Negócios em Foco

Show de Celso Adolfo em Itaguara homenageia Guimarães Rosa


Itaguara - MG 26/06/2019 16h50

O evento, que tem entrada gratuita, acontece na próxima sexta-feira, 28 de junho, às 19 horas, no auditório da câmara municipal da cidade

Eduardo Gontijo

A cidade de Itaguara, região metropolitana de Belo Horizonte, recebe na próxima sexta-feira, 28 de junho, às 19 horas, o cantor, compositor e violonista, Celso Adolfo. O artista vai realizar um show, com canções e sons inspirados na obra “Sagarana”, de um dos mais importantes escritores brasileiros, Guimarães Rosa. O evento tem entrada gratuita e acontece no auditório da Câmara Municipal da cidade. Na ocasião, o músico vai lançar seu novo CD: “Remanso de Rio Largo”.

O nome do disco é uma referência à música Canção de Siruiz, presente no livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. As referências ao autor continuam durante todo o CD, sendo que as dezesseis faixas podem ser consideradas uma trilha sonora para a obra ‘Sagarana’, também do escritor.

“As músicas do álbum foram inspiradas nas nove novelas de Sagarana, preservando todos as características mineiras presentes na obra”. Comenta Celso Adolfo, que decidiu compor o CD, após a inauguração do MUSA (Museu de Sagarana), em Itaguara. Durante a ocasião, o cantor foi convidado para tocar ‘Coração Brasileiro’ (composta por ele em 1982) no evento, por ter fortes características regionais. “No dia, 13 de abril de 2012, apresentei uma música surpresa inspirada no conto ‘Duelo’. A partir desse momento surgiu a ideia de fazer o disco”.

O processo de composição durou sete anos. “O tempo exigido resultou em um fruto minucioso de recriação de uma obra já consagrada. E só foi possível com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e o patrocínio da Cemig”, diz o cantor.

Participações especiais

Os professores Pasquale Cipro Neto e Roniere Menezes participarão do show, comentando sobre Sagarana e a trilha que Celso Adolfo encontrou para o livro.

Esse que é o nono CD do artista, contém ritmos heterogêneos que ajudam a montar o cenário das gerais, entre os quais estão: coco, calango, batuque, samba do recôncavo baiano, cateretê e baladas livres.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com