Negócios em Foco

Fluido de corte ecológico para usinagem de metais de elevada dureza concilia eficácia e respeito ao meio ambiente


Sao Paulo 18/07/2018 09h28

Solução contribui para uma maior vida útil das ferramentas, melhor acabamento das peças e ajuda a evitar o retrabalho e o desperdício de materiais.

Quimatic 3 Super Fluido - Divulgação

Para atender indústrias que adotam as mais rigorosas exigências sustentáveis do mercado globalizado, a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic apresenta ao mercado o Quimatic 3 Super Fluido, um fluido de corte sintético e ecologicamente correto voltado para usinagem de metais de elevada dureza, como aços W10, VK5, VK10, aço inoxidável e titânio.

Não inflamável e desenvolvido com lubrificantes de última geração, o Quimatic 3 Super Fluido é isento de solventes tóxicos e metais pesados e atende a todos os requisitos dos sistemas de gerenciamento SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e das normas ISO 14000 e ISO 18000.

Indicado para operações pesadas de usinagem, como torneamento, rosqueamento, brochamento, mandrilhamento, repuxo e furação, o fluido possui atração molecular (Molecular Edge) que assegura ótima lubrificação no ponto de cisalhamento e prolonga a vida útil das ferramentas.

O Quimatic 3 Super Fluido também garante um processo de usinagem mais limpo, rápido, sem engripamento ou emplastamento. Ao mesmo tempo em que contribui para uma maior vida útil das ferramentas e melhor acabamento das peças, o fluido ajuda a evitar o retrabalho e o desperdício de materiais.

Outra vantagem é que a formulação ecologicamente correta reduz o impacto ambiental de poluentes na natureza. Com uma coloração verde, facilmente identificável e que reflete o compromisso da solução com o meio ambiente, o produto não evapora, não ataca a camada de ozônio e pode ser usado em reservatórios de máquinas operatrizes que trabalham com fluidos de corte recirculantes.

Testes realizados pela Quimatic Tapmatic demonstram que o uso do Quimatic 3 Super Fluido garante mais de 50% de redução de torque em relação à usinagem a seco. Na usinagem com o produto de uma rosca M8 em aço inoxidável 304, o pico de torque chegou a 420 Ncm, menos da metade que o máximo de permitido (990 Ncm) neste tipo de operação.

"Essa diferença evidencia as várias vantagens da usinagem com o fluido de corte, entre elas menor temperatura durante o trabalho, menor gasto de energia, além do aumento de vida útil de máquinas e ferramentas", enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic. "Outro diferencial é que a redução de atrito e de temperatura alcançada com o fluido garante melhor acabamento para as peças, sem a necessidade de diminuir a VC (velocidade de corte) ou aumentar a RPM (rotação por minuto)."

Assim como os demais fluidos da Quimatic Tapmatic, a solução acaba de ganhar uma nova embalagem com bico aplicador duas vezes maior que os bicos convencionais. Entre outras vantagens, a mudança garantiu mais precisão na aplicação do líquido; alcance mais fácil a pontos de difícil acesso para lubrificação e refrigeração; e aumento da segurança no manuseio, já que aumentou a distância entre a mão do aplicador e o ponto de corte. A extremidade do bico também conta agora com uma tampa rosqueável para evitar a perda de produtos por vazamento ou evaporação.

Com odor leve, o Quimatic 3 Super Fluido não incomoda o operador e está disponível em embalagens de 500 ml, 5 L, 20 L e 200 litros. A Quimatic Tapmatic possui uma ampla linha de fluidos de corte ecologicamente corretos que atendem às mais diversas necessidades das indústrias. Para mais informações, acesse:www.quimatic.com.br/solucoes-industria/usinagem/

Confira também o vídeo do produto: www.youtube.com/watch?v=yNejtokGkoA


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com