Negócios em Foco

Coalizão de entidades lança Movimento ANTENE-SE


São Paulo 30/04/2021 10h51

Objetivo é ampliar a instalação de infraestrutura de telecomunicações no Brasil necessária à conectividade e engajar a sociedade na discussão sobre o futuro digital

Convite Evento

O próximo dia 4 de maio vai marcar o lançamento do Movimento ANTENE-SE, que busca ampliar a instalação de infraestrutura de telecomunicações no Brasil, necessária à conectividade, e engajar a sociedade na reflexão sobre nosso futuro digital.

Nessa data, entre 11h e 12h30, será realizado um evento on-line para discutir as principais barreiras à implantação dessa infraestrutura, seus efeitos e as medidas que podem ajudar a superá-las.

O evento tem confirmadas as participações do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler.

Na pauta, estarão as mudanças legais necessárias para ampliar a infraestrutura de conectividade no país, as políticas governamentais para fomentar a conectividade e os preparativos para que o Brasil aproveite ao máximo a revolução tecnológica do 5G.

"O 5G precisa de cinco vezes mais antenas e o dobro de infraestrutura de suporte que o 4G, para cobrir a mesma área. O investimento em infraestrutura será da ordem de 6 bilhões de reais nos próximos quatro anos", afirma Luciano Stutz, presidente da Abrintel. "Mas, para que tudo isso aconteça, as leis sobre antenas de muitas das maiores cidades brasileiras precisam mudar. Elas são restritivas e estão fora de sintonia com as regras federais."

No evento, o pesquisador Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, fará uma apresentação sobre o impacto da exclusão digital no cotidiano de milhões de brasileiros.

"A Locomotiva tem como missão entender as lacunas para o desenvolvimento dos mais necessitados no país", diz Meirelles. "É por saber que a solução passa pela infraestrutura de tecnologia, favorecendo o acesso à educação, ao trabalho e à saúde, entre outros impactos sociais, que apoiamos a iniciativa fundamental do ANTENE-SE."

Será também realizada uma mesa redonda que, além de Leonardo Euler e Renato Meirelles, contará com o presidente da São Paulo Negócios, Aloysio Nunes Ferreira; o presidente da Central Única de Favelas (CUFA), Preto Zezé; o ex-Secretário de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo e consultor da Fundação Vanzolini Daniel Annenberg; e o presidente da Abrintel. A mediação será de Samuel Possebon, diretor editorial do Teletime, veículo especializado em telecomunicações.

O Movimento ANTENE-SE nasce da coalizão de sete entidades, que representam diversos setores da economia:

▪ Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);

▪ ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline);

▪ Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - e de Tecnologias Digitais);

▪ CNI (Confederação Nacional da Indústria)

▪ Conexis Brasil Digital (que representa as principais operadoras de telecomunicações do Brasil: Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo);

▪ Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática).

▪ Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas)

O movimento permanece aberto à adesão de outras entidades representativas da sociedade.

A Carta Aberta do movimento e novidades sobre o ANTENE-SE e o tema da conectividade estão no site http://www.antenese.org.br e no perfil https://www.facebook.com/movimentoantenese

Lançamento do Movimento ANTENE-SE

Data: 04/05/2021

Horário: 11h às 12h30

Para acessar: http://www.antenese.org.br/aovivo; https://www.facebook.com/movimentoantenese

Os links para a transmissão estarão abertos no horário do evento

Abertura | 5 minutos

Luciano Stutz (Presidente da Abrintel)

Apresentações | 10 minutos

Fábio Faria (Ministro das Comunicações)

Leonardo Euler (Presidente da Anatel)

Keynote Speaker | 15 minutos

Renato Meirelles (Instituto Locomotiva)

Debate | 50 minutos

Leonardo Euler (Presidente da Anatel)

Aloysio Nunes Ferreira (Presidente São Paulo Negócios)

Renato Meirelles (Instituto Locomotiva)

Preto Zezé (Presidente da Central Única das Favelas)

Daniel Annenberg (Fundação Vanzolini)

Luciano Stutz (Presidente da Abrintel)

Moderador: Samuel Possebon (Diretor Editorial da Teletime)


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com