Negócios em Foco

EMPRÉSTIMO BANCÁRIO AINDA É A ESPERANÇA DE EMPRESÁRIOS NA RETOMADA PÓS PANDEMIA


RIO DE JANEIRO 15/07/2020 13h56

BUSCA POR EMPRÉSTIMO CRESCE, PORÉM, CRÉDITO BANCÁRIO CONTINUA RESTRITO E CARO

Apesar das medidas anunciadas pelo governo federal e pelo Banco Central, empresas e donos de pequenos negócios continuam enfrentando dificuldade para ter acesso a empréstimos e a linhas com juros mais baixos. Os bancos estão mais seletivos e restritivos, isto é consequência direta dos impactos da pandemia e temor de aumento da inadimplência.

Em recente pesquisa divulgada pelo Sebrae, 60% dos pequenos negócios que buscaram empréstimo desde o início da pandemia tiveram esse crédito negado. Na esteira as grandes empresas também reclamam de entraves no acesso ao crédito.

Para o crédito chegar a quem precisa e com taxas e condições mais atrativas, é necessária maior atuação dos bancos públicos e mais linhas garantidas por recursos da União.

O crédito é fundamental para que as empresas sobrevivam e possam garantir os empregos e também na volta à normalidade.

Especialista em gestão de finanças, André Aragão dá algumas dicas para manter a sua empresa apta a receber opções de crédito:

“Grande parte das empresas recorrem a bancos para obter crédito quando a situação não está boa. Entretanto, faltam informações financeiras. Existem dívidas ativas e a empresa falhou em construir um bom histórico de crédito, com isso, o gestor passa a depender exclusivamente da boa vontade de seu gerente no banco. Manter um bom relacionamento com o banco desde o princípio, é essencial para os negócios.”

Com pequenas mudanças de gestão, você pode reverter esse quadro na sua empresa. O especialista André, listou abaixo algumas orientações pra te ajudar:

 Controle o fluxo de caixa

 Renegocie prazos antes de virarem dívidas

 Transparência na gestão contábil

 Crie um bom relacionamento com uma ou mais instituições financeiras

 Solicite crédito quando você não precisa

 Não descumpra acordos com bancos

É preciso estar sempre preparado. Seguindo essas dicas, certamente você terá melhores condições para pleitear seu crédito.

Ter acesso a crédito não é algo que vá acontecer se você apenas solicita-lo no desespero. Pense nisso.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com