Negócios em Foco

Especialistas de tecnologia dão dicas para pequenos empreendedores estruturarem os negócios no mundo digital


Florianópolis 23/06/2020 20h40

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas estão precisando correr contra o tempo para digitalizar suas operações

Pixabay

A quarentena forçou muitos pequenos empresários a repensarem seus modelos de negócio. Com grande parte da população em casa, muitas decisões rápidas precisaram ser tomadas para se adaptar ao novo cenário do mundo, seja revisitando custos e fornecedores ou buscando novas estratégias que gerem valor neste momento. E se antes a transformação digital era vista apenas como uma tendência de grandes corporações, hoje a crise mostrou a importância de ter negócios digitalizados e prontos para este mundo online.

No primeiro mês da quarentena, todos os esforços estavam focados na estrutura do negócio: colocar toda a operação em home office, entender as necessidades dos colaboradores, se adaptar aos novos desafios do trabalho remoto. Mas e agora, com quase três meses de pandemia, como aplicar, de fato, as mudanças necessárias para este “novo normal”? Por onde começar?

3 especialistas da área de tecnologia trouxeram dicas para estruturar seu negócio online e adequar suas operações para trazer a sua empresa para o mundo digital. Confira:

Aposte em um software de gestão de empresas

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas que reúnem e integram as informações de diversos setores da empresa, organizando e armazenando-as de forma automática. Na prática, o ERP funciona como um grande banco de dados, onde as informações interagem entre si de forma automática. Por exemplo, ao registrar uma compra no sistema, o valor já é lançado no módulo financeiro (no contas a pagar ou pagamentos, de acordo com a situação), de estoque (entrada ou saída), e assim sucessivamente.

Marcio Tomelin, diretor de Produto e Mercado na WK Sistemas, empresa de Blumenau especialista em ERP, afirma que investir em um software de gestão pode evitar muita dor de cabeça: “Ter um bom sistema que integra de forma inteligente todas as áreas do negócio traz um grande alívio para a rotina dos empreendedores, que muitas vezes ficam responsáveis por todas as funções burocráticas do negócio. Usar um ERP traz não só mais segurança para a empresa, como também diminui custos, previne possíveis problemas e dá mais agilidade no desempenho de tarefas”, comenta.

Invista em automação

A automação é responsável por avanços não somente na área financeira, mas em todas as esferas de um negócio. Quando a tecnologia é aliada aos processos, os benefícios vão além da redução de custos. O ponto chave é a capacidade de analisar o todo, identificando carências e propondo melhorias que podem otimizar recursos, além de auxiliar na tomada de decisões. “A lista de aspectos que tornam a automação primordial para o sucesso de um negócio é longa, mas de forma resumida o maior ganho é a possibilidade de ter um overview da empresa, dos processos e dos resultados que têm sido alcançados até então. Ao ter a visão geral, se torna mais fácil identificar quais custos você precisará trabalhar para reduzir”, comenta Jonatan da Costa, CEO da Área Central — empresa especialista em gestão de redes e centrais de negócios.

Utilizar uma plataforma inteligente para a gestão pode ser o começo. Esse modelo de tecnologia integra e centraliza informações dos associados, transformando dados em resultados, em forma de gráficos e relatórios para acompanhamentos de cenários e tomada de decisões mais assertiva. A automação também pode minimizar os erros, aumentar a produtividade das pessoas envolvidas nos processos e permitir a mensuração dos resultados.

Avalie novos mercados

A pandemia do novo coronavírus trouxe novos hábitos, principalmente de consumo. Se antes os e-commerces vinham crescendo discretamente, hoje as lojas virtuais dispararam suas vendas, já que, muitas vezes, são a única opção do consumidor. Para Alexandre Souza, gestor do Startup SC, do Sebrae/SC, foi a tecnologia que possibilitou, na maioria das vezes, que empresas continuassem ativas, o que torna ainda mais importante que o empreendedor se atualize e não perca a possibilidade de atuação em novos mercados. “O surgimento de novos potenciais mercados é uma das possibilidades que se abrem às empresas em meio a uma crise, mas que para ter bons resultados é necessário acompanhar as inovações quase que diárias do mercado e entender como processos essenciais para o sucesso da empresa podem ser otimizados”, explica Alexandre.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com