Negócios em Foco

Automatize seu negócio com os softwares de CRM e ERP online

São muitas as vantagens em utilizar os sistemas CRM e ERP, mas conhecer as suas características e particularidades irá contribuir para que você possa escolher o sistema certo para o seu negócio


São Paulo - SP 14/09/2018 08h01



Qual é o significado da sigla ERP?

A sigla ERP significa em inglês:  Enterprise Resource Planning, isto é, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Trata-se de um software de gestão bastante amplo, normalmente dividido em módulos, e é a base para a gestão geral da organização, integrando informações de diversas áreas.

Os sistemas ERP têm foco no gerenciamento da sua empresa, tem como principal função integrar todas as informações, processos e setores, de forma centralizada em uma única plataforma. Reduzindo assim a quantidade de capital necessário para a operação da empresa.

Principais características do sistema ERP

• São sistemas de informação integrados que utilizam diversos dados de maneira unificada;

• Sistema ERP compostos por módulos

• Seu objetivo é otimizar as melhores práticas aos processos de negócios;

• Sua flexibilidade responde às constantes mudanças nas empresas/operações;

• Sua automatização permite a coleta de dados e processamento em tempo real, sem a necessidade de procedimentos manuais.

Significado da sigla CRM

A sigla CRM significa em inglês: Customer Relationship Management, isto é, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Com este tipo de sistema, é possível ter um maior controle sobre a sua empresa, no que diz respeito às informações de cliente e futuras vendas.

Sistema CRM têm foco direto nas áreas comerciais, ou seja, vendas marketing e relacionamento com o cliente. Basicamente ele registra e armazena todas as informações relacionadas a interações com o cliente, ele pode ser utilizado por gestores para criar projeções de vendas, para consultar informações do cadastros.

Também pode ser utilizado pelo os revendedores que precisam manter contatos com os clientes, e pelo os setores de compras que precisam gerar as faturas.

Principais características do sistema CRM:

• Base de dados sobre os clientes, com dados de contatos unificados;

• Funcionalidades tanto para gerenciar os negócios e a força de vendas como conhecer melhor os clientes;

• Segurança de todas as informações comerciais;

• Histórico de todas as interações com os clientes;

• Um sistema CRM eficiente, hoje em dia, precisa estar baseado na nuvem e permitir acesso remoto por meio de qualquer dispositivo móvel;

• Lembretes de atividades de follow-up, por exemplo, visitas, telefonemas, envio de e-mails, entrega de mercadorias;

• Acesso a estatísticas e relatórios gerenciais sobre desempenho de vendedores, previsão de vendas, segmentação e outros.

• Visualização ágil do funil de vendas e o fluxo de negócios;

Embora semelhantes em questão de eficiência, os sistemas ERP e CRM eles utilizam abordagem distintas para aumentar os lucros da empresa.

Diferenças entre os sistemas ERP e o sistema CRM

O primeiro que é o ERP, foca principalmente na redução da sobrecarga das informações e dos custos e torna os processos da sua empresa mais eficientes.

O CRM trabalha para aumentar os lucros, através da capacitação de dados sobre os clientes e no aumento da produção do volume de vendas.

Determinar qual sistema é mais importante, é como decidir ter um motor ou um volante no carro, o CRM é como o motor que impulsiona o negócio, melhorando as vendas e alavancando os lucros.

Já o ERP, é o volante que guia a empresa com precisão e orienta sobre os obstáculos contra exageros, eles podem ajudar as empresas a diminuir os custos e aumentar os lucros de forma simplificada.

As vantagens de integrar o CRM ao ERP

Com a interação entre os sistemas CRM e o ERP, a empresa passa a ter eficiência no processo como um todo, não apenas no processo de vendas como potencializa as ações gerenciais.

Podemos obter uma sincronização nos cadastros de clientes e produtos, onde os vendedores podem emitir propostas comerciais diretamente do CRM, fechar as vendas e enviar os pré-pedidos diretamente ao ERP, sempre condicionando às validações das regras de negócios já parametrizados.

As informações são atualizadas de forma sincronizadas ao invés de ter que fazer em dois sistemas diferentes, assim, toda a operação de vendas se torna mais rápida e eficiente e a geração de relatórios a partir do ERP também facilita para que os gestores tomem decisões mais inteligentes em tempo hábil.


Implantar a gestão de dados na sua empresa, apesar de parecer algo complexo, não é difícil e também não demanda um grande investimento.

Porém é necessário o conhecimento para se investir no software correto, hoje no mercado temos alguns que podem ser extremamente úteis para a sua empresa com um ERP online um sistema atualizado de baixo custo e fácil utilização que te permite controlar o estoque, financeiro, compras, orçamentos, ordens de serviços, vendas, notas fiscais, emissão de carnê, boletos e muitas outras funcionalidades.

Mesmo as pequenas e médias empresas podem iniciar a sua gestão de dados por meio da implantação de um sistema de ERP.



Compartilhe esta notícia

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com