Negócios em Foco

Você sabe como funciona a injeção de plástico?


São Paulo 05/12/2019 11h28

No processo de injeção de plásticos, a presença de uma máquina injetora especializada é muito importante, exigindo um profissional especializado e atento ao trabalho.

Essa é umas das principais etapas do processo de injeção de plásticos, o manuseio das máquinas que trabalham em alta velocidade e em tempo reduzido na produção dos plásticos, esse é um grande diferencial da técnica de injeção de plásticos, o trabalho com máquinas potentes e bastante avançadas.

A injeção de plástico é um processo muito simples, o seu objetivo final é derreter o polímero e esculpi-lo de acordo com o molde e a finalidade do material.

É importante saber que existem os tipos de máquinas injetoras de plásticos e de metais, no caso deste último, o material é fundido em temperaturas altas e aplicado em seu molde específico.

O plástico passa por processo semelhante em sua injeção, no entanto, é um material de fácil moldagem, além de altamente econômico e que pode ser usado em variadas aplicações, isso devido à sua versatilidade e à possibilidade de criação de peças e materiais a partir de sua matéria-prima, o que o torna um material fundamental.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para explicar as vantagens e o processo da injeção de plástico. Confira!

Veja as vantagens da injeção de plástico

Por meio de de máquinas injetoras de plástico possui uma série de vantagens e benefícios sobre o processamento de plástico realizado por outros métodos.

Portanto, para que você entenda melhor o funcionamento desses equipamentos, listamos as vantagens produtivas da utilização de uma injetora de plásticos:

Precisão

A modelagem por injeção de plástico é um método tão preciso que pode fabricar quase qualquer tipo de peça plástica. Existem certas restrições de design, mas os moldes permitem que o produto acabado seja muito preciso.

Rapidez

A velocidade talvez seja o principal motivo pelo qual a modelagem por injeção plástica é uma das tecnologias mais usadas na fabricação de produtos plásticos. Pode-se considerar que a velocidade do processo depende da complexidade do molde em si, mas geralmente os ciclos de produção duram entre 15 a 30 segundos apenas.

Sustentável

Com tanta atenção sendo dada à sustentabilidade nos dias de hoje, é comum para os fabricantes escolherem processos que beneficiem o meio ambiente e diminuem o desperdício.

A modelagem por injeção de plástico não é apenas um processo eficiente e eficaz, mas também é sustentável.

Isso é porque apenas o plástico necessário é utilizado para fabricar a peça e possíveis excessos são moídos, reciclados e reutilizados no mesmo processo fabril ou revendidos para outras empresas.

Processo altamente utilizado

A modelagem por injeção de plástico é um dos mais populares processos de produção industrial em todo o mundo. Basta olhar ao seu redor, certamente você verá uma grande quantidade de objetos que foram provavelmente fabricados através desse processo.

Ótimo acabamento

Na maioria das vezes existe pouquíssima ou quase nenhuma necessidade de acabamento das peças. Sim, o acabamento da superfície é excelente! Este é outro exemplo de como ter uma injetora de plástico na sua indústria gera baixos custos trabalhistas.

Processo da injeção plástica

A injeção do plásticos precisa de um intervalo de tempo reduzido para completar o processo com qualidade, pois, assim, é possível prevenir que o bico injetor resfrie e prejudique o procedimento como um todo.

O processo se inicia com o aquecimento dos chamados “grânulos de plástico”, que serão derretidos em uma temperatura de aproximadamente 200 a 250°C (processo de plastificação).

Isso acontece com o auxílio do cilindro de uma máquina injetora, de modo que o plástico adquirido é mesclado com os corantes determinados, em uma área da máquina conhecida como canhão.

Na sequência, esse material “plastificado” é injetado, com a ajuda da rosca plastificada, em uma ferramenta que funciona como um molde específico e só é então retirado de lá, após seu total resfriamento, completando assim o ciclo do processo.

Cada vez que um ciclo desses se repete, o que acontece é o “fechamento do molde”, “injeção”, “recalque”, “resfriamento da peça” já finalizada, abertura e extração do molde.

Essa atividade leva um pequeno intervalo de aproximadamente 20 segundos. Cada processo de injeção das peças leva um tempo bem rápido para ser finalizado, em uma variação de 3 a 5 milésimos de segundo, essa sem dúvida é a operação mais curta que compõem todo o ciclo de modelagem de injeção de plásticos.

O processo de modelagem de injeção de plásticos para o desenvolvimento de ferramentas para diversas finalidades, de fato, é uma técnica bastante específica e que necessita de bastante conhecimento e maquinário específico para sua aplicação.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe como funciona o processo de injeção plástica você já pode aplicar na sua indústria.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com