Negócios em Foco

Investimento de grandes empresas em startups surpreende com forte crescimento durante a pandemia


SP 28/09/2020 14h50

Necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças leva organizações estabelecidas a buscarem inspiração e novos modelo de colaboração com iniciativas emergentes

Marcelo Nicolau, sócio-diretor da Play Studio - Divulgação

Considerando a busca pela inovação como uma corrida, pode se dizer que empresas como Nestlé, Carrefour, Visa e outras grandes marcas estão apostando numa estratégia ousada para garantir as melhores posições. Elas seguem a tendência mundial de buscar inspiração e vários modelos de parcerias com startups. Seja por meio da criação de novas empresas com estruturas completamente independentes de sua organização matriz, aquisição de soluções, ou aportando recursos para ter parte do controle acionário, o fato é que cresce a cada dia o movimento de instituições estabelecidas na direção do jeito startup de acelerar as novidades.

É o que mostra, por exemplo, o relatório trimestral da National Venture Capital Association (NVCA), dos EUA, produzido em parceria com a empresa especializada em análises sobre dados de capital de risco, PitchBook. De acordo com o estudo, durante o segundo trimestre de 2020, momento de maior gravidade da pandemia, o setor de CVC realizou investimentos que alcançaram um patamar próximo a US $ 33 bilhões, somente nos EUA. O montante aproxima o segmento de superar os resultados de 2019 e pode até mesmo ultrapassar os números de 2018, considerado um dos melhores da história no segmento.

Para especialistas, o resultado se deve à necessidade das empresas de se adaptarem rapidamente às mudanças recentes. Elas estariam encontrando nas ideias e na forma de atuação das startups as soluções mais adequadas para acelerar a adoção de novas tecnologias e ferramentas, principalmente em situações como trabalho remoto, vendas remotas e gerenciamento de clientes.

No Brasil, alguns modelos que já vinham apresentando resultados positivos antes da pandemia viram seus números se multiplicarem de forma exponencial durante o isolamento social. Foi o caso, por exemplo, da Vem de Bolo, startup criada com investimentos da Nestlé, que opera por meio de um marketplace que conecta pequenos e médios empreendedores gastronômicos aos consumidores de bolos e doces caseiros. Num período de 45 dias no meio da pandemia, a empresa vendeu um volume superior ao que tinha comercializado durante todo o ano passado.

Marcelo Nicolau, sócio-diretor da Play Studio, consultoria de inovação responsável pela criação e desenvolvimento da Vem de Bolo, explica que o desafio de tirar boas ideias do papel e transformá-las em bons negócios, se torna ainda mais complicado para as grandes empresas devido às suas estruturas legadas e sua complexa organização administrativa. “Cada vez mais as corporações estão se conscientizando disso e investindo no desenvolvimento de startups como operações independentes para aproveitar oportunidades ou se adaptar mais rapidamente às mudanças”, diz.

Além da criação da Vem de Bolo para a Nestlé, a Play Studio já atuou em projetos semelhantes para instituições multinacionais e líderes globais em segmentos como alimentação (Nestlé) varejo (Carrefour), financeiro (VISA) e Mineração (CBMM), entre outros.

Nicolau argumenta que apesar dos números e dos casos de sucesso, este tipo de investimento não elimina os, sempre perigosos, riscos, principalmente num momento de estagnação econômica, desemprego, queda do consumo e outras dificuldades. Para avançar de forma segura rumo à inovação e conquistar os benefícios oferecidos pelas startups é necessário avaliar aspectos concretos e abstratos.

“Nossa metodologia contempla a evolução de todas as etapas, desde a exploração das viabilidades, passando pela concepção, validação, construção e gestão. O conhecimento e a experiência nesta modelagem são fundamentais para garantir a fluidez necessária às cadeias de inovação”, conclui.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com