Negócios em Foco

Adequação das instalações elétricas. Por que é importante fazer uma instalação elétrica guiado em um projeto


São Paulo-SP 16/09/2020 14h16

Quando se faz uma construção ou reforma de um imóvel, a instalação elétrica se torna um dos seus constituintes mais importantes

Adequação das instalações elétricas

Quando se faz uma construção ou reforma de um imóvel, a instalação elétrica se torna um dos seus constituintes mais importantes, e na criação do projeto elétrico e que serão consideradas as melhores tecnologias, equipamentos e materiais que permitirão o funcionamento correto e seguro dos sistemas de iluminação, potência e automação em cada ambiente do imóvel.

O projeto deverá ainda atender as normas técnicas como a NBR 5410 para instalações elétricas de baixa tensão, as normas regulamentadoras como a NR 10 segurança em instalações e serviços em eletricidade, e as normas da cidade como por exemplo as normas técnicas da prefeitura do município de São Paulo, garantindo assim medidas para evitar possíveis sobrecargas ou aquecimentos nos sistemas utilizados.

Devido à complexidade do sistema elétrico, uma instalação projetada de forma inadequada envolve desde danos materiais como lâmpadas, equipamentos e cabos queimados, ou situações de risco à vida das pessoas como acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios.

Com a elaboração de um projeto elétrico com profissionais bem qualificados é possível não somente prevenir todos esses riscos, mas também proporcionar segurança, conforto e, até mesmo uma economia com o prolongamento da vida útil do sistema, evitando reparos ou reformas desnecessárias.

O projeto elétrico é a representação gráfica e escrita das futuras instalações elétricas da sua obra, no qual serão definidos a quantidade, distribuição e posicionamento dos pontos de iluminação, tomadas, interruptores, circuitos elétricos, quadros de alimentação e distribuição, e dos dispositivos de proteção, e sua elaboração deverá ser feita por um engenheiro eletricista que conhece as normas e que está habilitado no conselho do estado onde o projeto será implementado.

O que é levado em conta no momento da elaboração de um projeto elétrico?

O projeto elétrico leva em consideração o ambiente em que será aplicado e quais as necessidades do local em que ele será realizado, a quantidade de equipamentos que serão utilizados em determinado espaço e quais são os seus tipos, e também o número de pessoas que usarão os espaços e as atividades a serem desempenhadas por elas. Assim todos os cálculos do projeto devem ser realizados pensando nas demandas presentes e futuras possíveis do sistema, como por exemplo, aparelhos eletrônicos, portões elétricos, ar condicionado, elevadores, entre outros. Isso permitirá que a utilização inicial do sistema mantenha uma reserva na potência que poderá ser utilizada no futuro com as mudanças cada vez mais vertiginosas no aumento de novos dispositivos de consumo que poderiam nem ter existido na época inicial do projeto, ou com a necessidade da incorporação de equipamentos que não eram indispensáveis inicialmente como no caso dos equipamentos de ar condicionado, cada vez de maior necessidade devido às mudanças climáticas.

A criação de um projeto elétrico para uma casa, um imóvel comercial, um prédio residencial ou um local industrial, são diferentes e precisam ser bem planejados, pois cada um é realizado visando suprir de modo eficiente as necessidades dos moradores ou utilizadores do ambiente e, claro, seguindo os padrões de segurança, objetivando economia e bom funcionamento. Assim, cada projeto além de ser acessível, deve ser flexível e ter capacidade de reserva.

Por que ter um projeto elétrico?

Imagine, você decide instalar um sistema de alarme na sua empresa e descobre que a fiação elétrica específica para alarme, não está devidamente identificada na planta da casa. Ou então, na hora de instalar uma luminária em sua residência, o que deveria ser uma instalação rápida e simples pode acabar se tornando um grande problema.

Muitas vezes, os imóveis novos contam com a garantia de alguns anos e, mesmo assim, é incômodo ter que lidar com problemas de construção e de estrutura, quando a sua única preocupação deveria ser aproveitar a casa e realizar a manutenção necessária para sua preservação.

A primeira vista parece um investimento sem necessidade, especialmente porque não ficará visível, mas em longo prazo, a realização deste projeto de instalação de energia elétrica pode impedir acidentes fatais à vida humana ou a perda de eletrodomésticos já que o dimensionamento de carga incorreto pode queimar e causar grandes transtornos, porque com ele isso será analisado para que não ocorra.

Com o projeto elétrico você terá informações básicas que são muito importantes durante a sua obra ou reforma, como por exemplo, a metragem dos fios que serão necessários para a instalação. Com este planejamento feito com antecedência você não precisará realizar compra de materiais às pressas ou desperdício.

No final, você acaba economizando mais ainda por fazer um planejamento melhor e mais completo, não se esquecerá de colocar tomadas em algum cômodo ou não dispor de tomadas suficientes para que o ambiente seja funcional, instalar tomadas na altura errada, ter uma má distribuição da fiação para a caixa de energia, entre outros.

Esses pequenos problemas acabam tornando os ambientes pouco práticos ou seguros aos moradores. Além disso, o projeto elétrico diminui drasticamente a possibilidade de ocorrência de curtos-circuitos, choques elétricos, mau desempenho dos aparelhos em operação e, até mesmo, incêndios.

Portanto o projeto elétrico dever ser entendido como um bem que além de permitir a implementação de todas as instalações elétricas, ele traz segurança e melhora a eficiência do seu sistema, sendo um investimento que traz muitos benefícios em longo prazo, além do que a sua obra estará dentro das normas vigentes, evitando futuras complicações legais.

O Projeto Elétrico conforme a NBR 5410.

A norma técnica para instalações elétricas de baixa tensão é muito clara no item 6.1.8 que toda instalação elétrica deve ser executada a partir de um projeto elétrico específico, e também indica que uma vez concluída a instalação, o projeto deverá ser revisado e atualizado de forma fiel ao que foi finalmente executado, o famoso projeto “as built” (como construído).

Se você está executando um projeto elétrico, deverá exigir para a empresa ou profissional responsável que na finalização da sua obra, seja entregue um projeto como foi finalmente implementado, pois mudanças podem acontecer da etapa do projeto “executivo” até sua culminação “as built”, e com este projeto final é que você poderá conferir e questionar caso alguma mudança precise ser esclarecida, e possuirá as documentações pertinentes no caso de alguma revisão ou até uma necessidade de ação legal.

No caso das instalações existentes quando reformas ou mudanças nas instalações elétricas são implementadas, é muito comum e não por isso correto, a falta de atualização nos projetos existentes, principalmente devido à contratação de pessoas não qualificadas para elaboração de projetos. Entenda-se que um eletricista, um eletrotécnico e um engenheiro eletricista possuem atribuições e competências diferentes, todas importantes desde que se encaixem no papel adequado.

Assim, você pode chamar um eletricista ou um eletrotécnico para executar instalações conforme tais atribuições e competências, mas quando o assunto é análise, elaboração e atualização de um projeto, você deverá chamar um engenheiro eletricista que ajudará a manter as atualizações em projeto para futuras consultas e análises assim que necessários, e mantendo a conformidade com as normas.

E se meu imóvel não possui um projeto de instalação elétrica?

Seja para a sua casa, empresa ou indústria, o serviço de instalação elétrica deve contemplar todas as particularidades de uma instalação adequada. Além disso, eletricidade é um assunto que exige muito cuidado, já que qualquer erro pode ser grave ou fatal, como curto-circuito, incêndios, queima de aparelhos e outros.

Então caso não tenha o seu projeto, o ideal é de realizar o seu projeto elétrico com uma empresa que possui especialistas em projetos de engenharia elétrica como a Souza Leão Engenharia, que garante sua segurança, conforto e economia, evitando preocupações futuras. Assim, ter um projeto completo realizado irá garantir que sua residência ou empresa, tenha todas as funcionalidades necessárias.

Seguindo todos esses critérios, você terá um sistema de energia seguro, prático e eficiente, e seu imóvel ficará dentro de todas as normas exigidas.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com