Negócios em Foco

Escolas municipais de Monte Castelo ensinam alimentação saudável


Curitiba - PR 18/12/2018 15h20

Hábitos alimentares influenciam no aprendizado em sala de aula

Convênio com Sistema de Ensino Aprende Brasil foi ampliado - Crédito: Divulgação

Em fase de crescimento, a importância dos nutrientes para as crianças e adolescentes é maior ainda, tornando a alimentação saudável um tema importante para o dia a dia dos estudantes. Pensando nisso, as turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental de Monte Castelo (SC) participam de um projeto que inclui a alimentação saudável nos conteúdos dos alunos.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é consumir, por dia, cinco porções de frutas, hortaliças e legumes, realidade que nem sempre está presente nas casas brasileiras. Para levar essa e outras informações às famílias, o material didático de Monte Castelo passou a incluir conteúdo sobre o assunto. Segundo a coordenadora geral de educação do município, Simone Pereira de Souza Glonek, o projeto já estava nos planos da Secretaria há um tempo. “Tínhamos a ideia há uns anos, mas somente após a implementação do Sistema de Ensino Aprende Brasil foi possível trazer esse conteúdo também para a sala de aula e auxiliar na reeducação alimentar dos estudantes de forma completa”, conta.

Os materiais didáticos abordam a educação alimentar e nutricional, de acordo com os hábitos e entendimento de cada faixa etária. De acordo com Damila Bonato, gerente de produto do Sistema de Ensino Aprende Brasil, as aulas sobre o tema têm como objetivo reduzir a obesidade infantil e assegurar informações sobre alimentação saudável aos cidadãos desde novos. "O tema é de grande importância nos tempos atuais, em que adultos com pouca formação ou com hábitos alimentares inadequados terminam por reforçar o interesse de crianças e adolescentes por uma dieta pouco nutritiva", destaca. Incluir a educação alimentar no currículo escolar pode mudar não apenas os hábitos das crianças, como levar também à escolha de uma alimentação mais nutritiva para toda a família.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil, utilizado pelo município, é composto por materiais integrados que reúnem todas as áreas de conhecimento. Presente em Monte Castelo desde o início de 2018, o programa oferece serviços personalizados e faz a orientação da equipe pedagógica local para todas as demandas educacionais. Com a meta de atingir 5.9 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 2019, a cidade ampliou o convênio para as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Influência no aprendizado

Entre outros benefícios, trocar os alimentos industrializados pela chamada ‘comida de verdade’ ajuda as crianças e adolescentes a melhorar o desempenho escolar. “Uma alimentação balanceada melhora o metabolismo cerebral. Sem dúvidas, se o aluno come direito, terá um ganho intelectual maior”, explica o pediatra Nelson Douglas Ejzenbaum, do Hospital Samaritano de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira e Americana de Pediatria.

De acordo com a professora de Nutrição da Universidade Positivo, Bruna Oliveira Linke, a alimentação influencia na concentração. “Uma macarronada à bolonhesa antes de ir à aula, por exemplo, vai deixar a criança sonolenta. De modo geral, o excesso de produtos industrializados deve ser evitado, pois eles possuem maior quantidade de açúcar, o que resulta em maior hiperatividade e menos foco”, ressalta. Segundo ela, o ideal é investir em porções adequadas de carboidratos (de preferência integrais), proteínas (que auxiliam no desenvolvimento cognitivo), verduras, frutas, legumes e grãos. "Todos esses alimentos dão energia e ajudam a melhorar o desempenho em atividades", afirma a nutricionista.

Sobre o Aprende Brasil

É um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno. Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública - que contempla material didático, o Aprende Brasil On, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional - que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar. O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Aprende Brasil On está disponível para alunos e professores com um conjunto de tecnologias e recursos que permite potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado, com atividade interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula, entre vários outros conteúdos. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e a distância, utilizando de estratégias como webconferências, web atendimentos e e-mails.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com