Negócios em Foco

4 formas inusitadas de aprender lições sobre empreendedorismo


São Paulo - SP 10/05/2019 15h24

O empreendedor é aquele que inicia um negócio novo, uma pessoa que consegue acreditar na própria ideia a ponto de tirá-la do papel para que se torne realidade.

Muitas pessoas acreditam que o empreendedorismo não pode ser ensinado, e essa ideia acaba desmotivando quem está interessado em iniciar seu próprio negócio.

Embora hajam muitas divergências em relação a questão sobre o empreendedorismo ser um dom ou não, ele é um conhecimento que pode ser desenvolvido, mesmo que algumas pessoas tenham mais facilidade do que outras nessa área.

As lições sobre empreendedorismo podem ser obtidas também através de situações simples da vida cotidiana, basta estar atento ao que acontece a sua volta.


Fonte: Pixabay

Mude o seu guarda-roupas

Se você começar a observar a sua rotina, poderá perceber a quantidade de decisões que tem que ser tomadas todos os dias, e, enquanto algumas delas são muito úteis, outras são desnecessárias e somente servem para gerar estresse.

Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, é conhecido por usar sempre o mesmo estilo de roupas e a razão dele para isso é simples – eliminar a quantidade de decisões que tem que fazer todos os dias.

Isso não quer dizer que a chave do sucesso dele possa ser somente atribuída a esse detalhe, mas faz parte de uma estratégia para aumentar o foco e concentrar as energias na tomada de decisões que sejam realmente importantes.

Analise o risco

Uma forma simples de aprender sobre risco, por exemplo, é observando uma roleta de cassino, pois os jogadores “empreendedores” possuem uma estratégia para o jogo e, desse forma, costumam aumentar as suas chances de sucesso.

Apostadores que não movem todas as suas fichas em uma jogada só, e que sabem o momento certo de fazer as jogadas mais arriscadas, são os que sabem mensurar o risco da maneira correta.

Assim como uma roleta, abrir um negócio é assumir um risco, e, as pessoas mais precavidas, que antes de montar um empreendimento fazem um plano de negócios e projeções para o futuro, são as que possuem as maiores probabilidades de serem bem-sucedidas.


Fonte: Pixabay

Os ensinamentos dos esportes

Um dos hábitos que mais traz ensinamentos sobre o empreendedorismo é a prática de esportes no dia a dia. Dependendo da atividade que você pratique, você pode aprender a ter maior persistência, pode desenvolver a liderança e começar a lidar com as adversidades com mais sabedoria.

Quem surfa, por exemplo, tem que lidar com a inconstância do mar, e tem que estar preparado para o momento em que as ondas realmente vierem. No mundo dos negócios as mudanças também são repentinas, e você deve saber lidar com isso.

Já quem corre maratonas precisa se planejar para cumprir rigorosamente os treinos, ter uma alimentação regrada e saber lidar com os imprevistos ao longo do caminho. Assim a relação com o empreendedorismo fica evidente.

Por isso, é muito importante que os empreendedores sejam observadores, para perceber quais são os ensinamentos que podem levar para a própria vida a partir das experiências vivenciadas.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com