Negócios em Foco

Síndrome da carteira: conheça o hábito que pode causar dores no ciático


26/07/2017 17h16

Especialista fala sobre as complicações de utilizar a carteira no bolso

Sentar com a carteira no bolso de trás é um hábito bastante comum, especialmente entre os homens. Entretanto, o costume de ficar sentado em cima do objeto por muito tempo pode causar dores na região dos glúteos e nas pernas. O problema, chamado entre os especialistas de “síndrome da carteira”, já foi comprovado pela medicina e é mais comum do que se imagina.

O hábito atinge o nervo ciático, que é o nervo que tem origem na região lombar e se estende pela perna com várias ramificações. "Quando nós ficamos sentados em cima da carteira, ela fica sobre a nádega. Essa compressão sobre o nervo ciático por um longo período gera uma isquemia, uma falta de sangue e oxigênio no ciático, e o local começa a ter lesões, com isso, o paciente apresenta dor e formigamento tanto na região da nádega, como na região da perna”, explica Dr. Adriano Scaff, neurocirurgião especialista em medicina da dor.

Além disso, sentar sobre a carteira pode causar também um pequeno desvio na coluna (escoliose) e alteração no alinhamento do quadril. É inofensivo por um tempo, mas pode se tornar um problema sério a longo prazo.

A primeira medida para aliviar as dores é retirar a carteira do bolso ao sentar. “Outra opção é fazer fisioterapia para relaxar as regiões musculares, principalmente, do glúteo piriforme. Em último caso, se as dores persistirem, entramos com a medicação”, finaliza o especialista.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com