Negócios em Foco

Integração contábil: veja por que a sua empresa precisa


São Paulo - SP 04/01/2019 09h48

Conhecer os números do seu negócio é, certamente, um diferencial competitivo. Mas mais do que isso, é a tarefa mais importante para quem deseja cuidar da saúde financeira da empresa. E onde entra a contabilidade neste quadro?

Bom, além de avaliar o patrimônio empresarial, ela garante informações detalhadas sobre a situação financeira da empresa. Os históricos financeiros, por exemplo, garantem informações valiosas para o crescimento do negócio, como as de sazonalidade nos custos de algum produto ou evolução dos resultados nos últimos anos.

Para obter a maior precisão possível desses dados, é fundamental contar com a tecnologia inovadora da integração contábil, indispensável para a contabilidade digital, a qual está diretamente relacionada à eficiência dos processos.

E então, vamos ver o porquê de a sua empresa precisar da integração contábil?

Facilita a rotina do empresário

O seu contador costuma ligar para você, gestor, pedindo documentos ou outras informações?

Sabemos que com a correria do dia a dia, você talvez não possa atendê-lo prontamente ou até mesmo acabe esquecendo de enviar os arquivos pedidos, fazendo com que ele entre novamente em contato.

Isso não só atrapalha a sua rotina, como também atrapalha a rotina do profissional que lida com os números de sua empresa, não é?

Agora, o sistema de integração contábil facilita os processos por conectar o seu sistema ERP com o sistema contábil do contador. Dessa forma, você não precisa mais perder tempo retornando ligações e preparando o malote no final do mês para enviar ou para que alguém vá buscar, já que tudo é feito de forma digital — como a transmissão de dados financeiros do seu sistema de gestão, os quais são facilmente visualizados pelo profissional.

Auxilia a manutenção do fluxo de caixa

Os contadores, além de ajudarem a empresa a estar sempre em conformidade com as leis vigentes, auxiliam também o planejamento estratégico, já que são especialistas no estudo de métodos de cálculos e no registro de movimentações financeiras.

Ter um fluxo de caixa atualizado garante o registro preciso dessas movimentações e a confecção de históricos financeiros baseados em dados concretos. Com um sistema de integração contábil, manter os dados do fluxo de caixa atualizados fica mais fácil, já que a comunicação entre gestor e contador facilita, e muito, a rotina contábil.

Tudo pode ser verificado pelo profissional da área de contabilidade, o que reduz as chances de erros no registro de dados e garante o aumento da produtividade.

Facilita a rotina do contador

Ainda é comum para muitos contadores irem buscar os documentos dos quais necessitam diretamente com o empresário. Se o local no qual a empresa está instalada for longe do local de trabalho do contador, por exemplo, já podemos aferir a perda de tempo que ele sofre nesses trajetos.

Então, para que o profissional possa dedicar toda a sua atenção ao trabalho que desempenha — focando na saúde financeira do seu negócio —, é fundamental que ele diminua ou elimine todos os tipos de atrasos.

É aí que entra a integração contábil: com ela, o profissional da contabilidade acessa os dados do sistema de gestão do cliente de forma direta, sem a necessidade de se locomover. Além disso, ele não terá que lidar com inúmeros papéis e dados soltos no fechamento mensal, o que garante a otimização dos processos.

Reduz erros operacionais

Ao integrar o seu sistema de gestão com o sistema contábil dos contadores, há uma significativa redução de erros operacionais.

Conforme mencionado, todos os dados registrados em seu sistema ERP são facilmente acessados pelo contador, que então obtém informações financeiras completas e confiáveis por meio dessa integração — como todos os dados são armazenados na nuvem, a segurança é garantida.

Quer saber de outras vantagens que você poderá obter com a integração contábil? Veja a seguir:

• os contadores terão mais tempo para fornecer atendimentos consultivos e personalizados, de acordo com a estrutura de sua empresa;

• realização de serviços de forma otimizada;

• redução de gastos com impressões;

• agilidade nos processos, evitando retrabalhados;

• uso de um sistema escalável;

• facilidade para enviar documentos como declarações, certificados, contratos etc.;

• melhora na comunicação entre você e o contador.

Enfim, vimos neste artigo as vantagens de usar um sistema de integração contábil. Os lançamentos contábeis de sua empresa, agora, serão facilmente visualizados pelo profissional de contabilidade, sem que você precise se preocupar com isso.

E se você ainda não utiliza um sistema eficiente de gestão para a otimização dos processos, confira agora o que ele pode fazer pela sua empresa!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com