Negócios em Foco

O Advento da Tecnologia BIM: Novos Métodos


Curitiba - PR 17/07/2018 13h28

A Integração entre Processo de Projeto e as Tecnologias de Informação

Ambiente Colaborativo em BIM - https://www.mutualidadabogacia.com/sala_de_prensa/ana-maria-gamboa-relato-marcelino-gana-la-ix-edicion-del-concurso-microrrelatos-abogados/

No Brasil a demanda de conhecimento na área de arquitetura, engenharia e construção tem aumentado a cada ano, e com isso, é preciso aplicar novos métodos de trabalho visando o melhor resultado possível.

Nota-se que a tendência do desenvolvimento do projeto é através da computação gráfica em busca esclarecer o processo construtivo através de uma simulação do mesmo durante a etapa de projeto. Assim, os softwares que trabalham nesse sistema melhoram as condições do processo de projeto, também o condicionam às normas e regras da construção o que, às vezes, não garante um melhor projeto, necessariamente, o que garante é que possa ser melhor construído.

Com a adoção do desenho em escala como nova forma de comunicação, que possibilitou a introdução e utilização dos computadores no campo profissional, a despeito das incipientes tentativas de automatizar o processo de projeto, se caracteriza pelo forte incremento da comunicação, tanto pela facilidade de troca de dados, quanto pela agilidade proporcionada nos processos de desenho e suas representações.

Hoje, para garantirmos modelos de planejamento de obra que prevejam toda a organização dos espaços, evitando erros e retrabalhos, não são mais desenvolvidos utilizando apenas desenhos 2D e gráficos clássicos de programação. Cada vez mais nota-se a necessidade de criar modelos tridimensionais parametrizados de diferentes tipos de projetos utilizando a tecnologia BIM.

O BIM corresponde a uma forma de simulação virtual da construção, onde modelamos de forma sequencial como na construção real de um edifício, que permite armazenar as informações necessárias em um banco de dados unindo-os em um único arquivo, com o qual estabelece uma conexão com os projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, prefeitura, dentre outros) de forma a facilitar a comunicação entre os conteúdos e todos os projetistas implicados na viabilização do projeto.

Os aspectos fundamentais da plataforma BIM são a modelagem paramétrica para desenvolvimento de um modelo único, a interoperabilidade, que é a integração, colaboração e troca de informações dos envolvidos, e a possibilidade de gestão e avaliação do projeto em todo o seu ciclo de vida. Essa capacidade de gestão e avaliação dos vários aspectos do empreendimento permite, por meio de tecnologia, tratar o projeto realmente como multidimensional.

Assim, a plataforma BIM pode ser um importante instrumento para criar um ambiente mais colaborativo e possibilitar a gestão e avaliação do projeto em todo o seu ciclo de vida, no qual as diferentes disciplinas possam integrar um modelo que reúna todos os aspectos das etapas da construção civil.

Contudo, as barreiras culturais são as que mais influenciam a baixa adoção do BIM no mercado nacional, devido à ausência de procedimentos para controle da qualidade e gerenciamento das interfaces entre os agentes. Erroneamente muitos passaram a enxergar o BIM como simplesmente softwares modeladores 3D sem ligação com a construção civil, a obra.

Nota-se a necessidade de uma coordenação eficiente de todo o processo, conciliando todos os envolvidos com o projeto e administrando o fluxo de informações. Um projeto bem desenvolvido inegavelmente reduz dúvidas, erros e retrabalhos durante a execução da obra. O resultado das simulações das diferentes áreas se fazem essenciais na busca pela qualidade do projeto. Essas informações são organizadas de forma visual e interativa tornando-se a principal fonte para as equipes responsáveis pela execução, dessa forma, o projeto garante legibilidade e viabilidade das intenções do arquiteto.

A aplicabilidade prática do sistema BIM no setor da construção civil visando à atualização dos processos de projeto acarreta uma adaptação ao conjunto de soluções que o BIM pode oferecer para esse novo processo de projeto, área de atuação, necessidades específicas, objetivos e demais conceitos envolvidos na elaboração de um projeto em geral.

Carolina Araújo Arquitetura BIM

O cuidado no desenvolvimento de soluções integradas em conjunto com a experiência profissional e a utilização dos mais avançados recursos tecnológicos, permite a Equipe Carolina Araújo Arquitetura BIM oferecer Cursos Online e Infoprodutos no mercado Nacional e Internacional, com o uso das melhores ferramentas para projetos.

A Empresa tem se consolidado como liderança em treinamentos para as áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção, atuando em diferentes tipos de programas e necessidades, e

desenvolvendo produtos para otimizar processos de projeto em plataforma digital.

Além dos cursos, a Empresa se destaca pelos Templates, um lançamento muito pioneiro no país. Os templates oferecidos possuem como premissa facilitar o uso da plataforma BIM, permitindo o ponto de partida necessário para o projeto.

A Equipe Carolina Araújo Arquitetura BIM oferece diversas modalidades de cursos completos e gratuitos, disponibilizados em plataforma online (EAD – Educação a Distância) e acompanhados de templates e arquivos complementares.

Na elaboração dos templates, a Equipe preza pela estrutura organizacional do arquivo, oferecendo as ferramentas necessárias para facilitar as etapas do projeto, como: viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto de prefeitura, projeto executivo e demais detalhamentos que complementam o processo de projeto.

Carolina Araújo

Fundadora, Empreendedora, a Arq. Me. Carolina Araújo atua na área AEC a mais de 8 anos, desenvolvendo infoprodutos para otimizar processos de projeto em plataforma digital, compartilhando conhecimento, disseminando a plataforma BIM e realizada pelos seus alunos ao aplicarem seu método de trabalho.

• Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

• Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Simulação de Modelos de Edifícios utilizando a Tecnologia BIM, Universidade São Judas - USJT.

• Especialização em English for Specific Purposes Architecture, NCA Language School, Toronto, Canadá.

• Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Tuiuti do Paraná, UTP.

• Fundadora do portal Revit Architecture e BIM com Carolina Araújo.

• Fundadora do 1º Concurso Nacional Crie o Amanhã.

• Co-Fundadora do 1º Seminário Nacional VIABIMLIZE.

• Palestrante, Instrutora e Consultora BIM.

• Segmento de trabalho em construção virtual, modelagem paramétrica e computação gráfica em busca da melhoria do processo de projeto, adoção de novos fluxos de trabalho e planejamento em todas as etapas do projeto, em diferentes tipos de programas e necessidades.

Conheça o trabalho da Equipe Carolina Araújo BIM:

https://arqcarolinaaraujo.com.br/


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com