Negócios em Foco

Quando até falar e comer podem causar dores.


São Paulo 19/07/2018 06h49

Fisioterapia é eficaz para tratar disfunções temporomandibulares.

Maria De Las Gracias Franceschini - Bodyfisio

Nem sempre a causa de dores é fácil de localizar. São muitas as pessoas que sofrem, por anos, com enxaquecas, cefaleias ou até distúrbios psicológicos e posturais sem identificar o motivo.

Uma das áreas tratadas pela fisioterapia e pouco conhecida são os distúrbios temporomandibulares. A DTM - Disfunção Temporomandibular – pode dar sinais, como dores e estalos na mandíbula, sem razão aparente, podendo ser consequência de hábitos na mastigação ou estresse. Quando instalada, a dor gera incapacidade funcional, às vezes, dificultando a pessoa até de falar e de comer.

No entanto, segundo a fisioterapeuta Maria De Las Gracias Franceschini, o quadro é mais complexo. Ela explica que o mecanismo de equilíbrio entre crânio, coluna cervical e mandíbula é mantido por elementos musculares e articulares interligados, com relação direta entre postura e oclusão da mandíbula. “Quando a coluna cervical sofre um desequilíbrio, a mastigação é afetada, assim como, uma alteração da posição mandibular afeta a coluna cervical”, completa a fisioterapeuta.

Muitas pessoas sofrem com cefaleias e enxaquecas que podem ter origem no desequilíbrio temporomandibular, assim como, alterações psicológicas e desordem em outras articulações do corpo podem aparecer como reflexo.

A fisioterapia tem se mostrado eficaz para aliviar as dores e corrigir o problema, através de exercícios posturais e ativação e fortalecimento da musculatura responsável pela mastigação.

O fisioterapeuta tem total capacidade para identificar a causa da queixa, planejar e executar a reabilitação e, se for necessário, indicar outro profissional para acompanhar o caso.

Considerando as características específicas da Articulação Temporomandibular, todas as técnicas fisioterapêuticas utilizadas em outras regiões também fazem efeito. Portanto, exercícios de fortalecimento, mobilização articular e educação postural fazem parte da reabilitação.

A fisioterapeuta Maria De Las Gracias Franceschini atende na Clínica, a BodyFisio: Praça São Paulo, Torre B, Sala 306 - Rua Henri Dunant, 792, Santo Amaro, São Paulo – Capital. Tel.: (11) 5524 0593 - WhatsApp: + 55 11 98988 7908 - e-mail: atendimento@bodyfisio.com.br


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com