Negócios em Foco

Sistema de soldagem mais potente aumenta em 65% a produtividade robótica


São Bernardo/SP 10/06/2020 14h24

Ao invés de aumentar o número de robôs em sua produção, a Painco optou por uma solução bem mais econômica: substituiu os sistemas de solda

FRONIUS PW TPS 600i - Divulgação

Há pouco mais de um ano, a empresa brasileira Painco, líder de mercado no fornecimento de componentes e conjuntos soldados em chapas de aço carbono, acompanhando a tendência de mercado, apostou em várias células de soldagem robotizadas em sua linha de produção. A empresa esperava que o investimento realizado gerasse significativo aumento da produtividade, o que não aconteceu.

Em princípio, a fabricante avaliou que precisaria adquirir mais células robotizadas para poder produzir as quantidades desejadas. Porém, depois de uma avaliação conjunta com os técnicos da Fronius do Brasil, a solução foi uma alternativa bem mais econômica: substituir os sistemas de soldagem existentes.

“Ao analisar a linha de produção da Painco, percebemos que, apesar do grande potencial das células de robô, os sistemas de soldagem tinham potência de apenas 350 amperes, que não permitiam que essa vantagem fosse aproveitada, já que a qualidade do cordão e a velocidade de soldagem não correspondiam às expectativas”, explica Gelmir Santos, consultor técnico de vendas, responsável pela conta da Painco, da Unidade de Perfect Welding da Fronius do Brasil.

A solução foi substituir os atuais equipamentos por uma tecnologia moderna e robusta. “Optamos, então, pela Fronius TPS600i, cujo desempenho é de até 600 amperes, e propusemos a transição do atual processo de soldagem (Arco Spray) para o Pulse Multi Control (PMC), moderna plataforma desenvolvida pela Fronius que possibilita um processo de soldagem muito mais estável mesmo em altas velocidades”, ressalta Gelmir. Isso porque, segundo ele, o arco voltaico do PMC é muito estável. “Quando o arame toca a poça de fusão, instantaneamente forma-se um micro curto-circuito e a gota do metal, ainda líquida, se desprende com muita precisão, tudo é controlado atrav& eacute;s de linha sinérgica e dos microprocessadores da Fronius TPSi”, esclarece.

O projeto foi concluído no final do ano passado e o resultado, de acordo com Rafael Severino, gerente de operações da Painco, foi excelente. “Com a aquisição do pacote de soldagem da Fronius, as velocidades de soldagem puderam ser aumentadas consideravelmente, com muito menos desperdício. Com isso, economizamos cerca de 120 horas de trabalho por mês e acrescemos em 65% a nossa produtividade“, avalia. “Ao mesmo tempo, o investimento nos novos equipamentos foi bem mais barato do que seria a aquisição de mais células robotizadas“, celebra.

Sobre a Fronius

Reconhecida como líder em inovação e tecnologia, a Fronius foi fundada na Áustria em 1945 e hoje está presente em mais de 30 países por meio de filiais e em mais de 60 países por distribuidores e representantes. Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição. No Brasil, a sede da empresa está localizada em São Bernardo do Campo (SP), onde conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, além de mais de 30 representantes comerciais e distribuidores em todo território nacional. Em 2019, a filial brasileira foi a primeira subsidiária da empresa a receber o selo da consultoria internacional Great Place to Work (GPTW) como um excelente lugar para se trabalhar.

Saiba mais em: https://www.fronius.com/pt-br/brasil

Perfect Welding

A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando todo o espectro: soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid. Como fornecedor de sistemas, o setor Fronius Welding Automation também realiza soluções personalizadas completas para soldagem automatizada, de acordo com a necessidade e tipo de peça que o cliente produz. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Com mais de 1.000 distribuidores ao redor do mundo, a Fronius Perfect Welding está sempre próxima dos clientes.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com