, Sidney Sousa apresentou o tema “A Insalubridade nas Indústrias de Armazenagem Frigorificada”, com conteúdo totalmente dedicado à realidade das empresas presentes. Conforto térmico, medidas preventivas coletivas e individuais, efeitos fisiológicos causados pelo frio, pausas no trabalho em baixas temperaturas, todos esses detalhes foram levados ao encontro e ao debate.

Para Edvaldo Galano, sócio-diretor da Unibem, eventos como o realizado pela ABIAF mostram o importante papel que entidades patronais e associações podem ter em seus setores e para com seus associados, no sentido de auxiliá-los na adaptação ao eSocial, e no cumprimento das normas estabelecidas pelo Governo. “Praticamente todas as empresas brasileiras terão que entender o eSocial e saber que esta é uma forma de fiscalização que veio para ficar, com muitas regras e detalhes que precisam ser cumpridos pelo RH. Iniciativas como esta, da GCCA Brasil & ABIAF deveriam ser adotadas por outras entidades, pois o benefício pode ser visto neste Fórum”, ressalta o executivo.

Estiveram presentes no encontro empresas como Superfrio, CAP, Friozem, Localfrio, Confiance Log, Iceport, além, claro, da Unibem e das entidades GCCA e ABIAF.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com