Negócios em Foco

Novas tecnologias estão sendo criadas para proteger as crianças


São Paulo - SP 04/06/2019 23h28

Já existe aplicativo e até tênis com sistema de localizador

https://unsplash.com/photos/Lx-4z94Oalk

Mais comum do que se imagina, o desaparecimento de crianças é algo que preocupa os pais de todo o mundo, deixando marcas por muito tempo. No estado de São Paulo, em 2018, de acordo com dados do Ministério Público, 8.505 crianças e adolescentes desapareceram do convívio familiar.

Ainda que o número seja menor que em 2017 (9.528), ele ainda é preocupante. Diante dessa realidade, diversas tecnologias estão sendo pensadas e desenvolvidas para proteger os jovens. O app Find My Kids é um desses exemplos. Ele consiste em um localizador de crianças e possui diversos recursos para avisar os pais sobre onde os filhos estão.

O aplicativo permite receber uma notificação sobre a chegada do jovem a determinado lugar, o que é excelente para os pais que trabalham fora. Além disso, se a criança não atender a ligação, o aparelho mandará um alerta para que ela ligue o quanto antes para a família. Enquanto o retorno da chamada não ocorre, os pais podem ouvir o que se passa no ambiente em que o celular está.

Outro recurso disponível nesse aplicativo para controle dos pais é permitir que a crianças e adolescentes enviem um sinal, em caso de perigo, para que os responsáveis possam rastrear a sua localização. É possível ainda monitorar a bateria do aparelho móvel dos jovens e enviar uma notificação para que eles a carreguem quando necessário.

Além da possiblidade de rastrear pessoas pelo celular, a China tem lançado GPS para serem usados em outros objetos. Em 2014, uma empresa chinesa lançou uma linha de tênis com rastreadores. Diferentemente dos calçados tradicionais, nesse, o comprador não paga pelo calçado, mas pelo uso do GPS. Pagando uma determinada quantia, os pais podem levar quatro pares de tênis e um chip que é válido por dois anos.

Recentemente, o país asiático anunciou estar usando uniformes inteligentes para garantir mais segurança às crianças. Pelo menos 11 escolhas de Guizhou já adotaram essa tecnologia que consiste em um chip de GPS acoplado nas peças. Além de servir para evitar que os jovens saiam repentinamente e se coloquem em risco, a tecnologia permite aos pais monitorar se os filhos saem de uma determinada área — como a escola — e não gastem muito dinheiro em estabelecimentos comerciais.

Pelo visto, a tecnologia pode ser uma grande aliada para proteger as crianças, principalmente quando elas não estão na proteção de um adulto. Cada vez mais, há aplicativos e ferramentas que servem para monitorar os jovens e, assim, trazer mais tranquilidade para pais e responsáveis.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com