Negócios em Foco

Planejando um evento corporativo? Conheça os tipos e saiba o local adequado para cada um deles


São Paulo 31/01/2020 17h23

Conhecer o objetivo do evento é fundamental para a escolha do espaço adequado para a realização do evento com sucesso

O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores. Entre eles estão a contratação de profissionais especializados, fidelização de clientes e relações eficazes com parceiros e fornecedores.

Um dos elementos que garantem a maior proximidade da empresa com as pessoas que são fundamentais para sua posição de destaque no mercado é o evento corporativo. Entenda o que ele significa e descubra qual é o evento ideal para cada situação.

O que é evento corporativo?

O termo diz respeito à toda situação em que é necessário reunir um grupo de pessoas para se atingir determinado objetivo. Dessa forma, o evento corporativo pode ser nomeado de distintas maneiras e modalidades, dependendo das necessidades da ocasião.

Quais são os tipos de eventos corporativos?

O tipo de evento corporativo varia de acordo com a natureza do evento. Por se tratar de uma atividade relacionada ao contexto empresarial, ele acaba sendo interpretado como algo mais formal e restrito.

No entanto, esse conceito já foi desconstruído. Um evento corporativo pode passar por diferentes níveis de formalidade. Por isso, é importante que você saiba nomear corretamente a ocasião, levando em consideração o público certo, os objetivos e o local.

Congresso: Diz respeito ao conjunto de sessões de trabalho previamente definidas. O objetivo do congresso é reunir um grupo de profissionais para debater assuntos de interesse comum.

Geralmente, esse evento conta com atividades simultâneas ou sequencias. Dessa forma, em um único congresso, pode haver mesas-redondas, palestras, debates e seminários.

Conferência: Trata-se de uma explanação sobre determinado assunto dirigida a uma quantidade específica de pessoas. A conferência conta com a presença de um presidente de mesa que conduz o evento e com a fala de um profissional que é autoridade no assunto abordado.

Esse tipo de evento tende a ser mais formal em comparação à palestra. A participação dos convidados se dá mediante perguntas escritas que são respondidas ao final da apresentação.

Convenção: Nesse tipo de evento, os profissionais de uma mesma empresa ou segmento se reúnem para participar de lançamento de produtos, comemorações e troca de experiências.

A convenção pode contar com o debate entre dois ou mais oradores que discorrem sobre determinado assunto e defendem um ponto de vista. Nesse caso, a interação do público se dá mediante aplausos ou protestos não-formais.

Fórum: Está relacionado a um tipo de reunião em que há a participação intensa dos convidados. Na maioria dos casos, ele é formado por um grande número de pessoas.

A mediação das colocações é feita por um coordenador, que lança o tema de interesse geral e organiza a participação da plateia. Nesse caso, o debate é livre até que as conclusões possam ser compartilhadas.

Mesa redonda: Se refere a um tipo de reunião que tem um tempo específico de duração. Ela conta com especialistas da área que são convidados para apresentar seu ponto de vista sobre determinado assunto.

Painel: Nesse evento, um pequeno grupo de pessoas apresenta determinado trabalho ou situação problema para um grupo maior. Este é composto por um presidente e demais analistas, que lançam discussões polêmicas sobre o tema abordado.

Palestra: Esse é o tipo de evento mais comum e pode se manifestar em diferentes níveis de formalidade. Na palestra, uma pessoa especialista no tema apresenta questões sobre determinado assunto.

Ao final da apresentação, o público é convidado a lançar perguntas sobre o assunto para que o palestrante as responda. A palestra também pode contar com demonstrações de produtos ou serviços.

Simpósio: Diz respeito à reunião de especialistas renomados que, sob a direção de um moderador, discorrem sobre um tema voltado a um público específico. O público participa somente após a apresentação, realizando perguntas escritas.

Seminário: Trata-se de uma sequência de atividades que são direcionadas com o objetivo de estimular o compartilhamento de conhecimento e a aprendizagem por meio de profissionais especializados. O seminário tende a ser um evento mais colaborativo e, por isso, a interação dos participantes se dá de forma horizontal.

Brainstorming: Evento destinado a estimular a criação de ideias que serão direcionadas para a resolução de um problema pré-estabelecido. Dessa forma, as pessoas envolvidas são orientadas a propor uma série de soluções que vão sendo compartilhadas e aperfeiçoadas pelo grupo.

Cursos e Workshops: Esses eventos possuem caráter educacional e são destinados a fazer com que os participantes aprendam sobre determinado assunto ou procedimento.

Eventos culturais e informais: O evento corporativo também pode ocorrer em um contexto de maior informalidade. Exemplos dessa natureza são confraternização, comemoração de aniversários, boas-vindas a novos colaboradores entre outros.

Shows, espetáculos teatrais e exposições de obras de arte também são atividades que podem fazer parte dos eventos corporativos.

Qual é o espaço ideal para cada tipo de evento?

A escolha do local apropriado para a realização de um evento corporativo deve estar de acordo com a natureza do evento e quantidade de participantes e perfil dos convidados. Dessa forma, o espaço ideal deve contar com os seguintes elementos:

Localização privilegiada: O local do evento deve estar em uma região da cidade que seja de fácil acesso a partir de diversos pontos da cidade.

Infraestrutura: É preciso contar com um espaço que conte com mobília apropriada, estacionamento seguro, equipe de apoio, equipamentos multimídia e versatilidade de ambientes.

Opções de hospedagem: Muitos eventos são realizados com a presença de convidados e palestrantes que residem em outras cidades, estados ou países. Nesse caso, contar com um local que ofereça hospedagem implica em soluções de comodidade.

Espaço para alimentação: Para evitar que os participantes se dispersem nos horários de intervalo, causando atrasos nas programações, é importante que o evento seja realizado em espaço que contenha um complexo gastronômico.

Opções de lazer: Ocasiões mais informais podem ser realizadas em espaços que contam com piscinas, serviço de bar entre outros elementos de lazer. Isso garantirá que os convidados adentrem na atmosfera conceitual do evento.

Ambientes de descompressão: Para eventos que duram mais de um dia, é interessante oferecer aos convidados serviços de SPA, com tratamentos corporais, faciais, massagem e sauna.

Ao analisar a natureza de cada evento e as características que o espaço em que ele será realizado apresenta, não será difícil identificar que o local ideal para as atividades seja um hotel.

Caso você esteja planejando um evento na cidade de São Paulo, invista em um hotel na Berrini. Trata-se de um local que está em uma região importante da cidade e possui fácil acesso a partir dos principais bairros e aeroportos.

Com isso, o sucesso da ocasião será garantido e sua empresa poderá criar cada vez mais atividades que garantam que ela se mantenha em lugar de destaque no mercado.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com