Negócios em Foco

COMO ALGUNS ARTISTAS CONSEGUIRAM DESTAQUE NA MÍDIA E CRIAR UMA CONEXÃO COM O PÚBLICO


Rio de Janeiro 25/05/2019 16h35

Muitos artistas utilizam esse conceito em, shows, álbuns e até mesmo nos enredos de suas músicas facinando o público

Cantor e compositor Tiago Iorc - PngTree

Você já ouviu falar do Storytelling?

Storytelling é uma forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras", e uma das maneiras de se usar o Storytelling é na música.

O mercado industrial da musica já faz uso do Storytelling a muitos anos, grandes artista como: Pink Floyd, Michael Jackson, Kiss, U2, The Rolling Stones, Luan Santana, Lucas Lucco e Maroon 5 e agora recentemente o cantor Tiago Iorc lançou um série de vídeo clipes referentes a uma única história. Essa iniciativa trouxe uma repercussão bem expressiva, Tiago Iorc reconquistou destaque na mídia e no conceito do público pelo simples fato de fazer o uso do Storytelling em seu novo trabalho.

Muitos artistas utilizam o modelo de Storytelling em, shows, álbuns e até mesmo nos enredos de suas músicas. Pink Floyd por exemplo: Utilizou a técnica de Storytelling em seus shows para uma expressão melhor das músicas e fazer o público entender o verdadeiro conceito por trás da proposta da banda, a ideia foi um sucesso, e o Pink Floyd passou a contar histórias baseadas nas suas músicas em telões nos seus shows. Todas as músicas tinham a sua própria história contada nos telões, com isso, a banta se tornou referência no seguimento de (Art Rock).

Mais um bom exemplo, foi de Michael Jackson quando teve a brilhante ideia de utilizar o Storytelling no clipe da música "Beat It". Ele apostou no formato de Curta Metragem. O clipe foi um sucesso total, logo depois Michael aplicou a mesma estratégia nos dois clipes seguintes "Billie Jean" e "Thriller". Revolucionando o mercado com um novo modelo de "Vídeo Clipe". Aí, ele passou usar também o Storytelling em seus shows, onde cada música era representada com uma pequena história.

Um outro bom exemplo é a banda Maroon 5. Que lançou no mercado em 2002 o álbum Songs About Jane. A proposta do disco foi criada dentro dos conceitos do Storytelling, todas as músicas foram dedicas para uma mulher chamada "Jene", uma ex-namorada de Adam (vocalista da banda). O álbum vendeu cerca de 11 milhões de cópias. Tremendo sucesso.

Claro que existem muitos outros exemplos de artista que fazem uso desse conceito e em todos os casos deram muito certo, levando os artistas para outro nível.

Infelizmente o artista independente até o momento não sabia que esse conceito existia dentro do mercado fonográfico; agora que você já sabe.

Tente fazer uso, crie um show, uma música, faça seus clipes dentro de uma narrativa, conte uma história para seu público, as pessoas adoram histórias, principalmente as que emocionam.

Bom, espero que você tenha gostado desse artigo.

Comente, diga o que você acha desse conceito, marque seus amigos artistas, compartilhe. E não esqueça, se pintar alguma dúvida, procure por Geovane Bento nas redes sociais que será um prazer sanar suas dúvidas.

Um forte abraço e até a próxima dica.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com