Negócios em Foco

Financiamento imobiliário atrelado à inflação favorece entrada de novos players no setor


São Paulo 29/08/2019 11h35

Além de beneficiar o consumidor, indexação do crédito imobiliário a uma taxa de mercado dispensa necessidade de funding para operar no setor e facilita a entrada de fintechs, explica especialista

Na terça-feira (20), a Caixa Econômica Federal anunciou uma nova modalidade de financiamento imobiliário atrelado à inflação, com juros a partir de 2,95% + IPCA. A inflação prevista para 2019 é de 3,71%.

“A alteração apontada pela Caixa endereça uma das mudanças mais cobiçadas por clientes, potenciais novos entrantes no mercado de crédito imobiliário e toda cadeia imobiliária”, afirma Bruno Gama, CEO da Credihome, fintech que conecta o cliente interessado em crédito imobiliário a todos os bancos de maneira online e gratuita. “Para os clientes, torna acessível uma taxa de juros nunca antes operada no passado recente e que coloca milhões de pessoas como novos entrantes no mercado imobiliário”.

Ele explica ainda que há risco por ser indexada à inflação, que historicamente é alta, mas completa: “Para quem aposta num cenário de inflação controlada e num patamar inferior a 3-4%, trata-se de uma boa alternativa”.

Segundo Bruno, com a atrelação do financiamento imobiliário a uma taxa de mercado, quem também se beneficia com essa nova alternativa são novas instituições financeiras e players com apetite de operar nesse mercado, pois não depende da necessidade de funding de poupança: “Este novo cenário apresenta a possibilidade real de entrar num setor que era claramente monopolizado por 5 instituições financeiras no Brasil, que concentram 95% do crédito, enquanto, em países desenvolvidos, existem dezenas de alternativas de financiamento nesse setor, beneficiando toda a cadeia imobiliária.”

“O aumento de concorrência permite a imediata flexibilização de produtos e processos, trazendo inovações na prateleira de produtos, além de incentivar a queda dos custos para o consumidor”, finaliza o CEO da CrediHome.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com