Negócios em Foco

Fundação do Livro e Leitura entrega “Baú de Histórias” para Rede Municipal de Ensino


RIBEIRAO PRETO 07/03/2019 19h30

No baú foram disponibilizadas 25 obras de Heloisa Prieto, autora homenageada na 19º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e escolhida para participar do projeto Combinando Palavras com alunos da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 2 mil alunos da 8ª série, de 13 a 14 anos, estudarão a produção da autora e terão a oportunidade de um encontro e bate-papo com ela durante a Feira do Livro

Ribeirão Preto (SP), 7 de Março de 2019 – A Rede Municipal de Ensino de Ribeirão Preto recebeu nesta quarta-feira (6/3) o “Baú de Histórias”, com 25 obras de Heloisa Prieto, autora homenageada pela 19º edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e escolhida para participar do projeto Combinando Palavras, uma das atividades educacionais da Feira, que acontece de 9 a 16 de junho. Novidade neste ano, o Baú de Histórias é uma criação da Fundação do Livro de Leitura de Ribeirão Preto, realizadora da Feira, e contém livros da escritora que serão disponibilizados aos professores da Rede Municipal de Ensino que servirão como material de formação dos alunos nas salas de aula durante o primeiro semestre deste ano letivo.

No Projeto Combinando Palavras os alunos estudam as obras de autores escolhidos pela Fundação do Livro e Leitura e apresentam releituras e produções para a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Além dos trabalhos desenvolvidos durante o período, os alunos têm a oportunidade de um encontro e bate-papo com o autor na Feira.

Na Rede Municipal de Ensino, cerca de 2 mil alunos da 8ª série, de 13 a 14 anos, participarão do projeto e poderão estudar as obras de Heloisa Prieto, autora de “1001 Fantasmas”, “A Carta do Pirata”, “As Estrelas se Divertem”, “Balada”, “Dragões Negros” e a série “Mano” - que virou o filme “As Melhores Coisas do Mundo”, entre outras. Durante a Feira do Livro, o Combinando Palavras com a Rede Municipal de Ensino e a participação da autora Heloisa Prieto, acontece nos dias 10 e 11 de junho, no Teatro Municipal, às 8h30 e 14h30. A atividade é exclusiva para alunos da rede municipal.

Marinez de Fátima Ricardo, formadora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino, explica que com a chegada do baú na Casa da Ciência, em Ribeirão Preto, os professores que aderirem ao projeto Combinando Palavras poderão escolher a obra e retirá-la no local. Para ela, o Combinando Palavras é uma forma de aproximar o aluno e o escritor e, consequentemente, criar o hábito da leitura. “O aluno acredita que os autores estão muito distantes deles e com esta atividade mostramos que é possível sim essa aproximação e este contato direto. No projeto, eles conhecem a vida do autor, estudam a bibliografia, leem com prazer e depois fazem uma releitura do que estudaram através de vídeos, poesia ou arte”, explica. As obras de Heloisa Prieto abordam terror, suspense e mitologia e, segundo Marinez, agradam alunos nesta idade.

Para a curadora da Feira Nacional do Livro, Adriana Silva, o objetivo do Combinando Palavras é trabalhar a formação de leitores com atividades permanentes. Neste ano, além das escolas da rede municipal e estadual, teremos também a participação de alunos do Educandário e da ETEC (Escola Técnica Estadual) José Martimiano da Silva. “Nossa intenção é aproveitar a Feira do Livro para desenvolver ações a longo prazo, que de fato, são as que promovem a formação do leitor”, comenta.

A 19ª Feira do Livro de Ribeirão Preto – Em sua 19ª edição, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto levanta uma bandeira de abrangência internacional e inova na apresentação do seu tema central: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento, que acontece de 9 a 16 de junho deste ano. Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a intenção dos organizadores é que a feira reúna uma programação com mais de 200 atividades - todas gratuitas e abertas para à população: são salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus, entre outras. Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal será Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil será Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao

Twitter:@FundacaoLivroRP

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com