Negócios em Foco

Gastronomia e emoção no reencontro da chef do ano com seu passado em Ilhabela


São Paulo 20/08/2019 18h49

Renata Vanzetto venceu o Concurso Chef Amador do Festival do Camarão de 2005 e, 14 anos depois, retorna para aula-show no evento que prossegue na sexta(23)

Boulevard do Camarão, no centro de Ilhabela, lotado no fim de semana passado - Paulo Stefani / Sectur Ilhabela

A jovem tímida que adora cozinhar caminha pelo Centro Histórico da Vila. Está nervosa, envergonhada. Com 17 anos de idade, vai encarar o Concurso Chef Amador do Festival do Camarão de Ilhabela de 2005. Foi inscrita pela tia e não pode recuar. Respira fundo e começa a pilotar o fogão. O sabor da comida extraído de suas panelas garante a vitória. Passados 14 anos, Renata Vanzetto retorna a sua cidade natal para mais um Festival do Camarão, desta vez, para ministrar uma aula-show. Profissional consagrada, Chef Restaurateur do ano pela revista Prazeres da Mesa e no comando de nove restaurantes, ela foi uma das estrelas do primeiro final de semana do tradicional evento no arquipélago do litoral norte paulista.

A cozinha ligou mais que o passado e o presente de Renata Vanzetto em Ilhabela. Conectou milhares de pessoas no Centro Histórico da Vila, onde está instalado o Boulevard do Camarão, com os espaços dos restaurantes participantes do festival. Além da aula-show da chef do Marakuthai, puderam saborear pratos de 29 restaurantes. “É muito bom cozinhar na minha terra. Relembrando tudo o que aconteceu, o curioso é que o valor do prêmio em 2005 era exatamente o que eu precisava para viajar e estudar no exterior. Fiquei sete meses fora e, quando voltei, abri o Marakuthai, em Ilhabela, que está no festival com o sanduíche de camarão crocante com maionese de beterraba e picles de couve-flor”, contou ela, que ensinou como fazer este prato em sua aula-show.

Outros chefs também brilharam no primeiro final de semana. Na sexta-feira (16), Carole Crema fez uma massa com camarão. Ainda no sábado, Carina Manzoli, do restaurante Famiglia Manzoli, fez aula-show e preparou sua receita. No domingo, duas aulas-show: Antonio Borges, do Quilombo Restaurante e Café, e Eudes Assis, do Taioba Gastronomia.

Após o sucesso do primeiro final de semana, o Festival do Camarão segue em Ilhabela ao longo do mês de agosto. Todos os dias nos 48 restaurantes participantes e a partir da próxima sexta-feira (23), novamente no Boulevard instalado no Centro Histórico. Juntamente com os pratos especiais a base do crustáceo, o evento contará com atrações musicais, aulas-shows com grandes nomes da gastronomia e o tradicional concurso de melhor Chef Amador. A vencedora mais famosa da competição, ensina a receita para os interessados em repetir seu sucesso de 2005. “Estejam seguros. Não inventem de fazer algo novo no dia, mas façam uma receita que vocês já sabem que dá certo”, garantiu Renata.

Rede hoteleira com 95% de ocupação – O sucesso do Festival do Camarão pode ser medido além do grande volume de pessoas no Boulevard montado no Centro Histórico da Vila. O movimento da rede hoteleira é um termômetro capaz de mensurar a movimentação de turistas na cidade. Segundo dados da Associação Comercial de Ilhabela, o número de quartos ocupados manteve uma média de 77% durante a semana e chegou ao pico de 95% no primeiro final de semana do tradicional evento gastronômico. Para os próximos dias, as previsões seguem otimistas.

Visitantes e moradores poderão saborear pratos elaborados especialmente para o Festival do Camarão. As opções são desde pastel e espetinho de camarão até arroz cremoso com camarão, incluindo camarão na moranga e purê de mandioquinha com camarão. São pratos para todos os gostos e diversos valores com receitas exclusivas tendo o crustáceo como o protagonista. O cardápio de cada estabelecimento poderá ser encontrado no guia ilustrado do festival, distribuído no Boulevard e em pontos estratégicos ao longo da ilha, como comércios e pontos de informação turística.

"Agosto está sendo sensacional, assim como foi julho, nosso mês náutico. Estamos repetindo dias muito parecidos com o verão, não só pelo clima maravilhoso mas também pela lotação quase completa da rede hoteleira. O Festival do Camarão estava lotado e deve repetir o sucesso no próximo final de semana. Estamos aproveitando a estrutura do Boulevard para fazer mais uma pesquisa e conhecer melhor nossos visitantes", avaliou Bianca Colepicolo, secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Ilhabela.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com