Negócios em Foco

Sesc Ribeirão apresenta espetáculo ‘Auto da Compadecida’ na Feira do Livro


RIBEIRAO PRETO 05/06/2019 19h06

Apresentações do grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte, com direção de Gabriel Villela, serão nos dias 9 e 10 de junho, no palco do Theatro Pedro II

Ribeirão Preto (SP), 5 de junho de 2019 - O Sesc Ribeirão apresenta nos dias 9 de junho, às 19h30, e 10 de junho, às 21h30, no Theatro Pedro II (Sala Principal), o espetáculo teatral “Auto da Compadecida”, com o grupo Maria Cutia. A apresentação faz parte da programação oficial da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Obra mais conhecida do teatro brasileiro, “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, é uma peça baseada no universo medieval dos romances picarescos em que as personagens são retratadas de forma mundana, mais realista, com falhas em seu caráter. A montagem que chega a Ribeirão Preto tem direção de Gabriel Villela.

O texto recebeu uma aclamada adaptação para a televisão em 1999, com direção de Guel Arraes - vanguardista à época por sua forma ágil de contar uma narrativa na TV -, em que a história era ambientada no nordeste de Pernambuco. Contudo, a montagem feita pelo Maria Cutia não é regionalizada. “Gabriel traz uma nova abordagem da obra de Suassuna. É uma obra ampla, atemporal, com um olhar mais irônico, sarcástico, do ‘jeitinho brasileiro’ para resolver as coisas”, conta a atriz Mariana Arruda.

A peça tem na equipe, além de Gabriel Villela, Lydia del Picchia, do Grupo Galpão, como assistente de direção, José Rosa como assistente de figurino, Babaya, que assina a preparação vocal e também a direção musical, juntamente com Fernando Muzzi. Este espetáculo conta com a participação dos atores convidados Marcelo Veronez, Polyana Horta, Malu Grossi e Lucas De Jota, além de Leonardo Rocha, Hugo da Silva e Mariana Arruda, integrantes do Maria Cutia.

Gabriel Villela

Com seu reconhecido estilo barroco de encenação, com figurinos e cenários delicados e de detalhes, o diretor Gabriel Villela construiu sua trajetória no teatro brasileiro. Dirigiu as consagradas montagens de “Romeu e Julieta”, “A Rua da Amargura” e “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, além de tantos outros espetáculos, como “A Tempestade”, com texto de Shakespeare, e, recentemente, “Estado de Sítio”, de Camus, que lhe renderam 3 prêmios Molière, 9 APCA´s e mais de 10 prêmios Shell.

Nesta nova montagem, o diretor e o Grupo Maria Cutia encenam uma peça clássica do teatro popular brasileiro em uma parceria que começou a ser desenhada em 2016. “A história picaresca de João Grilo e Chicó é uma ótima metáfora aos tempos em que vivemos. São heróis sem caráter, como diria Mario de Andrade em Macunaíma”, comenta o ator Leonardo Rocha.

Em “Auto da Compadecida”, Gabriel Villela propõe para a concepção de cenário e figurino um sincretismo entre a estética oriental presente nas tapeçarias, o cangaço de Pernambuco e o barroco mineiro com motivos chineses da Igreja de Nossa Senhora do Ó de Sabará. “De Mariana e Brumadinho vieram o barro trágico de nossos dias e Pernambuco nos emprestou a forma e o brilho de seus carnavais mitológicos”, comenta o diretor e figurinista.

O espetáculo apresenta um repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores que contempla um dos períodos mais profícuos da música popular brasileira. Canções que marcaram sua época, seja pelo seu caráter político ou por caracterizar a busca por uma identidade sonora representativa para o país. Músicas que entrelaçam o regionalismo mineiro e pernambucano.

Grupo Maria Cutia

Companhia de Teatro que nasceu em Belo Horizonte, em 2006, e desde então, edifica e apresenta seus espetáculos em praças, parques, ruas e palcos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Como frentes de pesquisa artística, o grupo trabalha com o diálogo entre música e teatro, numa investigação autoral que denomina música-em-cena, que propõe a trilha sonora executada ao vivo pelos atores em uma pesquisa que alia a dramaturgia à canção.

Em 2011, o Grupo Maria Cutia inaugurou sua sede, a Toca da Cutia, em Belo Horizonte. O espaço, que já recebeu oficinas, ensaios abertos e encontros com diversos artistas nacionais e internacionais, é o ambiente de pesquisa onde a Cia. desenvolve suas perscrutações estéticas.

Na Toca da Cutia, acontecem também treinos e cursos de formação em palhaçaria ministrados pelos artistas do grupo. O Maria Cutia já se apresentou em seis países, 19 estados nacionais, totalizando mais de 170 cidades brasileiras, para um público superior a 400 mil espectadores em seus 13 anos de história.

SERVIÇO

Auto da Compadecida, com grupo Maria Cutia

Dias 9 de junho (domingo), às 19h30, e 10 de junho (segunda), às 21h30, no Theatro Pedro II (Sala Principal). ENTRADA GRATUITA – Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Baseado na obra mais conhecida do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna, o espetáculo apresenta um repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores. As aventuras picarescas de Chicó e João Grilo começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo.

Direção: Gabriel Villela

Grupo Maria Cutia: Leonardo Rocha, Mariana Arruda, Hugo da Silva

Atores convidados: Lucas De Jota Torres, Malu Grossi, Marcelo Veronez e Polyana Horta

Assistente de Direção: Lydia Del Picchia

Preparação vocal: Babaya

Direção musical: Babaya e Fernando Muzzi Cenário

Figurino: Gabriel Villela

Assistente de Figurino: José Rosa

Fotografia: Tati Motta

Produção: Luisa Monteiro - Grupo Maria Cutia

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Lista completa de locais da Feira e endereços

ACIRP

Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Biblioteca Padre Euclides

Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Centro Cultural Palace

Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Coreto Praça XV

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Espaço Sustent’arte

Rua Álvares Cabral, 370

Esplanada do Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Estande da Fundação do Livro e Leitura

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Sesc)

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro (Esplanada Theatro Pedro II)

Praça Carlos Gomes

Centro

Praça XV de Novembro

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Sesi Castelo Branco

Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465 – Jardim Castelo Branco

Sincovarp (Auditório )

Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista

Rua Comandante Marcondes Salgado, 1280 – Centro

Teatro Municipal

Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Tenda Sesc

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Theatro Pedro II

Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Realização

O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com