Negócios em Foco

Cuidar da saúde de seus colaboradores tem se tornado um grande diferencial, saiba os motivos


São Paulo/SP 18/03/2020 16h24

Zelar pelo bem-estar dos colaboradores é tão essencial e estratégico quanto desenvolver um produto ou administrar o plano de crescimento da empresa.

Com isso, focar na saúde do colaborador traz inúmeros benefícios, bem como redução do absenteísmo e maior retenção de talentos, além de promover a satisfação de toda a equipe.

As organizações devem promover ações voltadas para o bem estar do colaborador através de programas e ações que valorizem sua importância constantemente.

Diante disso, a saúde ocupacional é uma estratégia importante para potencializar a produtividade, promovendo a motivação e satisfação no ambiente de trabalho.

A produtividade e o papel do RH na saúde do trabalhador

Os cuidados com a saúde dos colaboradores é um grande desafio para as empresas e sociedade, já que existem inúmeros obstáculos como:

Envelhecimento da população de trabalhadores

Surgimento de novas substâncias químicas

Influência da tecnologia de maneira negativa

Doenças ocupacionais decorrentes

Com isso, ações de caráter preventivo de cuidado com a saúde do trabalho e plano de saúde para empresas são de muita importância dentro das organizações. Assim, colaboradores saudáveis e satisfeitos, produzem muito mais do que os insatisfeitos.

Tal produtividade se dá na melhora do relacionamento, eficiência nas atividades, motivação e maior confiança e segurança, reduzindo riscos de acidentes e desperdícios para a empresa.

Diante disso, o setor de Gestão de pessoas ou Recursos Humanos, atua desde selecionar, treinar e desenvolver os colaboradores, propiciando um clima organizacional satisfatório, tornando a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores, partes integrantes da cultura organizacional.

Portanto, empresas que não se dedicam aos cuidados com a saúde dos colaboradores, acabam por reduzir a produtividade, tendo como resultado a perda considerável de dinheiro.

Veja a seguir, algumas vantagens que o cuidado com a saúde dos colaboradores podem proporcionar para as organizações:

Vantagens para a empresa

As empresas que possuem um programa de saúde ocupacional devidamente implantado em sua cultura, possui maior condição para gerir seus resultados, mensurando os dados obtidos para decisões estratégicas.

Redução do índice de Absenteísmo

Na medida em que a saúde do colaborador é afetada, a tendência é que ele deixe de comparecer ao trabalho, bem como dores nas costas, dores de cabeça, estresse que gera alterações mentais, dentre outros fatores, além dos acidentes de trabalho que de maneira mais impactante, gera o absenteísmo.

Segundo dados do atual Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho), mais de 700 mil acidentes de trabalho acontecem todos os dias em todo o Brasil, o que diferentemente dos demais afastamentos apontados, assumem gravidades de maior proporção e inclusive ações trabalhistas.

Assim, para a redução do absenteísmo, torna-se primordial que a organização realize um monitoramento constantemente, afinal de contas, profissionais que se dedicam em cuidar da saúde regularmente, estão sujeitos a menor risco no desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Portanto, investir na prevenção das doenças, torna-se mais eficaz do que investir em tratamento, além de ser mais uma segurança para a empresa, já que os profissionais estarão alocados de maneira segura em suas funcionalidades.

Redução do número de licenças

Em caso de problemas de saúde os funcionários põem faltar do serviço. Apesar dessa ser uma coisa necessária, prejudica muito a empresa contratante.

Além de ficar sem aquele trabalhador específico, a empresa deve se preocupar em fazer a contratação temporária de outra pessoa em caso de licença, ou reestruturar os colaboradores que já possui, fazendo desvio de suas funções.

A fim de evitar esses transtornos, a melhor coisa a fazer é apostar em prevenção, por meio de campanhas de conscientização a respeito de diversos problemas de saúde.

Reduz ações judiciais

É muito comum eu os colaboradores passem a apresentar problemas de saúde específicos decorrentes da atividade que exercem.

Geralmente as maiores causas são os esforços repetitivos, trabalho em posição desconfortável ou trabalho em locais insalubres.

São essas as principais questões que levam os colaboradores a abrir processos contra as empresas, perdendo apenas para os acidentes e trabalho.

Aumenta a produtividade

Ter funcionários felizes e satisfeitos com o seu trabalho é uma das melhores coisas para uma empresa, pois esses se dedicarão ao seu trabalho mostrando 100% do seu potencial.

Com isso a produtividade costuma se elevar consideravelmente em mais do que 10%, trazendo benefícios para a lucratividade da empresa.

Comece agora mesmo a cuidar da saúde de seus colaboradores

Cuidar da saúde de seus colaboradores significa muito mais do que simplesmente avaliar as suas condições gerais e capacidade de desenvolver uma determinada tarefa.

O bem estar geral deve ser uma preocupação constante, realizada pensando-se no longo prazo, e deve inclusive fazer parte do planejamento estratégico da organização.

Portanto deve passar a fazer parte da cultura da empresa o desenvolvimento de campanhas e medidas que incentivem os colaboradores a adotar hábitos mais saudáveis.

Isso sem dúvidas colabora tanto com o bem estar geral quanto com a própria empresa diretamente, refletindo em sua lucratividade e inserção no mercado.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com