Negócios em Foco

Semana do Aleitamento Materno: saiba mais sobre a data!


São Paulo 05/08/2020 18h04

A especialista Daniela Pane explica sobre esta celebração tão importante, ainda mais, em tempos de pandemia... Confira!

Especialista fala sobre a Semana do Aleitamento - pixabay

Como ocorre todo os anos, de 1 º a 07 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Um dos objetivos da data é incentivar a amamentação e melhorar a saúde dos bebês em todo o mundo. Ainda mais, em tempos de pandemia, onde o leito materno faz toda a diferença na proteção da saúde dos pequenos.

A nutricionista especializada em alimentação materno infantil, Daniela Pane, explica mais sobre a Semana do Aleitamento, a sua importância e o destaque que tem em tempos de contaminação pelo novo coronavírus.

semana aleitamento materno

Semana Mundial do Aleitamento Materno: saiba mais!

De acordo com Daniela, neste ano (2020), o tema escolhido para a Semana Mundial do Aleitamento Materno é “Por um planeta mais sustentável”. O tema é escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA).

Assim, os objetivos para 2020 da Semana, conforme a especialista são:

Informar as pessoas sobre a relação entre o aleitamento materno e o meio ambiente e mudanças climáticas. Por exemplo, colocando a amamentação como um exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas da natureza;

Divulgar a amamentação como uma decisão climática inteligente, ou seja, o aleitamento materno é natural, renovável e ambientalmente seguro;

Engajar indivíduos e organizações para maior impacto com a Semana do Aleitamento. Assim, protegendo, promovendo e apoiando a amamentação. Além disso, abordando as desigualdades que impedem o desenvolvimento sustentável;

Implementar ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação: #SMAM2020. Ações, que por sua vez, incidirá sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente.

Aleitamento Materno: saúde para mães e crianças!

Ainda, de acordo com a nutricionista, a Semana do Aleitamento sensibiliza a todos os benefícios do leite materno para o bebê. Entre eles, por exemplo:

Maturação do trato gastrintestinal, pois contém fatores imunológicos que contribuem para uma menor ocorrência de, por exemplo: diarreias, doença celíaca e doença de Crohn;

É um fator protetor contra alergias;

Reduz o risco da síndrome de morte súbita;

Menores incidências de câncer na infância, como linfoma e leucemia, obesidade e diabetes tipo 1;

Melhor desempenho nos testes de desenvolvimento ou cognição. Além disso, melhor capacidade verbal e melhor desempenho escolar.

E os benefícios do leite materno para a mãe:

Menor risco de câncer ovariano, uterino e de mama;

A involução uterina que ocorre durante a sucção do bebê é associada à menor incidência de hemorragia no pós-parto;

Uma tendência a retornar ao peso pré-gestacional mais rapidamente e menor risco de obesidade no futuro.

Semana do Aleitamento Materno e a Pandemia

Daniela ainda chama a atenção para a importância da amamentação frente à pandemia. “O aleitamento materna ganha ainda mais importância durante a pandemia, pois os seus benefícios superam os riscos de transmissão, no caso, por exemplo, de a mãe contrair a Covid – 19.”, explica a especialista.

“Ainda, toda a imunidade da mãe é passada para o seu filho pelo leite materno. Dessa forma, garantindo que o bebê tenha mais saúde para a vida toda e neste momento de atenção à prevenção contra o coronavírus.”, conclui a nutricionista.

Mais materiais e informações sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno você encontra aqui

Daniela Pane é especialista em semana aleitamento materno

*Daniela Pane é Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrição materno infantil, mestre e doutora em Alimentos pela Unicamp. Mais informações aqui! 

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com