Negócios em Foco

Reabertura: Como o setor de salões de beleza se preparou


São Paulo 23/07/2020 17h01

Rede de salões Studio W lidera protocolos de cuidados

Studio W Divulgação

Desde meados de março, quando decidiu fechar suas operações por conta da pandemia do Coronavírus, a rede de salões Studio W participou ativamente do grupo organizado pelo SEBRAE para estabelecer protocolos de segurança do setor. Ao lado de sindicatos, associações, profissionais de saúde e gestores, representou os salões do Brasil no comitê.

Depois de estudarem diversas práticas internacionais, o W colaborou na elaboração da cartilha de protocolos que, desde 06 de julho, quando os salões foram autorizados a reabrir, está sendo usada por todo setor. “Nos preocupamos em garantir a segurança do cliente, mas trabalhar num modelo viável para todo tamanho de negócio, pois sabemos dos desafios dos pequenos empreendedores”, observa Rosângela Barchetta, sócia do Studio W. Com base nessa cartilha, o Studio W criou um curso EAD e treinamentos em sua plataforma de ensino online para sua equipe sobre os novos protocolos para atendimentos com segurança para o combate ao COVID-19.

Durante os mais de 100 dias que esteve fechado, o W ofereceu uma intensa programação com mais de 70 cursos para sua equipe de aproximadamente 750 profissionais, de temas como gestão de pessoas, mercado, inteligência emocional, ansiedade, mundo pós-Covid, história da arte e protocolos de biossegurança para o novo modelo de atendimento. Este último curso EAD, com avaliação e certificado, está agora disponível de forma gratuita para qualquer salão interessado. “Disseminar conhecimento e colaborar para o desenvolvimento do setor como um todo sempre foram nossos pilares; agora, mais do nunca, a colaboração é essencial”, comenta Rosângela, que sempre esteve engajada em causas do setor (a executiva encabeçou o projeto de lei Salão Amigo, que desde 2016 regulamenta as relações de trabalho entre salões e profissionais).

CONSUMIDOR ATENTO

Para garantir que os protocolos sejam cumpridos, é importante a fiscalização por parte do Estado, mas o cliente também deve estar atento se o salão que frequenta está adotando as medidas corretas. Confira aqui algumas dicas práticas:

• Atenção ao uso de máscara, luva, álcool gel e higienização constante das mãos pelos profissionais;

• O distanciamento entre as bancadas de atendimento deve ser de 2m;

• Não podem ser feitos serviços simultâneos, como manicure e cabelo, por exemplo;

• Borrifar álcool em escovas de cabelo não é suficiente. A esterilização deve ser feita em soluções com água sanitária;

• Atenção aos pincéis de maquiagem que, da mesma forma que as escovas e pentes, devem ser esterilizados em soluções específicas a cada novo cliente; se eles estiverem na bancada, pergunte!

• Itens como maquiagem, finalizadores e qualquer produto também não devem estar expostos na bancada, mas guardados em caixas ou gavetas fechadas e usados de forma fracionada a cada serviço;

• “Cafezinho”, comidas e bebidas não podem ser servidos;

• Exija que seu salão seja responsável!

CUIDADOS DA REDE STUDIO W

Cuidados com higiene e saúde sempre foram premissas no W. A rede foi a primeira a usar autoclave para esterilização de metais, há mais de 20 anos. Desde janeiro deste ano, quando o risco do COVID-19 ainda era pequeno no Brasil, o salão se antecipou e passou a usar produtos hospitalares de função bactericida e viricida em suas unidades. E, desde o último dia 06, além de seguir à risca os protocolos da cartilha que ajudou a formular, adota cuidados extras, como dupla esterilização de escovas de cabelo, pentes e pincéis. Para esclarecer qualquer dúvida da cliente ou fazer agendamentos, criaram a atendente virtual Nina e uma central via WhatsApp exclusiva. E, para as clientes que preferirem, lançaram o programa W HOME, para atendimentos domiciliares com os mesmos protocolos de segurança. Também em casa, por meio do aplicativo Rappi, podem ser feitas compras e delivery dos produtos à venda na rede.

“Se o salão trabalhar em acordo com as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde, consegue operar de maneira extremamente segura. Queremos voltar a embelezar nossas clientes, mas preservando a saúde de todos! ”, finaliza Wanderley Nunes, fundador da marca Studio W.

SOBRE STUDIO W - @STUDIO_W

Inaugurado em 1988 pelo renomado hairstylist Wanderley Nunes, desde 1999 tem como sócia a empresária Rosângela Barchetta. Ao longo desses anos, o Studio W tornou-se a luxuosa rede de salões de beleza referência em todo país, com unidades nos shoppings: Iguatemi São Paulo, Higienópolis, Iguatemi Alphaville, Iguatemi Campinas, Iguatemi Ribeirão e JK Iguatemi. Dentre os diferenciais que consolidaram o salão e o tornaram sucesso entre celebridades e fashionistas estão a equipe de profissionais renomados, a excelência em atendimento, as melhores marcas de cosméticos nacionais e internacionais e serviços exclusivos, que ditam tendências em inovação, moda e beleza.

*todas as unidades do Studio W estão funcionando das 16h às 22h, com exceção da unidade Alphaville, que funciona das 14h às 20h, e seguindo os protocolos de funcionamento dos shoppings onde estão localizadas.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com