Negócios em Foco

Email marketing: 72% dos executivos citam a personalização como a principal tática

Relatório The State of Email Marketing, produzido pela Return Path by Validity em parceria com a Demand Metric, apresenta insights para marcas que buscam eficácia no uso da ferramenta

           
São Paulo 31/10/2019



São Paulo, setembro de 2019 - O principal desafio das marcas em campanhas de email marketing é atrair a atenção do cliente na caixa de entrada. Isso é o que aponta o estudo The State Of Email Marketing, produzido pela Return Path by Validity, em parceria com a Demand Metric. “O e-mail segue como um dos canais de melhor custo-benefício quando o assunto é marketing, sem falar que ainda é grande a preferência das pessoas por se comunicar com as marcas por meio dessa ferramenta. A questão é que, para se beneficiar do valor deste canal, é preciso que os profissionais de marketing fiquem atentos a uma série de boas práticas”, explica Cecilia Belele, diretora regional da Validity para a América Latina.

O principal objetivo do The State Of Email Marketing é munir os profissionais da área com insights que lhes permitam usar a ferramenta e-mail de uma forma mais otimizada. O estudo indica, por exemplo que a tática de personalizar as mensagens é a mais eficaz para 72% dos entrevistados, à frente do gerenciamento da lista de e-mail (63%) e da atenção ao assunto indicado na mensagem (52%).

“O perfil do cliente mudou. Há algum tempo ele tem valorizado ser tratado como único, por isso, fica tão encantado quando recebe e-mails com promoções alinhadas a seus desejos, necessidades e expectativas. Nesse contexto, também não faz mais sentido enviar campanhas para extensas listas de destinatários, sem segmentação ou certeza de que as pessoas desejam contato com a sua marca. Além de não ser estratégica, essa atitude também fere rígidas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), programada para entrar em vigor em agosto de 2020”, destaca Cecilia.

O The State Of Email Marketing revela, ainda, que 33% dos entrevistados não têm uma estratégia formalizada para a otimização da linha de assunto, o que impacta negativamente na taxa de abertura da mensagem. Além disso, o relatório mapeou que os três principais principais objetivos das marcas com o email marketing são: comunicação com os clientes (74%); conscientização da marca (64%); e comunicação com os possíveis consumidores (63%).

A seguir a executiva destaca sete boas práticas para os profissionais de marketing que querem aumentar o sucesso de suas campanhas de e-mail:
● Defina o objetivo da campanha - Quando uma campanha é bem planejada e tem objetivos claros, o profissional de marketing tem informações sólidas para direcionar a ação e focar a atenção nos detalhes, o que tende a elevar os resultados.
● Use as táticas certas - Envie e-mails personalizados e fuja da compra de listas de endereços, por exemplo. Prefira ter contato apenas com clientes que demonstraram interesse no relacionamento com a sua marca.
● Tenha atenção à atualização da lista de e-mails - Inclua na rotina da área de marketing a ação de higienizar a lista de e-mails, atendendo prontamente às solicitações de exclusão e eliminando endereços desatualizados. Aqui, vale mais ter qualidade do que quantidade.
● Otimize suas linhas de assunto - É um erro não ter uma estratégia para compor as informações que serão inseridas na linha de assunto. Esse campo é um dos fatores que faz com que o destinatário decida se vai abrir ou não a mensagem.
● Apoie as ações em soluções de tecnologia - O estudo The State Of Email Marketing faz referência a várias tecnologias que auxiliam os profissionais de marketing a resolver questões relacionadas à entrega na caixa de entrada, Sender Score e blacklist, por exemplo. Use a tecnologia a favor do seu negócio, sempre.
● Conheça seus assinantes - Não saber os desejos, necessidades e expectativas dos clientes gera impactos negativos nos resultados da campanha de email marketing. Quando o cliente nota que a marca não o conhece, ele tende a classificá-la como irrelevante.
● Conheça seus concorrentes - O estudo mostra que o monitoramento da atividade de e-mail do concorrente está relacionado a taxas de abertura médias mais altas. Então, saiba com quem você compete e quais são as forças e fraquezas dessas empresas. Assim, será mais fácil criar estratégias para se destacar diante dos clientes.



Sobre a Validity
As empresas funcionam melhor e crescem mais rapidamente com dados confiáveis. Dezenas de milhares de organizações confiam nas soluções Validity - incluindo DemandTools, BriteVerify, Trust Assessments, Return Path e AppBuddy - para gerenciar os dados de seus clientes de maneira eficaz. Equipes de marketing, vendas e customer success de todo o mundo confiam nas soluções da Validity para ajudá-las a criar campanhas mais inteligentes, gerar leads, obter resposta e aumentar a receita. Para obter mais informações, visite o site validity.com e conecte-se conosco no LinkedIn e Twitter.

Informações para a imprensa:
Leonardo Stavale – leonardo.stavale@rpmacomunicacao.com.br
11 5501-4647

Veja mais

Compartilhe esta notícia

           



Pesquisar


Sobre

Desde 2017 o portal de notícias Negócios em Foco leva informações do mundo empresarial para um público qualificado. Notícias sobre inovações, lançamentos, produtos e serviços são publicadas diariamente atingindo milhares de leitores todos os dias.

Notícias em destaque

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com