Negócios em Foco

Município colombiano de Pitalito presta homenagem a Ernesto Ríos Rocha


São Paulo - SP 08/10/2019 13h49

Dos dias 23 a 27 de setembro foi realizado o Segundo Festival Internacional de Arte sem Fronteiras para a Paz, no centro cultural Hector Polania, na cidade de Pitalito (Huila), na Colômbia, acompanhado por Centenas de crianças, artistas, autoridades administrativas, educacionais, culturais, representantes de organizações multiculturais e visitantes ilustres participando das atividades em homenagem à paz da Colômbia.

Além dos eventos culturais realizados, Miguel Antonio Rico Rincón, prefeito de Pitalito, é concedeu uma Menção Honrosa ao artista plástico mexicano Ernesto Ríos Rocha por ter espalhado a arte Huilense por 15 anos, promovendo a paz da Colômbia através da Organização Mundial de Artistas Integrados OMAI, uma entidade da qual a Sinaloa é integrante vitalícia.

Ernesto Ríos Rocha é um muralista, pintor, escultor, poeta e compositor mexicano conhecido mundialmente por suas obras monumentais. O criador, originário de Sinaloa, foi convidado pelo conselho de administração do Festival Internacional de Arte Sem Fronteiras para a Paz da Colômbia como convidado de honra no evento realizado em Pitalito.

Um grande mural de arte infantil formado por mais de 500 desenhos, instalações e obras de quase cem artistas emergentes e consagrados deram as boas-vindas aos visitantes que chegaram em 23 de setembro ao centro cultural Héctor Polanía Sánchez para comemorar esta festa de arte e paz, onde as crianças eram protagonistas indiscutíveis.

O artista de Sinaloense participou da exposição de arte com seu trabalho "Enlace Estético" e aproveitou sua estadia na cidade de Laboyos para ministrar oficinas a artistas da região e participar como palestrante em uma conversa sobre a paz na Colômbia.

Oficina de muralismo

A oficina de introdução do muralismo mexicano foi concluída com a realização da obra "Mural para a paz da Colômbia", executada na parede do centro cultural Héctor Polanía Sánchez. A grande pintura incorporada na entrada do centro cultural foi dirigida inteiramente pelo muralista mexicano. Nele artistas locais e convidados nacionais e internacionais colocaram em prática as orientações de Ríos Rocha.

Oficina de Pintura Rápida

Outra oficina interessante realizada no centro cultural pelo criador mexicano é a de um retrato contemporâneo com a técnica de óleo sobre tela. Nele, os artistas assistentes aprenderam o manuseio correto da paleta, a preparação de cores frias e quentes para obter tons de pele corretos, com base nas proporções de manuseio do rosto, composição entre outros elementos dessa técnica.

Conversação

O perdão e a paz são uma decisão. Este foi o tema proposto para a conversa, realizada na cidade Surcolombiana da Universidade de Laboyos, onde o artista analisou com profundidade filosófica a ligação entre arte, paz e educação.

Este encontro foi muito produtivo e enriquecedor para a cidade de Pitalito, que teve o apoio para fortalecer a paz da Colômbia, além da doação de um mural, treinamento para a comunidade artística da Huila, para os criadores de plástico que vieram de outras áreas remotas do país e do exterior que tiveram a possibilidade de aprender diretamente com Ernesto Ríos Rocha. “Ele é o melhor muralista do mundo, um artista que fez história não apenas por seu recorde de maior mural do mundo, mas por inovações no muralismo e na pintura de cavaletes”, expressou Cesar Rincon González, gerente cultural e um dos organizadores do segundo festival de arte sem fronteiras para a paz na Colômbia.

Em tempo útil, os laços de paz na Colômbia são fortalecidos por meio de arte, educação e intercâmbios culturais que enriquecem e fortalecem os laços de fraternidade com países como o México.

Artistas presentes no festival

Ernesto Ríos Rocha, Manuel Tiberio Bermúdez, Milton Morales Grillo, Olaff Crown, Nelly Otero, Graciela Romero, Leonid E. Baldovino, Gabriel Nieto Nieto, Roberto Londoño, Miguel Darío Polania, Mauricio Mayorga, Mario Ayerbe, Guillermo Martin Moreno, Reinaldo Tamayo Vargas Cesar Augusto Rincón, Sandra Balaguera Marín, Vilma Chavarro Rojas, Mario Ayerbe, Frank Davila, William Modesto, Maria Claudia Termes, Alicia Ninco, Armando Godoy, Javier Chinchilla, Cesar Augusto Rincon Gonzalez, Mary Vega Coronel, Maryorit Soley Matín Cabrera Girls e Mia Dailinne Rincon Vega representando as faculdades Neiva.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com