Uma reclamação constante em casais é a falta de ajuda de uma das partes no cuidado da casa e família, algo tão fundamental e trabalhoso. Lavar os pratos, limpar o chão, arrumar a cama, passar a roupa... se tiver crianças então, multiplique isso por cinco.
Já escrevemos neste espaço sobre a maior maturidade dos casais ao planejar sua vida a dois, e, por exemplo, demorar mais para casar e organizar a cerimônia e festa. Agora é interessante levar isso para a casa: é importante dividir das tarefas e tentar encontrar alguma diversão nelas.
A cozinha não é só das mulheres não...
A barriga no fogão pode ser esquentada igualmente pelos dois lados. Caso tenha alguém no casal que concentre os dotes culinários então uma negociação “você faz a comida e eu lavo os pratos” é bem igual e justa. Que tal vocês dois cozinharem juntos e descobrirem como fazer pratos, desde os mais light e vegetarianos até os mais gordurosos ou doces?
“Briga” para ver quem compra melhor
Ir ao supermercado, farmácia, comprar produtos de beleza e de limpeza pode ser bastante chato, isso poucos irão discordar. Mas a dois dá para deixar tudo mais divertido. Hoje com a ajuda da tecnologia é possível saber da informação mais facilmente, inclusive onde se pode comprar barato.
Por exemplo, na plataforma da Kimbino dá para ter acesso a diversos folhetos de promoção, como a revista Boticário e poder poupar em coisas tão importantes como sabonetes, perfumes e cremes, que tem um custo considerável.
Que tal fazer uma disputa com sua cara-metade? Quem poupar mais (em valor agregado) ganha o mês e ganha um presentinho no fim do mês. Isso vai deixar a procura mais legal com um belo incentivo e no fim do mês você pode aproveitar o produto da capa da Avon campanha atual, por exemplo. Dar uma folguinha para o orçamento pode ser divertido.
Quem puder ajudar...
Seja os pais, avós, tios, responsáveis, toda ajuda para educar e cuidar da criança é válida e muito bem-vinda. Então nada de deixar toda a parte legal para o papai herói e a vovó e as partes chatas para a mamãe malvada. O revezamento pode ser completo: para levar para a escola, trocar as fraldas, procurar uma creche, comprar roupas, fazer as refeições.
Isso pode ser acertado com muita conversa para assim encontrar algum prazer nessas atividades, não só fazer porque é necessário. Mas o importante é saber que a divisão aqui faz a força.
O dia da faxina
Para quem não conta com a ajuda de uma profissional, pensar no chão sujo e na cozinha engordurada pode ser um parto. Algo que ajuda muito aqui é estabelecer um dia da faxina. Caso você volte muito cansada do trabalho, os dias da semana em casa podem ser para relaxar. Mas ai sobra o sábado ou domingo.
Independente do dia escolhido, descanse bem e só depois de acordar e tomar um bom café você ataca isso. Claro, com a companhia de seu estimado colega.
Novamente, a divisão faz a força. Se cada um pegar o cômodo, a menos que você more no Palácio de Versalhes o negócio será rápido. E, depois, para não sujar nada, você pode sair para comer algo fora e manter seu apartamento intacto. Para mais uma semana de sujeira.
Caso você tenha filhos, chame eles para participar disso. Dá para ensinar valiosas lições, como cuidado com suas posses, a importância da reciclagem para a preservação do planeta e também ajudar em casa para no futuro ser ele/ela que lidere a limpeza e ensine isso para seus filhos.