Negócios em Foco

Frutos do mar conferem leveza à ceia de final de ano


Rio de Janeiro 20/12/2019 14h57

Chef e nutróloga preparam pratos leves e saudáveis com peixe e camarão

Frutos do mar à mesa - MC Comunicação RJ

O chefe Rafanet e a Nutróloga, Tamara Mazaracki, elaboram pratos fáceis de preparar, com frutos do mar, ideais para as festas de Natal e de Ano Novo.

De acordo com a médica Tamara Mazaracki, Membro Titular da Associação Brasileiras de Nutrologia (ABRAN), acrescentar o óleo de coco e seus derivados às receitas natalinas com os frutos do mar os torna ainda mais gostosos e saudáveis. Para o Chef Rafanet, “coco combina com frutos do mar, com a leveza e o sabor”.

Dentre as sobremesas, a salada tropical enfeitará a Ceia com o colorido dos ingredientes selecionados, associados ao coco e oleaginosas e frutas secas, que carregam também vitaminas, minerais e fibras. O Pargo Grelhado com Molho de Acerola; a Tortilha de Camarão, e o Fish Taco são os pratos que se destacam.

Sobre os novos derivados do coco que se tornam aliados na boa culinária contemporânea

 Óleo misto de coco e palma spray culinário Copra não tem sabor e já é uma ‘febre’ em outros países, em função da sua praticidade apenas para uso em preparo de alimentos. Serve para untar formas (é antiaderente) e saltear alimentos, o que resultará em um cozimento mais uniforme e prático. Livre de glúten!

 A farinha de coco Copra é um subproduto extraído de resíduos da polpa do fruto, cuja principal característica nutricional refere-se ao conteúdo de fibras, sendo predominante em fibras insolúveis. Por este perfil, que é relacionado com benefícios à saúde, alguns estudos sugerem a denominação de alimento funcional a este farináceo.

 O néctar de coco Copra é extraído da flor do coqueiro, não possui adição de conservantes, corantes ou aromatizantes, pode substituir o mel ou agave, com baixo índice glicêmico

 O coco aminos Copra, é composto por aminoácidos, e com 50% menos sódio que o molho shoyu tradicional, e sem conservantes, ou corantes, e aromatizante, substitui o shoyo em preparos.

 O açúcar de coco Copra é derivado da seiva do coco e apresenta grande potencial adoçante por conter cerca de 15% de carboidrato simples. A partir da evaporação deste líquido translúcido, é possível obter grânulos adocicados que podem ser utilizados como agentes adoçantes. Por este aspecto, esta substância recebe a denominação de açúcar de coco. A resposta glicêmica deste tipo açúcar é um fator a ser levado em consideração, pois possibilita a substituição do açúcar refinado

Receitas Chef Rafanet

 Pargo Grelhado com Molho de Acerola, leite de coco e alho poro

 Rede 4 porções

Ingredientes

200 g de polpa de acerola

200 g de leite de coco (Copra)

480 g de filé de pargo fresco, com pele

1 xícara de chá de folha de coentro, que deve ser ressecada ao micro-ondas e reservada em forma de pó

4 talos de alho poró

Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra)

Sal e pimenta a gosto

1 colher de chá de Shoyo coco amino (Copra)

Modo de preparo

Em fogo baixo coloque em uma panela a polpa da acerola e deixe reduzir o volume por 5 minutos, mexendo para gerar uniformidade, e acrescente o leite de coco, e reserve.

Tempere os filés de pargo com sal e pimenta moída a gosto e reserve.

Em uma assadeira, untada com Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra) coloque o alho poró em talos e folhas e deixe assar por 10 minutos no forno pré-aquecido 200°c. Após cozimento, retire apenas o miolo do alho poró, dispensando a casa, e reserve.

Unte uma frigideira com Óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), e grelhe os filés sobre a casca, em fogo médio, por cerca de 4 minutos, virar e deixar por cerca de 40 segundos.

Servir com o alho poró em pequenas fatias cortadas da diagonal, ao lado, o molho de acerola e leite de coco, salpicado com o Coco Aminos Copra, que dará mais sabor e enfeitará o prato.

 Tortilha de Camarão

 Rede 4 porções

Ingredientes

½ kg de camarão limpo, médios ou grandes, 6 ovos, 1 cebola pequena, 1 batata média, 200g de coco ralado seco (Copra), 2 dentes de alho, um vidro pequeno de óleo de coco extravirgem sem sabor (Copra), shoyo coco aminos (Copra), óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra). Uma xícara de salsinha picada.

Modo de preparo

Corte as batatas em rodelas bem finas e as lave para retirar o excesso de amido e as seque bem com papel toalha. Coloque no mínimo 2 dedos de óleo de coco extravirgem em um refratário e aguarde até esquentar. Disponha cada uma das batatas, sem sobrepô-las, e deixe-as fritar até começarem a douras, retire-as para o papel toalha, salgue-as, e as reserve.

Corte a cebola em rodelas, e em uma caçarola, com tampa, adicione óleo de coco e shoyo coco aminos. Deixe-as cozinhar em fogo brando por 20 minutos. E as reserve.

Tempere os camarões com sal e pimenta moída, e os misture ao alho picado. Refogue em assadeira em fogo alto por apenas 40 segundos e reserve.

Bata os ovos em um recipiente grande, depois misture a cebola refogada com as batatas fritas, a salsa, o camarão refogado, e o coco ralado.

Em uma frigideira grande, untada com o óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), coloque toda a mistura, em fogo baixo até o cozimento dos ovos. Unte o refratário óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), onde irá servir a tortilha para que possa retirar da frigideira, untá-las novamente, e retornar com a tortilha para doura o outro lado. Estará pronto para servir. Poderá também preparar o prato em pequenas omeleteiras, e terá porções individuais.

 Fish Taco

Ingredientes

1. Para a tortilha

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de coco (Copra)

1 c de óleo de coco extravirgem (Copra)

½ xícara de água

1 pitada de sal

Preparo da tortilha

Misturar as farinhas e o óleo de coco e adicionar água aos poucos até adquirir consistência macia sem grudar nas mãos. Se necessário, adicionar mais água. Deixar a massa descansar por ½ hora. Separar em 4 porções e esticar em uma bancada a até obter a forma redonda e bem fininha. Em uma frigideira aquecida e untada com óleo misto de coco e palma spray culinário (Copra), cozinhar em fogo baixo as massas, separadamente, até ganharem cor em ambos os lados, e as reservar.

2. Vinagrete

1 limão siciliano

1 romã madura

2 c. de azeite

1 pitada de sal

Para o preparo do vinagrete

Misturar o limão e o azeite, adicionar as sementes de romã, 1 pitada de sal. (reserve).

3. Peixe empanado

4 filés de tilápia

1 xícara de farinha de coco (Copra)

Para o preparo da tilápia

Cortar os filés menores que o tamanho das tortilhas. Temperá-los com sal e pimenta a gosto, passa-los da farinha de coco e fritá-los no óleo de coco sem sabor (Copra).

4. Para enfeitar e acompanhar o prato

1 cebola roxa

1 avocado ou abacate

Uma porção de coentro ou salsa

Corte a cebola em tiras finas, e o abacate em pedaços retangulares, com 2 cm de largura e 6 e comprimento e reserve-os. Salsa ou coentro.

Para o empratar

Disponha as tortilhas, uma em cada prato, depois o peixe acima delas, a cebola, o abacate, finalize com o vinagrete e enfeite com salsa ou coentro ressecados no micro-ondas, e passados em peneira fina.

Receitas Nutróloga Tamara Mazaracki

 Batata-doce crocante

Ingredientes

- 4 batatas-doces grandes com ou sem a casca

- 4 dentes de alho socados

- 4 colheres de sopa de óleo de coco virgem ou extravirgem (Copra)

- 1 colher de chá de coco aminos (opcional, porém confere um sabor especial) (Copra)

- Sal rosa ou marinho a gosto

- Orégano ou alecrim a gosto

Modo de preparo

Aqueça previamente o forno a 200º C. Prepare um molho com o alho, sal, ervas, coco aminos e óleo de coco, e reserve. Cozinhe as batatas inteiras até ficarem macias, mas não macias demais – no ponto. Retire da água, corte em fatias de 1 cm, coloque num refratário e tempere com o molho. Leve ao forno e após 20 minutos vire as fatias de batata. Deixe mais 20 minutos, ou até ficarem coradas e sequinhas, dependendo do forno.

Estas batatas ficam crocantes por fora e macias por dentro, e acompanham qualquer prato da ceia. São leves, de fácil digestão e muito ricas em vitamina A e C, além de fibras.

 Bolo de coco com frutas secas

Ingredientes

4 ovos

200 ml de leite de coco (Copra)

Baunilha a gosto

2 xícaras de chá de farinha de amêndoas

1 xícara de chá de coco ralado sem açúcar (Copra)

¾ xícara de açúcar de coco (Copra)

½ xícara de chá de óleo de coco (Copra)

1 colher de sopa de fermento em pó

1 colher de sopa de uva-passa

1 colher de sopa de cranberry

E mais uma 1 colher de sopa de açúcar de coco e 1 de coco ralado (Copra). O coco ralado e o açúcar de coco no final é para jogar em cima da massa para enfeitar e deixar o bolo com aquela cor linda.

Modo de preparo

Bata os ovos, leite de coco e baunilha em um processador ou liquidificador por 1 minuto. Acrescente a farinha de amêndoas, coco ralado, açúcar de coco e óleo e bata por 1 a 2 minutos. Coloque o fermento e as frutas secas e misture com uma colher. Disponha a massa em uma forma untada como óleo de coco em spray (ou de silicone). Salpique o coco ralado e o açúcar de coco, e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 a 40 minutos, com especial atenção ao ponto certo para não endurecer a massa ou dourar demais.

O bolo tem uma textura macia e o sabor é delicioso. Sobremesa leve, saudável e muito rica em fibras.

 Salada Tropical com Frutas e Creme de Coco

Ingredientes

4 pêssegos ou nectarinas em cubos

1 xícara de morangos, fatiados ou cortados ao meio

1 xícara de uvas sem caroço

2 kiwis descascados e cortados em cubos

1 xícara de abacaxi fresco em cubos

2 bananas fatiadas

1 manga cortada em cubos

1 carambola em fatias finas para decorar

Para fazer o creme de coco

1/2 xícara de leite de coco (Copra)

1 colher de sopa de suco de limão espremido na hora

1 colher de sopa de açúcar de coco ou de néctar de coco (Copra)

2 colheres de sopa de coco ralado (Copra)

Modo de preparo

Misture bem em uma vasilha os ingredientes do creme de coco e reserve. O coco ralado pode ser levemente tostado, se preferir. Coloque todas as frutas picadas em uma tigela. Acrescente o creme e misture com cuidado. Decore com as fatias estreladas de carambola. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

A salada tropical enfeita a mesa com o seu colorido, e o sabor é divino.

 Cookies de Coco, sementes e frutas secas

Ingredientes

2 bananas amassadas

1 ovo caipira

4 colheres de sopa de farinha de coco (Copra)

2 colheres de sopa de semente de girassol

1 colher de sopa de chia

2 colheres de sopa de linhaça moída

1 colher de sopa de óleo de coco (Copra)

3 colheres de sopa de uva-passa, sem caroço

1 colher de sopa de cranberry

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de fermento

1 colher de cafezinho de sal marinho ou sal rosa

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Misture tudo e reserve. Se ficar muito seco, acrescente mais um pouco de óleo de coco. Unte uma assadeira com spray de óleo de coco e coloque porções do tamanho de 1 c. sopa de massa, moldando no formato de cookies. Leve para o forno por 15 a 20 minutos. Se preferir mais doce, pode acrescentar açúcar de coco ou xilitol, a gosto. Rende 10 a 12 cookies.

Este cookie é uma sobremesa que agrada crianças e adultos. A associação de coco com oleaginosas e frutas secas resulta em um sabor maravilhoso. Ele é rico em vitaminas, minerais e fibras.

 Barrinha de Nozes, sementes e coco

Ingredientes

- 1 xícara e ½ de nozes levemente torradas (castanha do Pará, amêndoas, amendoim, nozes, avelã, castanha de caju – escolha 3 ou 4 variedades)

- 2 c. sopa de linhaça levemente torrada

- 2 c. sopa de coco seco ralado (Copra)

- 1 c. sopa de sementes de gergelim torradas

- ½ xícara de frutas secas (uva-passa, cranberry, ameixa, damasco, tâmara, figo – escolha 2 variedades)

- 2 c. sopa de óleo de coco extravirgem (Copra)

- 1 c. sopa de açúcar de coco (Copra)

- 1 c. cafezinho de sal marinho

- 1 c. chá de canela em pó

Modo de preparo

Bata grosseiramente as nozes e a linhaça no liquidificador e reserve. Acrescente o coco e as sementes de gergelim. Bata as frutas secas e reserve.

Em fogo baixo coloque numa panela o óleo de coco, o açúcar de coco e o sal. Misture bem até aquecer, e assim que começar a ferver apague o fogo e acrescente as nozes. Misture muito bem e adicione as frutas secas.

Coloque a mistura em um recipiente untado com óleo de coco em spray e prense com a ajuda de uma colher de sopa, pressionando bem. Coloque na geladeira por algumas horas, depois é só cortar em fatias.

Receitas Copra

Receita Salgada para colorir a mesa das festas de final de ano

Cuscuz de legumes com camarão

Para essa receita, utilizamos o óleo de coco (Copra) sem sabor, que é possível encontrar em empórios, casas de produtos naturais; leite de coco sem sabor (Copra); leite de coco tradicional (Copra), e o spray de óleo de coco e palma, também da Copra. A receita rende 10 (dez) porções, e o tempo total de preparo é de 40 minutos. Nessa receita não há lactose ou glúten.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo de coco sem sabor (Copra)

1 cebola pequena picada

1 tomate grande maduro picado

1 cenoura pequena cortada em cubos pequenos

3 xícaras e meia (chá) de água

2 colheres (sopa) de milho verde

2 colheres (sopa) de ervilhas frescas

100 g de camarões médios limpos

5 azeitonas pretas picadas

2 palmitos cortados em cubos pequenos

2 colheres (sopa) de leite de coco (Copra)

1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada

2 colheres (sopa) de salsinha picada

1 xícara (chá) de farinha de milho fina

Para untar:

Spray de óleo de coco e palma (Copra)

Modo de preparo:

Unte uma forma com furo central (22 cm de diâmetro). Reserve.

Em uma panela, aqueça o óleo de Coco sem sabor e refogue a cebola.

Junte o tomate, a cenoura e refogue por mais 3 minutos ou até o tomate começar a desmanchar.

Adicione metade da água e cozinhe por 5 minutos ou até a cenoura ficar macia.

Acrescente o milho, as ervilhas, os camarões, as azeitonas, os palmitos, o leite de coco a pimenta, e cozinhe até levantar fervura. Retire 2 colheres (sopa) dos ingredientes e reserve.

Dissolva a farinha na água restante e adicione aos poucos, mexendo sempre até obter uma mistura homogênea e cremosa que solte do fundo da panela. Reserve.

Arrume os ingredientes reservados no fundo da forma reservada e cubra com a massa, apertando com as costas de uma colher para não formar espaços vazios. Desenforme ainda morno. Sirva quente ou frio.

Escondidinho de couve flor com frango

O escondidinho de couve flor com frango pode ser uma boa alternativa para quem deseja um prato leve na Ceia de Ano Novo, que também confere colorido à ceia, sem adição de glúten ou lactose. A receita rende 2 (duas) porções grandes, ou 8 (oito) pequenas porções em potes individuais. O tempo de preparo é de apenas quinze minutos no forno. O óleo de coco sem sabor é o da Copra, e a marca também lançou o óleo de coco palma spray, que rende para o uso em muitos preparos, e é super prático.

Escondidinho de couve flor com frango

Ingredientes:

Purê

1 couve-flor pequena em buquês

1 xícara (chá) de leite de coco (Copra)

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de óleo de coco sem sabor (Copra)

Noz moscada a gosto

Recheio

2 colheres (sopa) de óleo de coco sem sabor (Copra)

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho amassados

200 g de peito de frango cortado em cubos pequenos

meia xícara (chá) de cenoura ralada no ‘ralo grosso’

6 vagens picadas

meia xícara (chá) de leite de coco (Copra)

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de água

1 colher (chá) de amido de milho

Para polvilhar

Farinha de linhaça dourada

Para untar

óleo de coco e palma spray (Copra)

Modo de preparo

Purê

Unte um refratário pequeno. Reserve.

Em uma panela, junte a couve-flor, o leite e o sal, e cozinhe até ficar macia e o leite reduzir até quase secar, mexendo de vez em quando.

Retire do fogo, amasse com garfo até obter um purê não muito liso.

Polvilhe o amido sobre o purê e volte ao fogo, mexendo sempre até engrossar.

Acrescente o óleo de coco sem sabor da Copra, a noz-moscada e misture delicadamente até ficar homogêneo. Reserve.

Recheio

Em uma panela, aqueça o óleo de coco sem sabor em fogo médio e refogue a cebola e o alho.

Junte o frango e refogue por 4 minutos ou até dourar.

Acrescente a cenoura, as vagens e refogue por mais 2 minutos.

Adicione o sal e o leite, abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos ou até ficarem macios.

Dissolva o amido na água e junte ao refogado, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e reserve.

Montagem

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).

Distribua uma porção de purê no refratário reservado, espalhe o recheio e cubra com o restante do purê.

Polvilhe a farinha de linhaça e leve ao forno por 15 minutos ou até ficar bem quente. Sirva em seguida.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com