Negócios em Foco

Negócios de impacto social prosperam com investimento privado à longo prazo


São Paulo, SP 02/07/2020 12h00

Instituto Vedacit acredita que acompanhar o ciclo completo das startups é importante para a evolução do negócio

Reforma feita pela Digna Engenharia, participante do primeiro ciclo do Lab Habitação e atual parceira da Vedacit

O investimento social privado tem sido uma alavanca fundamental para fomentar e apoiar a geração de negócios de impacto social. Mais do que investir na criação e orientar o desenvolvimento, por meio de mentorias e consultorias com colaboradores voluntários de empresas, a perenidade dos negócios também depende de uma série de ações de incentivo para que o empreendedor tenha subsídios para manter as startups funcionando e não aumentarem as estatísticas de fechamento de micro e pequenos negócios no Brasil. Além disso, as empresas e seus respectivos Institutos e Fundações aprendem muito sobre a natureza de se empreender com negócios que contribuem para solucionar desafios sociais e ambientais.

Entre os projetos incentivados pelo Instituto Vedacit, o Lab Habitação: Inovação e Moradia é um exemplo de como o investimento social privado colaborativo traz grandes resultados. O Lab é um programa de aceleração de curto prazo para potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras no setor de habitação, realizado pela Artemisia, Gerdau, Tigre e Votorantim Cimentos.

O Lab Habitação se preocupa com a jornada do empreendedor, trabalhando com uma série de recursos para os negócios de impacto social se desenvolverem. “O programa se preocupa em fornecer ferramentas para que os empreendedores melhorem suas ideias e negócios, para que com isso consigam validar seus modelos, contribuindo para a solução de problemas sociais e ambientais”, conta Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

O objetivo macro é beneficiar o progresso do ecossistema de negócios de impacto para população de baixa renda no Brasil. Muitos empreendedores que participam do Lab Habitação atuam em suas próprias comunidades desenvolvendo a solução localmente e, consequentemente, incentivando o ecossistema local.

Um exemplo bem sucedido é a Digna Engenharia, um dos destaques do primeiro ciclo do Programa. A empresa faz a gestão e a execução completa de reformas e construções de baixo custo. A Digna trabalha com materiais de construção e mão de obra qualificada, com valores acessíveis à população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Após a conclusão do Lab, a Vedacit continuou apoiando o negócio.

Além de oferecer treinamentos para a equipe da Digna, capacitando os profissionais, levando tecnologia, apresentando as novidades no segmento e disponibilizando suporte técnico para dúvidas e direcionamentos, a empresa contribuiu para solucionar outro contratempo frequente. Evelin Mello, CEO da Digna Engenharia, conta que encontrava dificuldades para comprar produtos a preços acessíveis e com a entrega a curto prazo. “A Vedacit facilitou esse processo, resolvendo nosso problema de logística”. A empresa fez a conexão com um cliente estratégico na região, a Elos Materiais de Construção, agora também parceiro da Digna, que passou a oferecer uma tabela de preços diferenciada e fazer a entrega dos produtos rapidamente.

“Iniciativas como esta ajudam a alavancar os negócios sociais, contribuindo para que o empreendedor crie fluxo de caixa. Precisamos pensar em mecanismos de suporte para continuar apoiando as startups. Se não, todo o trabalho de aceleração e o investimento realizado pode ser perdido rapidamente”, afirma Luis.

Ao lado do Instituto Vedacit no Lab, Orlando Nastri Neto, do Instituto Votorantim, que é parceiro da Votorantim Cimentos nessa iniciativa, acredita que o Programa é uma grande oportunidade de aprendizado sobre as maiores dores da habitação no Brasil. “Temos a oportunidade de fazer a interlocução com importantes influenciadores do mercado e novas apostas em soluções e produtos inclusivos. É papel do investimento social privado fomentar empreendedores sociais neste tema, fortalecendo o ecossistema que irá aportar melhorias em uma faixa considerável da população brasileira, que ainda vive sob vulnerabilidade”, acrescenta.

Também parceiro na empreitada, Rafael Salomão, gerente de Inovação do Grupo Tigre, concorda. “Cuidar da água para transformar a qualidade de vida das pessoas é o propósito da Tigre. Sabemos que, tanto a precariedade do saneamento, quanto o déficit habitacional, estão entre os grandes problemas sociais que o país enfrenta. Nesse contexto, apoiar iniciativas como o Lab Habitação é colaborar, por meio da inovação, para o desenvolvimento de novos negócios, que ofereçam soluções que ajudem a tornar as moradias de milhares de brasileiros mais dignas e confortáveis. Faz parte do nosso legado de contribuir para a construção de um mundo melhor”.

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, afirma que é necessário unir forças para fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social, com soluções que apoiem os desafios da habitação para população de baixa renda. “Empreendedores e empreendedoras de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas diretamente às dores de moradia que afligem a população mais vulnerável economicamente. Nosso programa apoia essas iniciativas para que possam se fortalecer e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas”.

Sobre o Instituto Vedacit – http://www.institutovedacit.org.br

O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas - com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais e projetos esportivos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar.

O Instituto Vedacit é responsável pelo Portal Futuro das Cidades, criado para informar e estimular uma discussão diversa e construtiva sobre o amplo universo contemplado pelo conceito Cidade. Acesse: www.futurodascidades.com.br.

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br - 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 84 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e nova unidade em Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Sobre a Artemisia

A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 500 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005 pela Potencia Ventures, possui atuação nacional e escritório em São Paulo. www.artemisia.org.br


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com