Negócios em Foco

Um dos maiores segredos das gravadoras é revelado por especialista em projeção musical


Rio de Janeiro 25/04/2019 15h43

Descubra como algumas gravadoras conseguem ser verdadeiras fábricas de estrelas

Imagem apenas para efeito ilustrativo - Gravadora SEL Music

Você já ouviu falar dos 4Ds da projeção musical?

Poucos artistas já ouviram falar sobre os 4 pilares principais que sustentam a projeção de um novo artista no mercado. Talvez o que você não sabia é, que esses pilares são chamados de 4Ds e esse conceito é utilizado pelas principais gravadoras do mundo. E como todo sistema industrial, pouquíssimas pessoas tem o conhecimento de sua existência. Agora você faz parte desses poucos privilegiados.

Segumdo o especialista em Marketing Musical e Dr. de A&R da Gravadora SEL Music Geovane Bento, eles significam: (Discovery / Definition / Decision / Distribution), que aqui no Brasil nomeamos de: (Descobrir / Definir / Decidir / Distribuir). Quando uma gravadora e um empresário experiente chegam a conclusão que vão projetar um suposto artista no mercado industrial, eles começam a executar o que achamos de “Discovery”. Descobrir a verdadeira essência do artista, quais são seus diferenciais e seu potencial de mercado. Achar o ponto fundamental que fará o artista se destacar dos demais e despertar o interesse do público alvo. Com esses dados em mãos, eles começam o processo “Definition”. Essa etapa é quando definem quem será a persona do artista, quem realmente irá consumir o artista e seus derivados como música, shows e outros produtos. Essa é uma das fases mais importantes do projeto. Depois que juntam todas essas informações, eles realizam uma reunião chamada de “Deciosion” com o produtor executivo que irá se responsabilizar em apontar os melhores derivados (Produtos) do artista para o mercado. Ele vai dizer se vai ser apenas um single de trabalho, um CD, DVD… “Decidir” qual produto deve ser o primeiro do artista, é uma tarefa de muita responsabilidade, porque se não virar, o produtor pode ser demitido do cargo, ou até mesmo da empresa. Esse é um dos motivos que eles ouvem centenas de milhares de demos antes de contratar alguém. E finalmente chega o momento que chamamos de “Distribuition”. Que dependendo da empresa chama de Distribuição ou Divulgação. É nessa fase que o single de lançamento do artista vai para as rádios, o videoclipe para as plataformas e iniciam também a promoção do artista e as campanhas publicitárias.

De acordo com essa explicação de Geovane Bento,é preciso trabalhar bem esses 4Ds antes de projetar um novo artista no mercado.

"O artista precisa ter a noção que é um produto, e como qualquer produto, é preciso planejar o lançamento, e executar as coisas de maneira certa, se não, pode ter a certeza de que dará errado", assim termina Geovane Bento.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com