Negócios em Foco

Dicas para um Condução Segura no Trânsito


Rio de Janeiro 23/04/2020 09h38

Dirigir com segurança nunca é demais. Em função disso, separamos algumas dicas para você conduzir seu carro com responsabilidade.

Carro na Estrada - Pixabay.com

Se você tem carteira de motorista, sabe da importância de dirigir com segurança. Você não precisa lidar com gelo e neve, mas é tão perigoso quanto às calçadas escorregadias quando os veículos se amontoam. Aqui estão algumas dicas de como ser cuidadoso e seguro ao dirigir um carro em trânsito intenso

Desacelere

Se você se deparar com pouco (ou muito) tráfego, diminua um pouco a velocidade. Ziguezaguear enquanto tenta encontrar o caminho mais rápido não vai te ajudar por muito tempo. Ao abrandar a velocidade, você pode evitar a possibilidade de colisão com um motorista trêmulo que não tem paciência para lidar com atrasos no trânsito.

O uso do cinto de segurança também é uma dica de segurança essencial para os motoristas. Não só é mais provável que você se machuque em um acidente se não usar o cinto de segurança, como também pode ser multado se não o fizer.

Criar espaço entre os veículos.

Você também pode manter um certo distanciamento entre você e o carro da frente, dirigindo um pouco mais devagar, tendo tempo para reagir quando frear.

Infelizmente, você não pode especificar uma zona de espaçamento com o carro atrás de você (isso depende do outro motorista), mas qualquer vantagem extra que você possa encontrar pode lhe dar mais alguns segundos para reagir ao inesperado, mesmo em trânsito lento.

Esteja atento ao seu ambiente.

O conhecimento geral dos espelhos e situação do trânsito na frente e atrás facilita a visualização das condições de condução na estrada e autoestrada.

Você pode desenvolver uma consciência da situação seguindo seu próprio ponto de vista, observando mudanças no comportamento de direção dos outros e observando a sinalização rodoviária indicando obstáculos, como desvios e construções.

Comunique as suas intenções de condução.

Há sinais de volta e luzes que você pode usar para deixar as pessoas ao seu redor saberem que você pretende dirigir. Se isto é sempre verdade, especialmente no trânsito intenso, então é verdade.

Ao deixar os outros motoristas saberem o que você está fazendo, você pode preparar o seu caminho e reduzir o risco de se meter em problemas. Você também pode aumentar a visibilidade do seu veículo, usando luzes para piscar e alertar os outros motoristas.

Vá com calma.

O trânsito pode ser uma loucura, mas tente ficar o mais calmo possível. Ao gritar com outros motoristas ou dirigir com raiva, você pode acabar danificando seu próprio carro e talvez até mesmo seu próprio corpo. Não vale a pena a alta pressão que se acumula.

A maioria dos acidentes é causada por condutores impacientes que dirigem do ponto A para o ponto B. Quando se viaja, o tempo é certamente uma consideração válida, mas a segurança é ainda mais importante. Afinal, se você está envolvido em um acidente, certamente é mais difícil chegar ao seu destino a tempo do que se você simplesmente adotar uma atitude paciente enquanto dirige.

Aplique os freios suavemente.

Ao dirigir um carro, é importante seguir sempre o limite de velocidade afixado. Os limites de velocidade impostos aos veículos não são estabelecidos arbitrariamente. Ao invés disso, eles são cuidadosamente selecionados para maximizar a segurança dos motoristas e das pessoas nas estradas, empresas e outras organizações.

Dirija mais devagar, mantenha sua distância entre os carros e freie suavemente. Ao parar e ligar o carro sem fazer movimentos bruscos, você pode evitar passar de um para-choques para outro e facilitar o fluxo do trânsito em um ritmo melhor.

Faça uma pausa.

Se você acha que é difícil dirigir no trânsito (todos nós odiamos), faça uma pausa. Tome uma xícara de café, dê um passeio ou tire uma soneca no carro por alguns minutos. Se o desejo de bater em outro carro e estrangular outro motorista é avassalador, saia da estrada.

Se você quer aumentar suas chances de segurança na estrada, siga estas dicas de segurança ao dirigir. Não importa quão bom você seja, você deve pensar de vez em quando sobre os fundamentos da segurança rodoviária para ter certeza de que você é cuidadoso o suficiente para manter a si mesmo e aos outros motoristas e pedestres seguros.

Espero que tenha gostado do artigo. Faço parte de um portal sobre Detran Bahia. Fique com Deus e dirija com segurança


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com