Negócios em Foco

3 maneiras criativas de aumentar as vendas para o seu negócio


São Paulo - SP 10/07/2018 12h51

Quando você pensa em vendas, você provavelmente imagina aquele vendedor maluco em uma loja de carros usados.

O perfume exagerado do vendedor invade seu nariz, enquanto aquele aperto de mão apertado, exuberante e desconcertante o incomoda, que faz você criar uma resistência quando o assunto é vender.

Nessas situações, você, como comprador, fica tão incomodado com uma postura dessas que promete nunca ser agressivo quando se trata de vender seus próprios produtos e serviços.

As vendas podem ter uma conotação negativa, mas nem sempre precisam ser tão diretas e intrusivas.

Como você pode aumentar as vendas sem ser muito agressivo? Leia a seguir estas três ideias criativas para não ser esse vendedor chato:

1. Peça referências

O marketing de boca a boca é um grande aliado para te ajudar a aumentar mais vendas e construir credibilidade.

Pessoas fazem negócios com pessoas, por isso querem saber se os seus amigos, familiares e colegas já experimentaram seus produtos ou serviços.

De fato, de acordo com uma recente pesquisa da Harris Poll , feita nos Estados Unidos, 82% dos americanos dizem que buscam recomendações de sua rede pessoal antes de fazer uma compra. Isso no Brasil, deve se assemelhar bastante.

As pessoas acabam confiando mais em um produto que já foi recomendado por uma pessoa que teve o mesmo problema que o seu. E se você for ver, isso é quase uma opçeração matemática. Se de 10 amigos com gostos parecidos com o meu, 9 recomendam o Starbucks, a probabilidade maior é que eu goste do Starbucks, certo? Assim, as pessoas tomam as decisões, de forma rápida e inconsciente todo mundo faz esse raciocínio.

No entanto, se você é proprietário de uma pequena empresa, o seu tempo e recursos são limitados. Você tem apenas poucas horas e não consegue interagir com cada cliente para pedir recomendações e tudo mais, certo?

Use Email Marketing e Personalize seu Relacionamento

Na verdade, você pode interagir com todos os clientes de uma maneira aparentemente personalizada por meio do Email Marketing:

Você pode enviar um email para toda sua base de emails, de maneira personalizada, pedindo para que as pessoas indiquem amigos ou parentes que poderiam ter interesse no seu serviço. Algo como

“Olá |*NOME*|, tudo bem?

Primeiramente, obrigado por ter realizado o trabalho com a |*NOSSA EMPRESA*|. Nós realmente ficamos muito felizes que pudemos ajudar sua empresa, e esperamos que você tenha tido uma ótima experiência conosco.

Nós descobrimos que o crescimento de nossa empresa vem basicamente de indicações e recomendações de clientes como você, e a nossa missão é ajudar o maior número de empresas e empresários a melhorar o marketing deles. Com isso em mente, teria 1 ou 2 pessoas que você conhece que teriam interesse em nosso serviço? Se sim, você poderia fazer uma ponte entre nós?

Isso para nós significaria mais do que você pode imaginar.

Obrigado novamente,

|*SEU NOME*| “

Faça uma análise no seu email e veja se ele está cobrindo os principais pontos para ser bem sucedido:

- Colocar a marca no topo do email para que o leitor saiba quem está enviando e lembre de sua marca

- Usar palavras atraentes como no título do email, para que as pessoas sintam vontade de clicar nele. Exemplo: “rápido” “urgente”, “importante”, “inacreditável”, “incrível”). Palavras que despertam curiosidade também são interessantes.

- Usar uma saudação personalizada no email, com o nome da pessoa por exemplo

- Primeiro agradeça ou ofereça algo no email e só depois peça o que você precisa

- Inclua seus dados de contato no rodapé do email

Um simples email tem o potencial de te trazer muitos novos clientes, e melhor, clientes que não estarão com resistência. Depois que alguém te indica, 50% do caminho já foi feito. Assim, esse email pode fazer com que os seus clientes existentes te apresentem os seus próximos melhores clientes.

2. Perder para ganhar

Já ouviu aquela frase dar um passo para trás para dar dois pra frente?

Pois é, há diversas formas de você usar a ideia dessa frase no seu negócio. Se você já ofereceu um produto ou serviço com taxas abaixo do mercado, então você já usou a estratégia de perder para ganhar.

Empresários como você usam essa estratégia para estimular outras vendas de produtos ou serviços mais lucrativos. Essa é uma estratégia que funciona como porta de entrada.

Porém, é importante que você não use esta estratégia se você não tiver o produto/serviço em estoque ou não consiga entregar para seus clientes. Isso porque você irá frustrar seus prospectos e clientes e perderá negócios futuros.

Imagine se você atrai milhares de pessoas para comprar em seu site, mas você não investiu no desenvolvimento de sites, e, devido ao número grande de acessos, o site sai do ar. Trágico, não é? Portanto, prepare-se antes de iniciar uma estratégia.

A estratégia de perder para ganhar pode ser aplicada em qualquer setor, portanto, não há uma fórmula pronta. Aqui estão alguns exemplos para inspirar você:

- Pub: Até as 23h cerveja em dobro

- Mercearia: 50% de desconto em doces da temporada passada

- Evento esportivo: cervejas nacionais de $ 1

- Cookie do dia anterior pela metade do valor

- Paisagista: limpeza de calha $ 50

- Faça uma análise grátis do seu site!

- Yoga: 1ª aula grátis

- Consultor: Sessão de estratégia gratuita de 30 minutos

Você também pode usar sites como o Groupon, Cuponeria ou Peixe Urbano para cadastrar suas promoções.

Esses serviços podem ser ótimos veículos para atrair novos clientes para o seu negócio. No entanto, você tem que ter prudência e organização, para que não acabe frustrando seus clientes existentes ou sobrecarregando sua empresa.

Por fim, escolha um serviço ou produto que quer promover com esta estratégia e divulgue em suas mídias sociais, em seu site e, é claro, em suas campanhas de e-mail para aumentar suas vendas.

3. Eduque seu público

Mais uma vez, as pessoas compram de pessoas. Seja você um proprietário de caminhão de alimentos ou um médico, você precisa se conectar com seus leads e prospects e convencê-los a fazer negócios com você.

Educar o seu público é uma maneira muito eficaz de mostra suas habilidades e conhecimentos, dando a eles algo de valor.

Ao fornecer valor através de um conteúdo educativo, eles agora o conhecem e já estão confiando mais na sua palavra de especialista.

Você pode educar seu público escrevendo artigos para o Blog da sua empresa, criando posts interessantes em mídias sociais, publicando eBooks ou produzindo vídeos.

Os vídeos são uma estratégia muito eficiente, pois cada vez mais as pessoas estão lendo menos e assistindo vídeos. Crie vídeos de vários tamanhos, de 30 segundos a 3 minutos, dependendo do assunto e da profundidade que deseja. Para aproveitar ao máximo os vídeos, compartilhe nas mídias sociais, faça anúncios no Youtube e campanhas de email marketing.

Aumentar as vendas sem ser agressivo

Como você pôde ver, você não precisa ser o vendedor chato do início do texto e nem aquele cara ingênuo que acredita em milagres para aumentar as vendas.

Parta pra ação, se relacione, seja humano, converse, pergunte, ofereça de graça e peça favores. Não tem nada de errado nisso. O relacionamento é e sempre será a chave para fazer negócios. Mesmo na internet, onde é mais impessoal, você não pode fugir disso, e portanto, deve estar sempre presente e cultivando a felicidade dos seus clientes e potenciais clientes.

“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites Wordpress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”

https://www.linkedin.com/in/caionog/

www.facebook.com/caio.nogueira01

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com