Negócios em Foco

Circuito Nelore de Qualidade: etapa Senador Canedo apresenta animais jovens e pesados


São Paulo 23/10/2020 11h20

A planta da Friboi no município sediou o evento

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação Goiana do Nelore (AGN), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Senador Canedo (GO), os vencedores da 27ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 14 e 15 de outubro, na unidade da Friboi do município.

“Dos 902 animais avaliados, 794 eram machos não castrados e 108 fêmeas. Entre os machos, 81% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), sendo 53,4% com dentição de leite (cerca de 18 meses de idade), 98% pesaram mais de 18 arrobas (média de 21,3 arrobas), com 30% apresentando cobertura de gordura mediana. Já entre as fêmeas, 90% tinham dentição de leite (cerca de 18 meses de idade), 89% pesaram mais de 18 arrobas (média de 17,4 arrobas), com 100% apresentando cobertura de gordura mediana”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação.

O melhor lote de Carcaças de Machos foi do Nelore OL, da Fazenda Vera Cruz (Goianésia/GO), que também conquistou a Medalha de Ouro nas etapas de Goiânia/GO e Mozarlândia/GO.

A Prata ficou com Evaldo Vicentini, da Fazenda Brasília (Jussara/GO) e o Bronze foi para Agropecuária Nelore Paranã Ltda., da Fazenda Eldorado (Iaciara/GO).

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi da Agropecuária Nelore Paranã Ltda., da Fazenda Eldorado (Iaciara/GO), que, com este resultado, assume a vice-liderança do campeonato nacional de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas.

A Agropecuária Nelore Paranã foi fundada em 2001 e tem um projeto de ciclo completo (cria, recria, engorda e genética) localizado em Iaciara, com foco em uma produção sustentável e respeitando o meio ambiente.

“O projeto acredita que o uso racional de tecnologias é importante para atingir uma melhor rentabilidade para o negócio e a genética é um alicerce do projeto da empresa. A fazenda tem um programa robusto de melhoramento genético, produzindo anualmente mais de 1200 produtos de FIV, maximizando o uso dos animais com maior mérito genético. Essa genética melhorada é multiplicada no rebanho comercial com o objetivo de escalar o melhoramento genético para todo o rebanho”, conta Rogério Peres, Diretor geral da Agronelore Paranã.

Leandro Aquino, responsável pelo confinamento da empresa, complementa que com um bom manejo nutricional de pastagem, reprodutivo e genético, e com base em um trabalho em equipe, é possível atingir o máximo de eficiência produtiva e financeira para disponibilizar carne de qualidade para os consumidores. “Todo esse histórico contribuiu para o nosso resultado no Circuito Nelore de Qualidade”, conclui Leandro.

Já para Bruno Nunes, comprador de gado da Friboi em Senador Canedo, agradece a oportunidade em poder participar do Circuito Nelore de Qualidade e apresentar aos participantes os excelentes animais que os parceiros inscreveram para a etapa.

“Quero parabenizar a todos que integraram o Circuito Nelore de Qualidade. Foram lotes de excelente qualidade, com uma disputa bastante acirrada. Todos os participantes comprovam a evolução da nossa pecuária, colocando animais terminados em um curto período”, destaca Bruno.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com